Conteúdo/ODOC - A Assembleia Legislativa de Mato Grosso planeja realizar uma audiência pública para discutir a instalação de pequenos comércios dentro dos presídios estaduais, enquanto uma comitiva se prepara para visitar três unidades prisionais com o objetivo de avaliar as condições do sistema carcerário.
A iniciativa, no entanto, não conta com o apoio do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que criticou a proposta e afirmou não ter sido convidado para a visita.
“Dificilmente sou chamado para essas visitas, e talvez nunca serei, mas gostaria de participar para deixar claro meu posicionamento contrário a essa ideia de escutar presidiários”, declarou Cattani nesta quarta-feira (12).
O parlamentar justificou sua oposição mencionando casos de irregularidades dentro das unidades prisionais, como o uso de pratos para esconder celulares. Segundo ele, iniciativas que beneficiem os detentos não deveriam ser prioridade.
“Eu defendo a vítima. Se for para proteger quem sofreu com o crime, podem contar comigo. Agora, proteger bandido, eu estou fora”, afirmou o deputado.
Apesar das críticas, Cattani demonstrou confiança no trabalho do presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Elizeu Nascimento (PL), que liderará a comitiva. “Eu confio no sargento Elizeu, sei que ele fará um bom trabalho. Mas, honestamente, vejo essa visita como desnecessária, porque todos os dados sobre o sistema carcerário já estão disponíveis”, pontuou Cattani.
A Comissão de Segurança esclareceu que a visita terá caráter técnico e servirá para embasar as discussões durante a audiência. Enquanto isso, o debate sobre a existência dos mercadinhos e os direitos dos presos segue gerando polêmica dentro e fora da Assembleia Legislativa.