conecte-se conosco


Política MT

DEM e PSB fazem dobradinha e lançam pré-candidaturas de Souza e Dr. Thiago à prefeitura de Livramento

Publicado

Os nomes foram oficializados durante convenções na manhã de sábado

Silmar de Souza Gonçalves “Souza” foi confirmado como pré-candidato a prefeito de Nossa Senhora do Livramento, cidade situada a 42 Km de Cuiabá, em convenção do DEM que faz coligação com o PSB que indicou o seu vice Dr. Thiago Almeida, também em encontro convencional realizado no mesmo dia, no mesmo espaço, porém em horários diferentes. Dessa forma os partidos fazem dobradinha nas eleições de 15 de novembro rumo à reeleição de Souza – atual prefeito do município papa-banana.

As convenções foram bastante prestigiadas contando com militantes políticos históricos do lugar, entre eles, os ex-prefeitos Zenildo Sampaio e Nereu Botelho que na ocasião foi representado pelo filho Osvaldinho. Já na condição de pré-candidatos Souza e Thiago também receberam incentivos dos irmãos Campos; senador Jaime e Júlio Campos, e do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso deputado Eduardo Botelho. Outras lideranças como ex-vice-prefeitos, ex-vereadores também se fizeram presente e todos foram enfáticos ao declararem apoio à reeleição de Souza.

“Em nome do Diretório Regional do Democrata de Mato Grosso, em nome do nosso presidente Fábio Garcia, em nome do nosso governador Mauro Mendes, do senador Jaime Campos e de toda direção estadual venho aqui trazer o nosso apoio especial à reeleição do nosso grande prefeito Silmar de Souza”, destacou Júlio Campos.

Para o ex-governador, “é necessário Livramento continuar progredindo, continuar crescendo, continuar desenvolvendo e a gestão do Souza tem sido uma gestão séria, primorosa e que merece dar continuidade nos próximos quatro anos.”

Quase que no mesmo tom seguiu o deputado Botelho ao declarar também apoio à pré-candidatura de Souza e Dr. Thiago: “Na condição de vice-presidente do Partido Democrata trago aqui o apoio, não só meu, mas também do presidente do Democrata Fábio Garcia que me pediu para representá-lo e declarar apoio total dele e dos deputados Dilmar Dal Bosco e Max Russi”, ressaltou o presidente da ALMT.

Botelho ainda completou: “Trago também o apoio do governador Mauro Mendes que me disse pessoalmente que vai estar aqui com você Souza nessa campanha, no dia que precisar estar presente, ele virá. Você tem o apoio total do governador Mauro para sua campanha e para sua administração”.

“Gostaria de chancelar aqui o meu apoio que é incondicional na candidatura de Souza e Dr. Thiago”, destacou o ex-prefeito por Livramento Zenildo Sampaio.

Segundo Zenildo, nos últimos três anos Souza fez muito por Livramento e tem a chance de continuar fazendo “por isso comprometi em apoiá-lo e defender a sua candidatura a reeleição. Souza sabe administrar Livramento porque governa para os pobres e para aqueles que mais necessitam, para os mais vulneráveis, para aqueles que de fato precisam da saúde e da educação”, salientou Zenildo.

Conheça um pouco dos pré-candidatos

Silmar de Souza Gonçalves ou simplesmente “Souza” é casado, tem 58 anos e é natural de Guiratinga/MT. É comerciante no ramo de autopeças em Várzea Grande, porém, reside em terras livramentense (Região da Morraria) há muitos anos. Souza também é criador de gado da raça Nelore, contudo se destaca mesmo como maior criador de peixe em água parada (represada) de Livramento. A produção de pescado eleva o município ‘papa banana’ em 2º lugar em criação de peixe em cativeiro de Mato Grosso. Livramento também já despontou como o 3º maior produtor em peixe de represa em nível nacional.

Hoje as atividades rurais de Souza o credencia como um dos maiores empregadores no meio rural, pois implantou uma fábrica de ração em sua propriedade onde usa mão-de-obra local.

Lá se produz alimentos, tanto para peixes como para outros animais de pequeno, médio e grande porte. Isso qualifica Souza como um dos maiores recolhedores de impostos aos cofres do município papa-banana, inclusive já recebeu ‘titulo de honrarias’, oferecido pela Prefeitura livramentense.

O pré-candidato a vice tem o nome completo de Thiago Gonçalo Lunguinho de Almeida e idade de 30 anos. Por ser médico é conhecido popularmente como Dr. Thiago. Este já vem de família tradicional da política livramentense, pois é nada menos que bisneto do saudoso João Pereira e sobrinho de finado Gabi, – os maiores cabos eleitorais da Região da Morraria livramentense. Ambos deixaram histórias inusitadas a respeito, assim como Nhonhô Tamarineiro.

Thiago é neto do ex-prefeito “Batista de Rancharia” que administrou Livramento de 1997 a 2000; também é sobrinho de Vicente Pereira Leite que foi prefeito de Livramento de 1973 a 1977; sobrinho também de José de Lima Barros, conhecido por seu Zeca, também prefeito de Livramento por duas vezes: de 1955 a 1959 e de 1967 a 1970; sobrinho ainda do ex-prefeito Joeli de Lima barros que governou Livramento de 1977 a 1983.

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

“Em MT, sai Arcanjo e entram os financistas do agro”, dispara Euclides Ribeiro

Publicado

Candidato ao Senado pelo Avante criticou os “barões do agro” que tomam as terras dos produtores para financiar políticos

“Não quero tomar cerveja ou vinho com governador, quero tomar café no gabinete do Mauro Mendes. Quero uma relação institucional com ele, não essa relação pessoal e íntima que ele tem com outros políticos. Quero trabalhar pelo Estado, e não trabalhar para grupos políticos”, disparou o candidato ao Senado, Euclides Ribeiro (Avante) durante entrevista ao programa Passando a Limpo, do jornalista, Agnelo Corbelino, de Rondonópolis.

Euclides afirmou que a troca de poder entre os mesmos grupos políticos que se revezam mandato após mandato em Mato Grosso prejudica o Estado e principalmente municípios com grande potencial de crescimento, como aconteceu em Rondonópolis.

“Vários grupos políticos prometeram trazer progresso para Rondonópolis, com a vinda de indústrias e empresas e o sonho de geração de emprego e renda para a população. Mas na verdade eles levaram progresso para o bolso deles”, apontou Euclides.

“Em Mato Grosso saiu Arcanjo e entraram os financistas da agricultura, que praticam agiotagem com produtores, cobram juros abusivos e pedem a terra como garantia. Aqui os grupos que governam o Estado são bancados pela velha política para defender o interesse de um seleto grupo”, criticou Euclides.

Candidato ao primeiro mandato, Euclides defende a proteção e o incentivo tanto dos produtores rurais, como do trabalhador chefe de família. Para isso, o carro chefe de sua campanha é o Programa “Nome Limpo”, uma proposta de Lei que prevê a renegociação de dívidas de pessoas físicas.

“Quero trabalhar para tornar Lei o Programa Nome Limpo. No Brasil mais de 70 milhões de pessoas são escravas do sistema financeiro e não conseguem voltar para o mercado consumidor por causa de suas dívidas. Em Mato Grosso esse número chega a 1 milhão. Precisamos acabar com estes juros extorsivos que tortura a população e corrói a suada renda do dia a dia”, finalizou.

O candidato do Avante ainda criticou a atuação de seu adversário, o senador “tampão” Carlos Fávaro, que no primeiro mês de Senado foi ao Governo pedir subsídios para o setor do algodão. “São R$6 bilhões de subsídios para setor de algodão, isso está errado. Quem vai pagar essa conta? Mais uma vez o mato-grossense. Isso é o que a velha política faz e vem fazendo em Mato Grosso, defendendo interesses de poucos grupos e excluindo a população”, disparou.

 

 

Continue lendo

Política MT

Mauro Zaque diz estar pronto para o TJ, mas lembra que vaga ainda não foi aberta

Publicado

De acordo com o promotor, ainda é cedo para se discutir sobre o assunto prematuro

O promotor Mauro Zaque, do Ministério Público Estadual (MPE), disse em entrevista com jornalistas nesta segunda-feira (19), que por conta das delações premiadas, de outubro do ano passado até agora, já foram investidos cerca de R$ 40 milhões na segurança pública. “Tudo executado”, garantiu.

Mauro Zaque também falou das nove novas vagas para desembargadores no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, sendo duas dedicadas ao quinto constitucional, uma para membros do Ministério Público do Estado e outra para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O promotor do MPE disse que está preparado para o desafio. “Lógico, mas também tenho colegas de grande valor e competência e estão preparados também. Mas temos que ter a vaga, não há o que se falar em eventual disputa se não houve a vaga”, disse.

“Primeiro tem que abrir a vaga. Enquanto essa vaga não for aberta, tudo que se fala é especulação. A gente não tem parâmetro para avaliar quando, mas torço para que isso aconteça logo”, declarou.

No Ministério Público, há pelo menos seis membros do órgão – entre promotores e uma procuradora – que estão interessados na cadeira de desembargador.  Além de Mauro Zaque, no primeiro grupo estão os promotores de Justiça Arnaldo Justino, Adriano Augusto Streicher, Wesley Sanches Lacerda, Lindinalva Rodrigues e Márcia Furlan. No segundo, a procuradora é Eunice Helena Rodrigues.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana