conecte-se conosco


Mato Grosso

Dezessete motoristas são presos por embriaguez ao volante durante Lei Seca em Cuiabá

Publicado


Dezessete motoristas foram presos na madrugada deste domingo (28.11), após serem flagrados embriagados, durante a 72ª edição da Operação Lei Seca. Dois destes motoristas, ainda tiveram o agravante de desacatar os servidores públicos que trabalhavam durante a ação, que ocorreu na Av. Manoel José de Arruda, no bairro São Matheus, em Cuiabá.

O crime de desacato ao funcionário público no exercício da função ou em razão dela está previsto no Artigo 331 do Código Penal e a pena pode variar entre seis meses a dois anos de detenção ou multa.

A operação fiscalizou 110 veículos, realizando igualmente 110 testes de alcoolemia. Um total de 75 Autos de Infração de Trânsito (AITs) foram lavrados, sendo 26 por condução de veículo sob efeito de álcool, 26 por condução de veículo sem registro ou não licenciado, oito por condução de veículo sem possuir habilitação para tal, oito por recusa à realização do teste de alcoolemia e sete por motivos diversos.

Do total de veículos fiscalizados, 46 foram autuados e 45 foram removidos, sendo 40 carros e 5 motocicletas. A iniciativa também recolheu 22 documentos, sendo 19 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e três Comprovantes de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

A Operação Lei Seca é uma ação integrada, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (GGI/Sesp) e nesta edição contou com a participação do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, da Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Penal e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Operação Mandatário cumpre 51 mandados judiciais com foco na descapitalização de organização criminosa

Publicado


A Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP-MT) deflagrou a Operação Mandatário com o objetivo de cumprir 51 ordens judiciais contra organização criminosa atuante em Mato Grosso. De acordo com as investigações, os alvos fazem parte do núcleo contábil e financeiro que atua no Estado, com as funções de coleta e distribuição de valores.

A operação é uma atuação conjunta da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Sistema Penitenciário e Polícia Rodoviária Federal, no âmbito da FTSP/MT.

A operação foi deflagrada na tarde desta segunda-feira (17.01), com finalização dos cumprimentos na manhã desta terça-feira (18.01). Os mandados expedidos pela 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá foram cumpridos em cidades dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ao todo, foram sequestrados 15 veículos, sete imóveis, além de 10 ordens de bloqueio de contas bancárias e de investimentos totalizando um valor estimado em cerca de R$ 10 milhões de reais.

Foram cumpridos ainda 12 mandados de busca e apreensão em residências, empresas e até um escritório de contabilidade. Durante as buscas, além de documentos, foram apreendidos uma arma de fogo, joias de grande valor e mais de meio milhão de reais em espécie. Seis investigados foram presos preventivamente e um em flagrante.

A FTSP-MT é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Sistema Penitenciário e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado que atua no Estado do Mato Grosso.

A equipe da Força-Tarefa (FTSP-MT) atenderá aos veículos interessados, às 14h desta terça-feira, no auditório da sede da Polícia Federal, em Cuiabá.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Benzedeira vó Francisca é homenageada com exposição fotográfica, filme e álbum musical

Publicado


O projeto “Fé de Francisca” será apresentado ao público entre os dias 20 e 23 de janeiro, às 20h, no espaço Aldeia Velha, localizado na rua dos Guaicurus, nº 300, em Chapada dos Guimarães. O evento será gratuito e com entrada limitada, em razão da pandemia. O projeto foi contemplado no edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Fé de Francisca” é uma homenagem, em vida, à benzedeira Francisca Correa da Costa, 108 anos, nascida na região de Lixeira, Lagoinha de Baixo, zona rural de Chapada dos Guimarães (MT). Vó Francisca, mãe de 12 filhos, parteira desde os seus 10 anos de idade, tem também um reconhecido trabalho na cura pela fé e pelas plantas do cerrado.

O projeto foi idealizado pelo fotógrafo documentarista e produtor audiovisual Henrique Santian. De acordo com ele, é fruto de uma relação singular e intuitiva, reunida de afeto e trabalho. Há sete anos, o produtor documenta artisticamente a vida de Francisca em registros fotográficos, vídeos e áudios. “Durante este tempo, grande parte se fez por respeito. No afeto dessa amizade, o tempo trouxe o merecimento de iniciar este trabalho”, afirma Santian.

Francisca é homenageada de diversas formas, como cita Santian. “Com o mérito foi possível realizar o projeto transmídia, reunindo fotografia, cinema, instalação, performance, música, dança e intervenção urbana, que empregou cerca de 60 pessoas, direta e indiretamente. Dentre eles, familiares de Francisca, artistas amigos para homenagem em vida aos 108 anos de Francisca”.

Produções artísticas

As intervenções estão sendo realizadas por Caio Ribeiro e Henrique Santian com a colagem de cartazes e lambe-lambe impressos montados por André Gorayeb com arte de Mavi e Paty Wolff. As duas artes foram criadas a partir de fotografias de Santian. A intervenção está ocorrendo em mais de 150 pontos entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. As imagens também estarão disponíveis no site do projeto a partir do dia 20 de janeiro, acompanhe – www.santian.com.br.

O filme média-metragem, dirigido por Henrique Santian, é um híbrido entre documentário e videoarte, que retrata os saberes tradicionais de Francisca. “Ela nos convida, em sua fala mansa, para um mergulho no mundo deste universo encantado. A cura pela fé, o poder das plantas medicinais e suas memórias afetivas nos permitem perspectivas sensoriais, que são narradas artisticamente por personagens que afloram sua ancestralidade, produzido com vários artistas performers e contendo o altar de Francisca como instalação artística”, relata o produtor.

Santian ressalta que, por questões de ineditismo, o filme será lançado apenas em sessões presenciais sem veiculações virtuais. Acompanhe o cronograma de lançamento das próximas exibições pelo site www.santian.com.br

Já o álbum é composto por músicas inéditas. Diversos artistas gravaram canções para homenagear em formato musical a centenária benzedeira. O disco foi produzido pelo músico e produtor Paulo Monarco.

A galeria fotográfica digital conta com a curadoria de Oswaldo de Carvalho Junior, que traz o olhar sensível e artístico do fotógrafo Henrique Santian em mais de 30 fotografias do acervo do projeto com inéditas.

“Estruturamos esse projeto amplo e diverso para tentar traduzir, com as mais variadas formas de arte, a grandeza da vó Francisca. Ela faz parte da vida de muitas pessoas e o projeto é uma tentativa de chegar ao tamanho e relevância da vida de Francisca”, explica Oswaldo.

Serviço

Pré-lançamento “Fé de Francisca”

Quando: de 20 a 23 de janeiro, às 20h

Local: espaço Aldeia Velha, localizado na rua do Guaicurus, nº 300 – Chapada dos Guimarães (MT)

Informações: (65) 99954-4900 (Amanda) ou 65 98152-3727 (Dudu)

Site: www.santian.com.br

Redes sociais: Instagram @henriquesantian / @seu_sete_

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana