Política MT
Deputado Claudinei apresenta demandas de escola de Alto Araguaia para Seduc
Publicado
25/11/2020 - 13:20
Deputado Claudinei entrega duas proposições ao secretário Alan Porto
Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS
Com a presença do secretário estadual de Educação, Alan Porto, no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta manhã de quarta-feira (25), o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) aproveitou para entregar duas importantes proposições em atendimento à Escola Estadual Maria Auxiliadora, localizada no município de Alto Araguaia (MT).
Entre as reivindicações apresentadas pelo parlamentar constam a conclusão da instalação de dutos e condutores para alimentação de equipamentos para climatização com a vistoria da Seduc e, também, a aquisição de 32 aparelhos de ar condicionado para atender a unidade escolar.
De acordo com o documento emitido pela diretora da instituição, Veralice Mota de Almeida, há três anos ocorreram as obras para implantação dos climatizadores na escola e, agora, só depende da vistoria por parte da Seduc. Também, é apontado que essa iniciativa contou com apoio de importantes parceiros, como representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Inspetoria Nossa Senhora da Paz, servidores e irmãs salesianas que empenharam na promoção de eventos para arrecadação de recursos financeiros.
“Realmente é preciso uma atenção especial para essa escola. Mato Grosso é um estado que tem uma condição climática com altas temperaturas que, consequentemente, necessita que as unidades escolares contem com ares-condicionados para dar conforto para os professores e alunos e, assim, não interfira no aprendizado da comunidade escolar. Agradeço ao secretário pela atenção nos dada e esperamos ter boas notícias com brevidade”, explana Claudinei.
Situação – A obra para a instalação dos climatizadores na escola foi finalizada em 2018, sendo que foram encaminhadas pela diretoria quatro solicitações para a Seduc e não teve retorno até o momento.


Política MT
Entrega de maquinários para agricultura familiar é um passo gigante, diz Botelho
Publicado
22/01/2021 - 11:50
Botelho participou da entrega de patrulhas mecanizadas e outros itens para os produtores
Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (DEM), que participou, ao lado do governador Mauro Mendes, da entrega de um pacote de equipamentos, maquinários, bens e outros itens para a agricultura familiar do estado, num investimento de R$ 9,9 milhões, beneficiando 83 municípios, no final da tarde de quinta-feira (21), em Cuiabá, classificou a iniciativa como um passo muito grande.
“Isso representa um passo muito grande, porque estão sendo entregues equipamentos de qualidade que vão ajudar muito a agricultura familiar. Isso vem para atender os pequenos”, disse o presidente.
Conforme Botelho, existe um programa de poço artesiano, que já está sendo implementado, como também a regularização fundiária. “São avanços para a agricultura familiar que nós estamos trabalhando, junto com o governo do estado, deputados federais, estaduais e senadores, está dando resultados e temos certeza de que vamos dar um passo gigante na agricultura familiar no estado de Mato Grosso”, afirmou.
O presidente da ALMT fez questão de destacar, durante a solenidade de entrega dos maquinários, que a agricultura familiar é uma de suas prioridades. “É uma prioridade minha porque foram abandonados. Eles sempre ficaram de lado, os governos passados não deram importância”, adiantou.
“Muito pelo contrário, queriam aniquilar os pequenos. Precisava de uma voz e essa voz chegou através de mim na Assembleia e hoje todos os deputados defendem isso”, disse o presidente da Casa de Leis.
Segundo Eduardo Botelho, “o governador Mauro Mendes tem entendido que esse é um caminho muito importante. Quem mais emprega no campo (?), quem mais emprega é o pequeno, é a agricultura familiar. Quem mais produz riqueza para a mesa do brasileiro, é a agricultura familiar, então por que não investir, por que não dar uma atenção especial para essas pessoas. Agora isto está sendo feito. O governador Mauro Mendes está abrindo os olhos para isso”.
O governo de Mato Grosso entregou aos municípios 42 patrulhas mecanizadas, 200 resfriadores de leite, 100 caixas de mel e 7,6 mil doses de sêmem bovino. Cada uma das patrulhas mecanizadas é composta por um trator agrícola 4×4, com potência de 110 CV, uma carreta basculante com capacidade para seis toneladas e uma grade agrícola com 18 discos de 28 polegadas.
Política MT
Deputado prevê caos igual no Amazonas e defende quarentena obrigatória em Mato Grosso para combater avanço da Covid
Publicado
22/01/2021 - 11:30
Lúdio Cabral quer “fecha tudo” de duas semanas
O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) enviou, nessa quinta-feira (21), um ofício ao governador Mauro Mendes (DEM) requerendo que sejam decretadas as medidas de restrição de circulação de pessoas e aglomerações previstas na classificação de risco muito alto do Decreto Governamental 522/2020, com quarentena em todo o território estadual e fechamento de atividades não essenciais.
“Se não forem adotadas quarentena rigorosa por no mínimo duas semanas, o que está acontecendo hoje no Amazonas pode acontecer em Mato Grosso em poucas semanas”, alertou Lúdio. Ele destacou que o número de casos novos e de óbitos por covid-19 em Mato Grosso está em crescimento acelerado, e chegou a uma média móvel (de 7 dias) de 1.374 casos novos e 21 óbitos na quarta-feira (20). A taxa de contágio também está em crescimento e alcançou o índice de 1,25, o que significa que cada 100 pessoas transmitem a doença para outras 125.
No documento, Lúdio apresentou a projeção de que o sistema de saúde de Mato Grosso entrará em colapso no início de fevereiro. “O crescimento observado na taxa de ocupação de leitos de UTI adultos nos últimos 14 dias, de 56,1% no dia 06/01/2021 para 73,2% no dia 20/01/2021 (crescimento de 29,2% em 14 dias), o que aponta para ocupação total desses leitos até o dia 07/02/2021”, disse.
Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica já estão esgotados. “Considerando o crescimento observado na taxa de ocupação de leitos de UTI pediátricos nos últimos 14 dias, de 46,7% no dia 06/01/2021 para 100,0% no dia 20/01/2021 (crescimento de 114,1% em 14 dias); ou seja, já não há mais leitos de UTI disponíveis no SUS para crianças com covid-19 grave em Mato Grosso”, observou.
Lúdio citou também a existência no Brasil de variantes do vírus mais contagiosas, que podem já estar circulando em Mato Grosso, e a “impossibilidade atual de implementação adequada do Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que decorre da insuficiência de imunobiológicos (vacinas) sequer para alcançar cobertura efetiva nos grupos prioritários da fase 1, e a absoluta ausência de perspectivas para acesso a um quantitativo adequado de imunizantes”.
Desde março de 2020, Lúdio Cabral vem monitorando a evolução da pandemia em Mato Grosso e fazendo projeções da tendência da curva epidêmica. Para garantir a adesão da população à quarentena, ele recomendou que o governo promova campanha de divulgação para orientar a população sobre a necessidade dessas medidas e de restringir a circulação.
Lúdio recomendou ainda que o governo mude a forma de calcular a Taxa de Crescimento da Contaminação, passando a calcular a média móvel de 14 dias do número de casos novos notificados no dia da divulgação do boletim epidemiológico e a mesma média móvel de 14 dias antes. Esse é o conceito adotado pelas autoridades sanitárias e pelo consórcio dos veículos de imprensa que monitoram a pandemia, e traz um panorama mais fiel da realidade.
“O indicador adotado pelo governo estadual, ao considerar a evolução do número de casos acumulados, não consegue expressar de forma adequada a velocidade de crescimento no número de casos de covid-19 e de expansão da epidemia”, explicou Lúdio.

Envie sua denúncia

Carlos Bolsonaro nega ter tomado vacina e promove remédio sem comprovação

MG: Homem é preso após estuprar e arrancar parte dos lábios de vítima

Cidadania recorre de decisão que impediu a expulsão de deputado por assédio

Obra com pendências não pode ser recebida provisoriamente, mesmo que já ocupada pela administração

Segue para o Senado projeto da Lei de Eficiência Pública
Política MT


Entrega de maquinários para agricultura familiar é um passo gigante, diz Botelho
Botelho participou da entrega de patrulhas mecanizadas e outros itens para os produtores Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT O presidente...


Deputado prevê caos igual no Amazonas e defende quarentena obrigatória em Mato Grosso para combater avanço da Covid
O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) enviou, nessa quinta-feira (21), um ofício ao governador Mauro Mendes (DEM)...


Secretário defende saída de Emanuel do MDB caso ele não apoie a reeleição do governador
O secretário de Agricultura Familiar e membro do Diretório Estadual do MDB, Silvano Amaral, defendeu a saída do prefeito de...
Policial


Polícia Civil prende em flagrante por posse ilegal de arma de foto homem que atirou em animal
Assessoria/Polícia Civil-MT A equipe da Polícia Civil de Nova Monte Verde (968 km ao norte de Cuiabá) prendeu em flagrante...


Dois jovens são detidos por tráfico e reconhecidos como autores de assalto a um açougue
Assessoria | Polícia Civil-MT Dois traficantes foram presos em Rondonópolis, um deles saído recentemente do Sistema Penitenciário, nesta quinta-feira (21.01),...


Dupla é presa em flagrante vendendo maconha e haxixe em sistema de delivery para clientes ‘vips’ em Cuiabá
A Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil, prendeu dois jovens no final da tarde de quarta-feira...
Mato Grosso


Obra com pendências não pode ser recebida provisoriamente, mesmo que já ocupada pela administração
O recebimento provisório de obras e serviços de engenharia somente deve ser efetivado pelo poder público após a execução total...


Primeira-dama realiza reunião para discutir políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência auditiva
A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, recebeu na tarde de quinta-feira (21.01), no Palácio Paiaguás, 30 representantes municipais de movimentos...


Dupla é presa em flagrante pela Polícia Civil vendendo maconha e haxixe em sistema de delivery
A Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil, prendeu dois jovens no final da tarde de quarta-feira...
Esportes


Em Porto Alegre, América inicia preparação para jogo contra o Confiança
O América retomou a preparação após o primeiro de dois compromissos fora de casa nesta semana. Na tarde de quarta-feira,...


Goiás e Ceará já se enfrentam desde 1973
O primeiro confronto em Goiânia aconteceu em 27 de outubro, 1973, o esmeraldino venceu por 4 a 1 , gols...


Atlético MG inicia preparação para enfrentar o Vasco
Depois do empate por 1 a 1 com o Grêmio, em Porto Alegre, o elenco atleticano já volta suas atenções...
Entretenimento


Faa Morena mistura poesia e erotismo em livro de receitas da quarentena
Divulgação/Andréa Dallevo Faa Morena Se, por um lado, o distanciamento social adia vida e planos, por outro, dá margem a...


Fernando Medeiros dá sete dicas para aproveitar o começo de ano e se exercitar
Divulgação Fernando Medeiros Todo começo de ano é uma nova oportunidade de fazermos diferente. Com frequência, estabelecemos objetivos e traçamos...


Narjara Turetta posta foto com uísque e é julgada por seguidores no Instagram
Reprodução/Instagram Narjara Turetta Narjara Turetta, que virou podcaster e está confirmada no elenco da série “Maldivas”, da Netflix, protagonizada por Bruna Marquezine e Manu...
Mais Lidas da Semana
-
Policial17/01/2021 - 18:10
Suspeito de participação na morte da diretora do Sanear em Rondonópolis é preso
-
Registro Geral15/01/2021 - 17:09
Próximo da Série A, Cuiabá embala audiência da rádio ODOC, que deve explodir no Brasileirão
-
Registro Geral19/01/2021 - 12:38
Por conta da família e de olho nas empresas, Frical não vai disputar eleição no ano que vem
-
Policial16/01/2021 - 10:30
Polícia apreende 500 quilos de maconha escondidos em caminhonete e prende cinco pessoas
-
Mato Grosso20/01/2021 - 16:28
Valtenir Pereira consegue em Brasília garantia da ANM para nova licitação sobre PLGs e tranquiliza cooperativas de garimpeiros em MT
-
Política MT15/01/2021 - 14:50
Kalil Baracat nomeia mais de 200 servidores comissionados em Várzea Grande; veja lista
-
Mulher16/01/2021 - 17:47
Azulejos na decoração: 7 dicas para deixar o ambiente mais moderno
-
Mato Grosso16/01/2021 - 10:48
Ação conjunta resulta em cinco prisões e apreensão de 500 quilos de maconha