VAGA DE DESEMBARGADOR

Deputado aciona CNMP para barrar candidatura de Deosdete Cruz ao Tribunal de Justiça

· 1 minuto de leitura
Deputado aciona CNMP para barrar candidatura de Deosdete Cruz ao Tribunal de Justiça

Conteúdo/ODOC - O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB), o Emanuelzinho, acionou o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para impedir que o ex-procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz Júnior, dispute a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJMT). 

Na petição, protocolada na segunda-feira (18), o parlamentar argumenta que Deosdete teria usado o cargo de chefe do Ministério Público Estadual para viabilizar sua candidatura, beneficiando-se de uma suposta relação privilegiada com o governador Mauro Mendes (União Brasil) e a primeira-dama Virginia Mendes. Segundo Emanuelzinho, essa proximidade teria influenciado decisões no órgão e pode comprometer a imparcialidade da escolha para o TJMT. 

O documento também menciona a antecipação da aposentadoria do desembargador Guiomar Teodoro Borges, que deixou a Corte dois meses antes do previsto, o que, segundo a petição, teria sido uma "manobra" para favorecer a escolha do representante do Ministério Público na vaga do quinto constitucional. 

Outro ponto levantado pelo deputado é a suposta omissão de Deosdete em investigar possíveis irregularidades envolvendo o governador, como o uso de uma aeronave UTI do Estado para eventos particulares. Emanuelzinho afirma que há "indícios claros de troca de favores" entre o ex-PGJ e o chefe do Executivo estadual. 

Diante dessas alegações, a petição solicita que Deosdete seja impedido de participar da lista sêxtupla para a vaga no TJMT até que todas as denúncias sejam apuradas. O pedido ainda requer que o julgamento do caso seja retirado da pauta virtual e analisado presencialmente, garantindo sustentação oral e um debate mais aprofundado.