conecte-se conosco


Cuiabá

Dia 28 de Abril: Cerest faz alerta à população cuiabana sobre a importância da prevenção aos acidentes de trabalho

Publicado

Considerada a matéria-prima mais valiosa das organizações, sejam elas públicas ou privadas, os colaboradores são a peça fundamental de subsistência e funcionamento das respectivas instituições. Nesta quinta-feira (28) é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, o Abril Verde, com objetivo de chamar atenção da população, de modo geral, sobre a importância da preservação da vida com a finalidade de reduzir o número de mortes, acidentes e doenças nos ambientes corporativos. 

Pensando nisso, o Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), subordinado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS),  faz um alerta à sociedade cuiabana sobre a importância da comunicação e notificação dos casos desta natureza, propagando a cultura da prevenção, levando um amplo debate sobre o tema, propiciando adoção de ações mais efetivas de sua abrangência. 

Segundo dados fornecidos pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), somente em 2021, Cuiabá registrou 210 ocorrências de acidente de trabalho típico (execução das atividades); 172 durante o trajeto, com o total de 395 casos. Em nível nacional, conforme o Ministério Público do Trabalho (MPT), os números são ainda maiores, 571.786 acidentes de trabalho e 2.487 mortes, se comparado ao mesmo período do ano anterior. 

A coordenadora do Cerest, Rosane Meciano explica que apesar dos índices expressivos, a contagem difere da realidade vivenciada pelos trabalhadores. Estima-se que 20% dos acontecimentos no âmbito laboral não são comunicados pelos empregadores, fator este que dificulta a oferta do suporte técnico adequado às ações de saúde dos servidores. 

“Este ano o tema tem foco o fortalecimento da saúde do trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS) e o combate a subnotificação dos acidentes de trabalho e agravos da saúde. O nosso intuito é sensibilizar a sociedade sobre os impactos humanos, sociais e até economicos sobre a falta de medidas concretas de prevenção. Os acidentes precisam ser notificados pelos estados, municípios e empresas, informações esssas, essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde. Em Cuiabá temos o Cerest que oferta todo o suporte teórico e prático aos pacientes e está de portas abertas para receber a comunidade, esclarecendo dúvidas e prestando os serviços necessários”, disse Rosane. 

Em razão da pandemia da Covid-19, a atuação do Cerest acabou sendo limitada, porém, com achatamento da curva de contaminação pelo vírus a promoção de palestras educativas, visitas e auxílio às empresas foram retomados, a fim de propiciar a conscientização coletiva de ambas as partes no município.  

Aos interessados em registrar a sua manifestação, basta comparecer presencialmente até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua preferência e relatar os fatos. De prontidão, uma equipe médica fará o acolhimento da vítima e encaminhará a manifestação ao órgão competente, responsável pela condução dos trâmites individuais, independente do tipo do vínculo empregatício. 

Além disso, as entendades têm a sua disposição a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), um dever e direitos dos seus profissionais que garantem a assistência previdenciária aos adoecidos ou acidentados (clique aqui). 

Confira:

Cerest Regional/Endereço: Avenida Getúlio Vargas, nº 353 – Centro

Telefone: (65) 3617-1313

E-mail: cerest.saú[email protected]

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Sugestão de Pauta: 2º Encontro Municipal de Cuiabá contra LGBTQIfobia será realizado a partir das 18h30 desta quarta-feira (29)

Publicado

A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência,  por meio da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, realiza nesta quarta-feira (29), a partir das 18h30, o 2º Encontro Municipal de Cuiabá contra a LGBTQIfobia. O evento versará sobre o  tema: “Respeitando a Diversidade, lutando contra a intolerância e combatendo o preconceito”.

A atividade será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação e será transmitida pelo canal oficial do Facebook da Prefeitura de Cuiabá, www.Facebook.com/prefeituracba. “Você não precisa ser LGBTQIA+ para lutar contra a “LGBTfobia”, explica a  secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca. 

Os interessados devem fazer as inscrições por meio do endereço eletrônico- e-eventos.cuiaba.mt.gov.br.

Serviço:

O que: 2 Encontro Municipal contra a LGBTQIfobia

Quando- 29/06

Horário: 18:30

Local: Auditório da Secretaria de Educação 

Transmissão- www.Facebook.com/prefeituracba

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Hospitais Municipais adquirem equipamentos para mobilidade precoce de pacientes nas UTIs

Publicado

Hospitais municipais de Cuiabá, HMC e São Benedito, adquiriram nas Unidades de Terapia Intensiva – UTI’s, os elevadores de transferência, denominado “Maxi Move”. O equipamento é fundamental para a reabilitação de pacientes acamados e auxilia na redução da perda de função ou incapacidade dos pacientes, por meio da mobilidade precoce. É o que explica a coordenadora do setor de fisioterapia, Talita Souza.

“Hoje as duas unidades contam com o equipamento mais completo do gênero. Com ele, conseguimos obter uma solução mais segura e eficiente para as tarefas terapêuticas e básicas dos pacientes, como elevação, posicionamento e locomoção. O sistema oferece dois atributos exclusivos: o Sistema Vertical Estável – SVS e o Sistema de Posicionamento Dinâmico – SPD, que é acionado eletronicamente”, destacou a coordenadora.

Segundo ela, o elevador de transferência representa um grande avanço para a equipe da fisioterapia. “O dispositivo possibilita a transferência dos pacientes que estão em ventilação mecânica, deitados no leito, para o aparelho de elevação móvel, onde ficam sentados. Isso transmite ao paciente a sensação de melhora e interatividade com a equipe, que consegue unir um atendimento clinico individualizado com humanização”, completou.

O responsável técnico do setor de fisioterapia, Leonardo Figueiredo, pontuou outros benefícios com o uso do equipamento. “Essa locomoção do paciente altera a hemodinâmica, a atividade pulmonar e a freqüência cardíaca, acarretando em uma melhora significativa dessas funções. O elevador de transferência traz estabilidade e segurança no manuseio com o paciente, sem esse equipamento não é aconselhável realizar a mobilidade de pacientes acamados”, destacou.    

Sobre o uso do elevador de transferência, o responsável técnico do setor de fisioterapia explicou que a retirada do paciente do leito acontece diariamente, após avaliação clínica. “Todos os pacientes que estiverem hábeis, é realizada a conduta de retirar do leito para atendimento de fisioterapia motora, essa mobilidade diária também evita escaras”, enfatizou.                                                   

Segundo o diretor-geral Paulo Rós, da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o HMC e o Hospital Municipal São Benedito, não é em toda rede do Sistema Único de Saúde – SUS que oferta o elevador de transferência. “Esse trabalho diferenciado para a mobilização segura do paciente não acontece na maioria dos hospitais públicos por falta do equipamento. Esse investimento foi uma determinação da gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro, que preconiza a reabilitação do paciente para que tenha uma recuperação mais rápida e eficaz”, enfocou.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a retirada do paciente acamado do leito, mesmo em situação de ventilação mecânica, para induzi-lo a fazer movimento diário, é um trabalho humanizado que é possível graças à aquisição do elevador mecânico.  “Não meço esforços para a recuperação da nossa gente, esse equipamento de ponta, ofertado nos hospitais municipais, para ajudar os pacientes a saírem mais rápido das UTIs, para que tenham menos desgaste muscular. E quando for para enfermaria ou para casa, que seja em melhores condições, com menos seqüelas. São tantos os benefícios, que não consigo mensurar o quão é importante e gratificante proporcionar o tratamento adequado. A nossa gente merece!”, enfatizou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana