NOVO MODAL

Deputado defende troca do BRT pelo “bonde chinês” e diz que atraso seria de apenas 30 dias

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Deputado defende troca do BRT pelo “bonde chinês” e diz que atraso seria de apenas 30 dias

Conteúdo/ODOC - O deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) demonstrou entusiasmo com o Bonde Urbano Digital (BUD), novo modelo de transporte coletivo apresentado como alternativa tecnológica para os grandes centros urbanos.

Segundo o parlamentar, o sistema chinês chama atenção pela capacidade de transportar até 280 passageiros por viagem — número quase seis vezes superior ao de um ônibus convencional. “É um sistema moderno que realmente impressiona. Enquanto os ônibus comuns transportam cerca de 50 passageiros, o BUD comporta até 280. Acredito que esse modelo poderia funcionar muito bem em Cuiabá”, destacou Júlio nesta segunda-feira (20).

O deputado também minimizou possíveis atrasos caso o projeto do Veículo Leve sobre Pneus (BRT) seja substituído pelo novo modal. De acordo com ele, a mudança impactaria o cronograma da obra em pouco mais de 30 dias, já que a principal diferença entre os dois sistemas estaria na parte eletrolítica, instalada apenas na fase final da execução.

Júlio Campos afirmou ainda que a adoção de uma tecnologia mais moderna poderia representar um avanço significativo para o transporte público da região metropolitana, contribuindo para a melhoria da mobilidade entre Cuiabá e Várzea Grande.