conecte-se conosco


Cuiabá

Dia D: vacinação foi abaixo do esperado, mesmo com prefeitura mantendo postos e PSFs abertos

Publicado

Neste sábado (19), além do Dia D de Vacinação contra Sarampo para crianças, os PSFs e Centros de Saúde da Regional Norte e da Regional Sul estarão com todas as suas atividades funcionando para atender ao público que não tem oportunidade de utilizar os serviços durante a semana. Os atendimentos estarão sendo realizados das 8h às 17h.

Segundo a diretora da Atenção Básica, Miriam Naschenveng, as unidades vão oferecer atividades de rotina e acesso aos Programas Estratégicos como aferição de pressão arterial e glicemia e atendimento de farmácia e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis. Também serão ofertados exames para prevenção/detecção de câncer de colo de útero. “A mobilização da população foi realizada pelas equipes de Agentes Comunitários de Saúde de cada unidade durante a semana, que divulgaram a programação nas residências”, revelou Miriam.

Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho esse tipo de ação vem ao encontro do que preconiza a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. “Vamos aproveitar que todas as unidades estarão abertas para o Dia D de Vacinação e oferecer atendimentos nas unidades das Regionais Norte e Sul neste sábado. Nosso objetivo é proporcionar assistência em saúde para quem não tem tempo de buscá-los durante a semana. Este escalonamento de abertura por regiões é uma dinâmica que estamos implementando em caráter experimental, visando oferecer os serviços de saúde com mais qualidade e humanização para a população”, complementou o secretário.

Leia Também:  Inscrições da Corrida Bom Jesus continuam pelo site da Prefeitura

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Misael Galvão arrecada 165kg de alimentos e doa para Casa Caminho Redentor

Publicado

Assessoria de Imprensa

Prezando sempre a boa ação e a ajuda ao próximo, o vereador Misael Galvão realizou nesta segunda-feira (27) a entrega de 165 quilos de alimentos não perecíveis para a instituição “Casa Caminho Redentor”. Os alimentos foram arrecadados durante uma ação entre amigos realizada neste final de semana pelo vereador.
“É uma satisfação enorme poder ajudar o próximo, quando vi a oportunidade de ajudar essa instituição que já conheço há um tempo, não pensei duas vezes em fazer essa ação com os meus amigos”, conta Galvão.
Fundada em 10 de janeiro de 1986 a associação tem a finalidade assistencial, educacional, cultural de caráter filantrópico e sem fins lucrativos. Os assistidos são crianças, adolescentes, adultos e idosos, portadores de necessidades especiais ou não, sem distinção de sexo, raça, cor e credo.
“Essas doações são de extrema importância para as pessoas que ficam aqui. Tudo é sempre bem vindo. Convidamos todos para conhecerem o nosso trabalho e entenderem a situação de cada assistido”, explica Silvanete Souza, funcionária da instituição.

Susan Bento- Assessoria Vereador Misael Galvão

Leia Também:  Neste sábado, Cuiabá recebe Vila Nova rebaixado comandado pelo ex-técnico Schulle

Fonte: Câmara de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Legislativo cuiabano aprova Semana Municipal de Prevenção e Combate à Microcefalia

Publicado

Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá institui no ano passado a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Microcefalia. A medida é reflexo de um projeto de lei de autoria do vereador Lilo Pinheiro (PDT), aprovado por unanimidade pelo Parlamento Municipal no ano passado.
Conforme a Lei nº 6.471, fica instituído o dia 29 de abril e durante toda semana desta data, o poder público municipal poderá conscientizar a população através de procedimentos informativos, educativos, organizativos, conferências, promoção de palestras, mutirões de orientação, exposições e reuniões em unidades de saúde, condomínios residenciais, órgãos públicos, escolas, estabelecimentos comerciais, entre outros.
“Essa prevenção é de grande relevância, pois quem conhece pessoalmente e quem tem uma criança especial em casa sabe que tem um grau de dificuldade. Temos que dar as mãos àqueles que precisam cuidar dessas crianças especiais”, defendeu Pinheiro.
O parlamentar também justificou que o objetivo “é conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre esta má formação, bem como a disseminar o conhecimento específico sobre este assunto, tratando de vacinação contra as doenças que a causam, e estímulos ao acompanhamento pré-natal rigoroso”.
Microcefalia
Microcefalia é uma má-formação congênita que altera o tamanho da cabeça e do cérebro da criança. As causas, em grande parte, por infecções adquiridas pela mãe, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, considerado o período de maior risco. Outro causador que, inclusive motivou o Ministério da Saúde a declarar estado de emergência, foi à proliferação do Zica Vírus, transmitido a partir do mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegipt.

Marcella Magalhães – Câmara Municipal de Cuiabá

Leia Também:  Projeto obriga notificação de nascidos com espinha bífida

Fonte: Câmara de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana