Mato Grosso
Detran-MT atende mais de 1,5 milhão de pessoas com agendamento

Governo de Mato Grosso, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), implantou, há dois anos, o sistema de agendamento para atendimento presencial. Desde então, mais de 1,5 milhão de pessoas foram atendidas nas unidades da Autarquia em todo Estado.
O sistema foi desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Detran-MT e implantado no início da pandemia do Covid-19, em abril de 2020, como uma forma de dar continuidade aos serviços do Detran de maneira segura e mais cômoda para os cidadãos.
“Com a pandemia do novo coronavírus, o Detran precisava reduzir o número de pessoas nas unidades. Com isso, os analistas de TI do Detran criaram o sistema de agendamento, sem custos para o Estado. A primeira versão do sistema atendia todas as unidades, mas tinha algumas restrições. Agora ela foi aprimorada, com mais funcionalidades e mais simples acesso para o cidadão”, explicou o coordenador de Tecnologia da Informação do Detran-MT, Danilo Cruz.
Conforme o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, o atendimento presencial com agendamento evita aglomeração de pessoas nas unidades e filas de espera. “Com o agendamento prévio, o Detran proporciona maior comodidade e praticidade ao cidadão, uma vez que ele vai até a unidade no horário que escolheu e é atendido em poucos minutos”, destacou.
A gerente do Núcleo de Atendimento do Shopping Estação em Cuiabá, Ariadine Bordalho, ressalta que o sistema de agendamento online trouxe uma série de benefícios às unidades de atendimento bem como aos cidadãos que buscam pelos serviços do Detran.
“Com o agendamento prévio, otimizamos o gerenciamento de nossas atividades, reduzimos o tempo de espera e o atendimento ficou mais organizado e eficiente. Temos recebido muitos feedbacks positivos da sociedade”, contou.
No interior do Estado, o chefe da 2ª Ciretran de Rondonópolis, Carlos Antônio Nazário, lembra que antes do sistema de agendamento online, o atendimento era mais tumultuado, pois muitas vezes o cidadão levava mais de uma pessoa junto e aglomerava de pessoas na unidade.
“Hoje com o agendamento, o cidadão vai no dia e horário que escolheu e, dessa forma, o atendimento flui com mais tranquilidade e organização. O agendamento online foi um avanço que melhorou 100% a vida do contribuinte que busca serviços presenciais do Detran, atendendo de forma ágil e eficiente o cidadão”, relatou.
Como agendar o atendimento
Para agendar o atendimento presencial, o cidadão deve entrar no site do Detran (www.detran.mt.gov.br) e clicar na mensagem de tela em cor azul para Agendamento. Na sequência, abrirá a página do agendamento com as abas “Libras”, “Agendar”, “Consultar” e “Excluir”.
Ao clicar na aba “Agendar”, o cidadão deverá preencher os dados pessoais, nome, telefone, e-mail e CPF, escolher a unidade que deseja ser atendido, data, horário e o serviço que deseja realizar.
Preenchidos os campos, será gerado um comprovante de agendamento ao cidadão, de caráter informativo e orientativo, não sendo obrigatório a apresentação no dia do atendimento.
No Instagram do Detran-MT (@detranmt), o cidadão pode verificar o passo a passo para fazer o agendamento. Clique AQUI e confira o vídeo orientativo.


Mato Grosso
Governo credencia instituições financeiras ao fundo de aval MT Garante; investimento é de R$ 100 milhões

O Governo de Mato Grosso credencia, nesta segunda-feira (27.06), as cinco instituições financeiras interessadas em operacionalizar linhas de crédito, por meio do Fundo de Aval Garantidor de Mato Grosso, o MT Garante. O investimento do governo no fundo é de R$ 100 milhões, beneficiando diretamente microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, pequenos e médios produtores rurais, cooperativas e economia solidária.
O ato de credenciamento será realizado na Sala Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, às 15 horas, com o governador Mauro Mendes, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e presidente da Desenvolve MT, Jair Marques, e as instituições financeiras Sicred, Sicoob, AL5, Unicred e Desenvolve MT.
MT Garante
O fundo de aval é vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) garantindo crédito às operações de financiamento contratadas por meio da Desenvolve MT, cooperativas e demais instituições financeiras públicas e privadas. A expectativa é de que o afiançamento pelo governo possibilite R$ 1 bilhão em linhas de crédito, que vão beneficiar Microempresas Individuais (MEIs); Microempresas (ME); Empresas de Pequeno Porte (EPP); Pequenos e Médios Produtores.
Com a formalização do investimento, o Governo viabiliza e reduz uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos pequenos empresários, microempreendedores e produtores rurais, que buscam suporte financeiro para manter o próprio negócio, como exigências de garantias, taxas de juros elevadas e prazos curtos de pagamento, dentre outros empecilhos burocráticos.
Serviço
Governo credencia cinco instituições financeiras ao MT Garante
Data e hora: segunda-feira (27.06), às 15h
Local: Sala Garcia Neto, Palácio Paiaguás, Cuiabá
Mato Grosso
“Apoio do Governo com o GNV é fundamental para mantermos o trabalho e sustento da família”, afirma motorista de aplicativo

O motorista de aplicativo Paulo Davi Vidal Silva, de 32 anos, precisou se reinventar para continuar trabalhando com o transporte de passageiros, na Região Metropolitana, devido a alta dos preços dos combustíveis. Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás), Paulo e outros motoristas recorreram ao gás natural veicular (GNV), o que possibilitou continuar prestando o serviço aos seus clientes.
Há mais de dois anos, Paulo Davi presta serviço de transporte de passageiros por aplicativo. Ele gastava cerca de R$ 2.400 por mês com etanol e hoje em dia com o gás gasta R$ 1,5 mil. Diante do aumento dos preços da gasolina e do etanol, ele e outros motoristas buscaram a Associação dos Motoristas por Aplicativos de Mato Grosso (AMA-MT) para obter informações da MT Gás e converter os automóveis de aplicativo para o uso do GNV.
“Quando o álcool subiu, pensei em desistir de trabalhar como motorista de aplicativo. A gasolina já tinha subido e era inviável trabalhar, eu estava pagando para trabalhar, então conheci o GNV que chegou em um bom momento na minha vida. Com o apoio da AMA-MT e da MT Gás a gente continua trabalhando, sustentando nossas famílias, porque tivemos que nos reinventar e o gás natural veio como alívio no nosso bolso”, afirmou Paulo Davi.
De acordo com o presidente da AMA-MT, Cleber Cardoso Silva, assim como Paulo Davi, outros motoristas de aplicativos associados, viram no gás natural veicular uma alternativa viável, mas ainda pouco conhecida, e que a equipe da MT Gás foi essencial para fazer a mudança dos veículos para o uso do GNV.
“Atualmente em Cuiabá e Várzea Grande temos mais de cinco mil motoristas cadastrados e 40% já aderiram ao uso do GNV. Esse gás natural veicular é fundamental em nossas vidas, é questão de sobrevivência. Muitos motoristas encontram motivação para seguir na profissão, é muita gente que estava pagando para trabalhar com alta do combustível e a MT Gás nos deu esse suporte com informações técnicas de como poderíamos fazer e nos passou confiança, de que essa mudança era necessária”, ressaltou o presidente da AMA-MT.
Além dos motoristas de aplicativo, o Governo de Mato Grosso, por meio da MT Gás, vem sendo um grande aliado dos empresários, alguns, proprietários de postos de combustíveis e oficinas mecânicas. O empresário em Cuiabá, Fábio Marques, é dono de posto de combustível, e já vem expandindo os negócios depois de aderir ao GNV. “Fico muito feliz em trabalhar com GNV, estou há um ano nesse mercado e me realizo a cada dia, primeiro com o ganho ambiental e, segundo, o plano econômico e os preços ajudando muito” afirmou o empresário.
O presidente da Companhia Mato-grossense de Gás, Rafael Reis, explica que o governo está garantindo o fornecimento de gás natural nos próximos anos no Estado. “Esse suporte da MT Gás vem abrindo possibilidades de novos mercados e para os motoristas de aplicativos e empresários investirem em novas unidades de postos e em oficinas de conversão. Isso contribui para geração de emprego, renda e qualidade de vida para essas pessoas, que confiam nessa nova alternativa como sendo mais viável e, principalmente, segura”, afirmou Rafael.
De acordo com a MT Gás, os maiores beneficiados com o retorno de fornecimento foram os motoristas de veículos, principalmente de aplicativos e taxistas. Indústrias estimam economia com o uso do Gás Natural de até 50%, em relação a outros combustíveis.
“O Governo do Estado envolvido nesta nova alternativa de combustível, abre novas portas para o desenvolvimento econômico e a MT Gás tem uma equipe técnica preparada para orientar e capacitar sobre o uso do GNV. Nós passamos credibilidade tanto para os empresários quanto para os motoristas, que podem investir sem medo em tecnologia de abastecimento rápido, criação de novos postos, e investir em grandes oficinas, além disso o Governo possibilitou o preço de custo menor de todo país ajudando os motoristas de aplicativos”, disse o presidente da MT Gás.
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