Conteúdo/ODOC - O deputado federal José Medeiros (PL), que também é pré-candidato ao Senado, utilizou as redes sociais nesta terça-feira (30) para relatar uma denúncia feita em Bruxelas, na Bélgica, diante do Parlamento Europeu. Segundo ele, o Brasil teria deixado de ser uma nação democrática e estaria vivendo sob um regime de ditadura.
Em sua manifestação, Medeiros afirmou que as liberdades fundamentais estariam comprometidas e que opositores ao atual sistema político enfrentariam perseguições. “Fizemos aqui todas as denúncias sobre o cenário político que está o Brasil, onde quem pensa diferente do regime acaba indo para o paredão”, declarou.
A fala ocorre após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, além de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Medeiros classificou o episódio como uma afronta aos direitos humanos.
A postura crítica do parlamentar chama atenção por ocorrer em solo europeu, enquanto exerce o direito de se manifestar publicamente — garantia prevista pela própria democracia brasileira que ele questiona.