SENADO

Deputado descarta aproximação do PL com MDB e aponta para dobradinha com Mauro em 2026

· 1 minuto de leitura
Deputado descarta aproximação do PL com MDB e aponta para dobradinha com Mauro em 2026
Medeiros considera ligação da sigla com governo Lula como entrave para aliança

Conteúdo/ODOC - O deputado federal José Medeiros (PL) afirmou nesta semana que considera improvável uma aliança entre seu partido e o MDB nas eleições de 2026 em Mato Grosso. Para ele, a ligação da sigla com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) torna difícil que esse cenário seja aceito pelo eleitorado.

“Isso ainda vai ser discutido no ano que vem, mas hoje o MDB está totalmente ligado ao governo Lula. Não vejo como o público poderia aceitar uma composição nessas condições”, declarou Medeiros à imprensa.

Atualmente, o MDB ocupa três ministérios na gestão petista: Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Renan Filho (Transportes) e Jader Filho (Cidades). Apesar disso, o partido já compôs alianças eleitorais com o PL em outras regiões. Em São Paulo, nas eleições municipais de 2024, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) indicou o vice de Ricardo Nunes (MDB). Já no Distrito Federal, é esperado que o governador Ibaneis Rocha (MDB) dispute o Senado em chapa com Michelle Bolsonaro (PL).

Em Mato Grosso, o nome da deputada estadual Janaina Riva (MDB) chegou a ser citado em especulações sobre uma possível composição com Medeiros. No entanto, o parlamentar afirmou que não existe qualquer conversa nesse sentido. “Não vi o senador Wellington [Fagundes], nem o presidente Ananias e muito menos o presidente Valdemar [Costa Neto] falando sobre isso. Às vezes, isso é só fruto do burburinho político”, disse.

Segundo o deputado, até o momento a única hipótese concreta de aliança envolvendo o PL em Mato Grosso seria uma dobradinha entre ele e o governador Mauro Mendes (União Brasil) em uma disputa para o Senado. “O que ouvi foi o presidente Valdemar, junto com o presidente Bolsonaro, falando da possibilidade de não lançar chapa pura e de ter parceria com Mauro Mendes. Mas nada está definido, já que o governador tem seu projeto ao Governo e o PL também avalia outras opções”, completou.