conecte-se conosco


Esportes

Dia do judô: esporte individual lidera conquistas olímpicas do país

Publicado


Aos 15 anos, Débora Cristina de Souza dos Santos sabe de cor as lições do judô: respeito, humildade e disciplina. A jovem faixa verde conheceu há três anos a modalidade, por meio de um projeto social, e já sonha participar de uma Olimpíada. “Quero ser medalhista e incentivo as pessoas da minha idade e aos menores a praticar o judô para livrar a mente e tirar as pessoas do caminho do tráfico”, destaca a adolescente, que é moradora da comunidade da Barreira do Vasco, na zona norte do Rio de Janeiro (RJ), e começou a praticar o esporte 

A data de comemoração do Dia do Judô, celebrado nesta quarta-feira (28), é uma referência ao dia do nascimento do criador da luta, o japonês Jigoro Kano (1860/1938). A modalidade individual é a que mais trouxe medalhas olímpicas para Brasil. No total, são 22: quatro ouros, três pratas e 15 bronzes. “É individual, mas com um instinto coletivo aflorado”, explica Cláudio Carelli, professor de Débora e que já dedicou 26 dos 41 anos ao judô. “Além dos benefícios físicos, como o desenvolvimento de força, agilidade e pensamento tático, o judô traz lições morais, autocontrole. Na primeira aula, aprende-se a cumprimentar o oponente, que não é visto como rival, mas como alguém que vai contribuir para evoluí-lo”.

Samurais do Morro, projeto social, judô, RJSamurais do Morro, projeto social, judô, RJ

Cerca de 50 crianças participam do projeto social Samurais do Morro, no bairro de São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro – Fabio Lacerda/Divulgação

Recentemente, o judoca criou o projeto Samurais do Morro, que atende a cerca de 50 crianças entre 7 e 16 anos. “Sou morador de São Cristóvão [zona norte] e vi que faltava um projeto social desse no Morro do Tuiuti. Então com a ajuda da Associação dos Moradores, apoio dos empresários da região, começamos a implementar esta atividade para diminuir a ociosidade das crianças”.   

O projeto Samurais do Morro acompanha a vida escolar dos participantes e está equipado com EPIs (álcool em gel, máscara personalizada e duplas fixas mantendo o distanciamento das demais duplas em treinamentos. “O lançamento do projeto foi adiado por conta da pandemia e vamos criar mais turmas à medida que as autoridades sanitárias flexibilizem as regras”, afirma Carelli, lembrando os destaques são incentivados a prosseguir no esporte. “Eu os levo para treinar na minha academia para serem federados, disputar competições e virar atletas”.

Em 2013, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) classificou o judô como o esporte mais adequado para o desenvolvimento global de crianças e adolescentes. Curiosamente, hoje também é o Dia do Respeito, uma das bases desta modalidade. 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Athletico se prepara nesta quinta-feira com treinamento no CAT

Publicado


A manhã desta quinta-feira (26) foi de atividades no CAT Alfredo Gottardi para os jogadores do Athletico. A equipe iniciou a preparação para a partida contra o Palmeiras, marcada para as 17h do próximo sábado (28), no Allianz Parque. O duelo é válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os atletas que atuaram durante mais de 45 minutos no empate contra o River Plate, pela CONMEBOL Libertadores, participaram apenas do aquecimento. O restante do elenco foi orientado por Paulo Autuori e a comissão técnica em jogos em campo reduzido, finalizações e um treino tático.

O grupo voltará aos trabalhos nesta sexta-feira (27), para a última atividade antes da viagem para São Paulo (SP). O embarque para a capital paulista será no início da tarde.

 

 

 

Continue lendo

Esportes

Atacante Pedrinho retorna ao Rubrão Oeste

Publicado


Content: Marketing Oeste Barueri

Pedro Gabriel Pereira Lopes, 21 anos, atacante, retorna ao clube.

Pedrinho que estava recentemente no Athlético-PR vem para reforçar o poder ofensivo da equipe do treinador Roberto Cavalo.

A composição do ataque ainda contará com Fábio, que também retornou ao clube recentemente, vindo no Albirex Niigata (Japão).

Essa combinação poderá fazer muito sucesso.

É a chance do time sair da zona de rebaixamento.

Fábio foi o vice-artilheiro da Série B 2019 , com 15 gols marcados.

Pedrinho, com seis gols, foi um dos quatro artilheiros do Campeonato Paranaense 2020.

Até agora o Rubrão tem 8 pontos em 20 partidas, com apenas uma vitória, ocupando a última posição da tabela, atrás 10 pontos do penúltimo colocado, o Botafogo-SP.

Faltando ainda 18 partidas até janeiro, no encerramento do Campeonato Brasileiro 2020 Série B, o time de Barueri disputará 54 pontos, contando com o jogo desta sexta, 13 de novembro, contra o CRB, na Arena Barueri, às 19:15h, com transmissão pelo Premiere.

 

Com a chegada desse reforço ofensivo e a orientação do competente Coach Esportivo Lulinha Tavares, o Oeste Barueri mostra que está vivo na competição.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana