Conteúdo/ODOC - O deputado federal Rodrigo da Zaeli (PL) acusou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de atuarem politicamente para influenciar votações no Congresso, sem apresentar provas ou citar nomes.
Zaeli afirmou que “ministros ligam para deputados pedindo voto em determinadas ações” e criticou a Corte por, segundo ele, agir de forma parcial contra parlamentares de direita.
O deputado defendeu a PEC da Blindagem, que condiciona a abertura de processos criminais contra deputados e senadores à autorização da Câmara ou do Senado, por votação secreta. Para ele, a proposta “corrige uma injustiça” e busca “equilibrar os três poderes”, disse ao Jornal do Meio-Dia, da TV Vila Real.
Zaeli também argumentou que o STF estaria “politizado”, citando que a maioria dos ministros foi indicada por governos do PT. “Não podemos deixar que o Supremo investigue, julgue e condene sem contraponto”, disse.
Na bancada de Mato Grosso, votaram a favor da PEC os deputados Coronel Fernanda (PL), José Medeiros (PL), Nelson Barbudo (PL), Coronel Assis (União) e Gisela Simona (União). Contra, votaram Emanuel Pinheiro Neto (MDB), Emanuelzinho (MDB) e Juarez Costa (MDB).
O texto segue agora para análise no Senado Federal.