Conteúdo/ODOC - Deputado federal José Medeiros (PL) fez um discurso duro contra o Governo Federal durante o 1º Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras das Assembleias Legislativas (Cisfal), realizado pela Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá.
Conforme o federal mato-grossense, o governo do presidente Lula da Silva tirou mais de meio bilhão de reais da segurança pública, o que significa um corte – disse – de 50% para a área da segurança pública.
“Por conta da má gestão do dinheiro do povo, reduziram o orçamento para fechar a conta. Com isso, as operações nas fronteiras ficam drasticamente comprometidas. A segurança pública não é prioridade para o Governo Federal”, disse durante o evento no Teatro Zulmira Canavarros, na ALMT.
“Da mesma forma que as organizações criminosas estão extremamente organizadas, é importante que o Estado, os entes federativos e os órgãos de segurança atuem de forma coordenada. Estamos diante de um inimigo que movimenta bilhões e tem estrutura financeira para adquirir jatos e equipamentos de última geração, enquanto nossas forças ainda sofrem com a falta de efetivo e de instrumentos básicos, como scanners”, destacou o deputado federal.
Segundo Medeiros, “uma tonelada de cocaína pode ser apreendida com mais facilidade na fronteira pela Polícia Federal ou pelo Gefron. Mas quando essa droga chega aos grandes centros e é fracionada, torna-se praticamente impossível interceptar. Quanto mais recursos forem aplicados nas fronteiras, menos drogas circularão pelo país”, argumentou.