PREVENÇÃO

Dia D da vacinação em crianças e adolescentes ocorre neste sábado em todo o país

· 2 minutos de leitura
Dia D da vacinação em crianças e adolescentes ocorre neste sábado em todo o país
Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para vacinar a população mato-grossense e prevenir doenças [Foto - Erlan Aquino/Prefeitura de Cuiabá]

A Campanha Nacional de Multivacinação, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com Estados e prefeituras, terá o Dia D neste sábado (18), com foco na vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) distribuiu 500 mil doses de vacina para os 142 municípios e mobiliza as equipes de saúde para que recebam um grande público nos postos de vacinação.

Nesta sexta-feira (17), é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, mais uma oportunidade de conscientização sobre a imunização como medida de prevenção de doenças.

“O Dia D é uma oportunidade para que os pais que trabalham durante a semana possam se dirigir às UBSs [Unidades Básicas de Saúde] para vacinar seus filhos gratuitamente. Vamos proteger a população mato-grossense e prevenir a reintrodução de doenças como o sarampo”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a Secretaria trabalha com o compromisso de manter a população livre de doenças que possam ser imunizadas.

“Quero lembrar a todos que o ato de vacinar mudou a história do nosso país. Pais ou responsáveis, levem os seus filhos e mantenham a caderneta vacinal deles atualizada. Se tem dúvidas sobre a vacinação, busque um profissional de saúde qualificado para dar todas as orientações necessárias. Vacinas são seguras”, enfatizou Alessandra.

Os não vacinados contra o HPV (papilomavírus humano), febre amarela e sarampo estão entre as prioridades da campanha.

Estarão disponíveis vacinas contra BCG, rotavírus, pneumocócica-10 valente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pentavalente, poliomielite, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, hepatite B, dupla adulto, HPV e dTpa.

A vacina contra BCG tem cobertura vacinal de 99,1%, sendo a única no Estado acima da vacinação ideal, de 90%. A dose contra rotavírus tem a mesma meta, mas está com cobertura de 84,1%.

As vacinas tríplice viral (90,1% na primeira dose), pneumocócica-10 (87,1%), meningo C (83,8%), poliomielite (81,2%), febre amarela (72,5%), pentavalente (81,7%), varicela (67,9%) e hepatite A infantil (77,9%) estão abaixo da cobertura ideal de 95%, conforme atualização do painel  da última terça-feira (14).