NOVEMBRO AZUL

‘Dia D da Saúde do Homem’ mobiliza unidades de saúde de Várzea Grande

· 2 minutos de leitura
‘Dia D da Saúde do Homem’ mobiliza unidades de saúde de Várzea Grande

O sábado, dia 8, foi de mobilização total nas unidades de saúde de Várzea Grande com a realização do ‘Dia D da Saúde do Homem’, dentro da campanha Novembro Azul, que reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde masculina. A ação, promovida pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, levou uma série de atendimentos gratuitos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante todo o dia, as equipes ofertaram atendimento médico com clínico geral, verificação de pressão arterial, testes rápidos de ISTs, vacinação, solicitação de exames de PSA, consultas odontológicas e orientações de prevenção ao câncer bucal, além da entrega de kits de higiene bucal.

O resultado foi expressivo: mais de 875 atendimentos em consultas clínicas, 861 testes rápidos realizados e 135 vacinas aplicadas, demonstrando a boa adesão da população masculina à campanha.

De acordo com a superintendente da Atenção Primária à Saúde, Janaína Pinheiro, a ação reforça o compromisso da gestão em ampliar o acesso da população aos serviços.

“Nem sempre os homens conseguem procurar uma unidade de saúde durante a semana. Abrir as unidades aos sábados é uma forma de oportunizar esse tempo de cuidado, esse olhar para si”, destacou.

A secretária municipal de saúde, Deisi Bocalon, reforça que, durante todo o mês de novembro, os homens poderão solicitar encaminhamento para consulta com urologista e realizar exames de rotina, todos custeados pelo SUS, por meio do prestador FEB Saúde.

“Os homens que desejam passar por um médico urologista, pode procurar uma unidade de saúde próxima da sua casa e passar pelo clínico e solicitar ou também, procurar a sede da secretaria municipal, localizada na avenida da FEB, ao lado da concessionária Ariel, em horário comercial das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h”, reforça a secretária.

Entre os participantes do Dia D, o servidor público, Juliano de Oliveira, de 44 anos, que trabalha no setor de limpeza da Arena Pantanal, aproveitou o horário após o expediente para cuidar da saúde.

“Assim que saí do serviço, vim para a unidade. Fiz o teste rápido, passei pelo dentista e pelo clínico geral, que já me encaminhou para o urologista. Vai ser a primeira vez que farei essa consulta”, contou.

Já o Adalcindo da Silva Gervásio, de 72 anos, que trabalha com móveis planejados, ressaltou a importância da prevenção.

“Faço meu check-up uma vez por ano, desde os 40 anos. Às vezes o homem deixa pra depois, mas quando a unidade abre no sábado, facilita muito. É um incentivo para cuidar da saúde”, afirmou.

Para a secretária municipal de Saúde, a campanha Novembro Azul é um chamado ao autocuidado, especialmente entre os homens, que muitas vezes deixam a saúde em segundo plano.

“Nosso compromisso é cuidar de todos, garantindo acolhimento, diagnóstico e tratamento no tempo certo. Os homens também precisam se cuidar, afinal, quem cuida de todos também merece cuidado”, enfatiza a secretária Deisi Bocalon.