conecte-se conosco


Mato Grosso

Detran e MTI homologam parceria para investimentos no sistema de gestão de trânsito

Publicado


.

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) homologaram um contrato de parceria que prevê um investimento de R$ 3,5 milhões em melhorias na prestação de serviços, infraestrutura e atualização do DetranNet, sistema de gestão de trânsito no Estado.

A homologação do contrato foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 27.558, que circulou nesta terça-feira (26.05).

Nesta manhã, o diretor-presidente da MTI, Antônio Marcos de Oliveira, se reuniu com Gustavo Reis Lobo de Vasconcelos, presidente do Detran-MT para debater sobre os ajustes finais nas melhorias previstas para o sistema de gestão de trânsito do Estado. A reunião foi realizada na sede do Detran em Cuiabá e contou com a participação do vice-diretor-presidente da MTI, Cleberson Gomes.

Conforme o diretor-presidente da MTI, o contrato representa um ótimo investimento para o Estado, pois além de gerar economia, visto que ele é mais completo e enxuto do que os contratos anteriores, ele também gerará todo um benefício com as atualizações e modernizações do DetranNet.

“Melhorar e modernizar o sistema de gestão de trânsito do Detran significa dizer que, cada vez mais, estamos levando serviços de melhor eficiência e qualidade ao cidadão mato-grossense, nosso principal objetivo”, afirmou.

O contrato foi homologado com base nos termos do artigo 24, inciso XVI da Lei Federal nº 8.666/1993, pelo procedimento licitatório nº 182691/2020.  O valor total do contrato é de R$ 3.567.267,12 e prevê melhoria na prestação de serviços da administração da infraestrutura, customização, migração de dados, sustentação evolutiva, corretiva e legal do Sistema Detrannet.

Conforme o presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos a parceria entre Detran e MTI é imprescindível. “Apesar de se tratar de uma ampliação do número de locais que utilizarão o sistema Detrannet, tal atuação representará uma redução aos cofres do Estado, modernizando o sistema e consequentemente ampliando e modernizando o atendimento do Detran ao cidadão”, afirmou.

MTI e Detran

O Detran é um dos maiores parceiros da MTI. Somente em 2019, a MTI implementou 52 projetos de software para atender o órgão. Entre as melhorias está o projeto da telemetria, que promoveu a integração entre o Detran e os Centros de Formação de Condutores (CFC) e possibilitou o controle e registro das aulas práticas, através das câmeras de monitoramento e GPS nos veículos das autoescolas.  

A MTI também implementou uma solução tecnológica para integrar o sistema do Detran e possibilitar a comunicação de venda de um veículo diretamente pelos cartórios, no momento da autenticação do documento de transferência. Com isso, o cidadão não precisa mais se deslocar à sede do Detran para realizar o procedimento de registro da venda do veículo.

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Seduc prepara retorno das aulas de forma não presencial a partir de 03 de agosto

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está se preparando para a retomada das aulas de forma não presencial (online e off-line) a partir do dia 03 de agosto. A organização para retorno das aulas consta no plano estratégico para reabertura das escolas, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Durante toda esta semana, a Secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, e sua equipe se reúnem, via webconferência, com os assessores pedagógicos e diretores de todas as unidades educacionais da rede estadual para orientação e apresentação do plano estratégico de retorno às aulas.

Conforme o planejamento, o calendário escolar na rede estadual prevê aulas não presenciais e aulas presenciais, ambas computadas como carga horária letiva.

Para as escolas do primeiro calendário, que iniciaram o ano letivo de 2020 em 10 de fevereiro e já concretizaram 14% do total de dias letivos, a reposição das aulas será com 40% não presencial e 46% presencial, totalizando os 100% das 800 horas.

Já para as escolas do segundo calendário, que não iniciaram o ano letivo de 2020, a carga horária de aulas será de 40% não presencial e 60% presencial.

De acordo com Marioneide Kliemaschewsk, o plano estratégico foi construído com embasamento e amparo legal na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nos decretos dos Governos Federal e Estadual, no parecer do Conselho Nacional de Educação e na Resolução do Conselho Estadual de Educação.

As aulas não presenciais serão organizadas em cinco etapas: produção do material escolar, com a organização semanal de estudos e planejamento do professor; disponibilização do material escolar; atendimento ao estudante; intervenção pedagógica; e registro em tempo real no final do semestre.

Essas aulas serão disponibilizadas na plataforma digital Aprendizagem Conectada (online) e com materiais apostilados impressos (off-line). A Seduc também vai continuar ofertando as videoaulas pela TV Assembleia.

“As aulas off-line preveem a entrega de apostilas para os alunos que não têm acesso à internet. Os professores também poderão trabalhar com os alunos via whatsapp, fazendo estudo dirigido”, explica a secretária.

Para contribuir com a preparação das aulas não presenciais, o Governo do Estado também vai contratar os professores da sala de referência das escolas que pertencem o segundo calendário, ou seja, daquelas que não chegaram a iniciar o ano letivo em 2020.

O processo de atribuição desses professores será entre os dias 10 e 14 de julho nas unidades educacionais.

Formação

A Seduc também vai ofertar formação aos profissionais da educação (efetivos e contratados) para qualificação sobre o uso de tecnologias que serão usadas nas aulas não presenciais, como o uso de recursos tecnológicos da Microsoft Teams. O processo de formação já está ocorrendo para 150 profissionais da rede estadual, sendo 130 professores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) e 20 profissionais do órgão central da Seduc.

Esses 150 professores serão os multiplicadores para os demais profissionais da educação, que passarão pela formação entre os dias 15 e 30 de julho.

O cronograma de formação está sendo preparado pela equipe da Secretaria Adjunta de Gestão Educacional da Seduc.

Durante o mês agosto, a equipe da Seduc continuará produzindo os materiais da plataforma Aprendizagem Conectada, porém, a partir do mês de setembro os demais professores da rede estadual iniciarão esse trabalho, que será acompanhado e monitorado pela escola, através do coordenador pedagógico.

Aulas presenciais

O plano estratégico também traz o planejamento para o retorno das aulas presenciais. Porém, conforme destacou a secretária Marioneide Kliemaschewsk, ainda não há previsão para o retorno dessas aulas. Essa definição será validade entre o Estado e os municípios, por meio da Associação Mato-grossense dos Municípios AMM, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-MT).

Ainda nesta semana, a secretária vai se reunir com esses segmentos (AMM) para socialização e alinhamento do plano.

“O retorno das aulas presenciais para todos os estudantes vai depender do comportamento da pandemia no período”, destacou a secretária.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Governo de Mato Grosso vai decretar luto de três dias pela morte do líder da Assembleia de Deus

Publicado


.

O Governo de Mato Grosso vai decretar luto oficial de três dias pela morte do pastor Sebastião Rodrigues de Souza, de 89 anos, líder da Assembleia de Deus no estado. Ele morreu na madrugada desta quarta-feira (08.07), vítima da covid-19.

O pastor Sebastião liderou a Assembleia de Deus por quase 50 anos em Mato Grosso.

“Tinha por ele uma grande admiração pelo líder e homem de Deus que ele sempre foi. Sua igreja e a sua fé permanecerão vivos para sempre. Eu e minha esposa Virginia Mendes estamos em oração para que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e dos milhares de fiéis”, afirmou o governador Mauro Mendes.

 

 

 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana