Polícia Federal
Delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza é nomeado Secretário-Geral da INTERPOL
Brasília/DF. O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi eleito pela Assembleia-Geral da INTERPOL, em Glasgow (Escócia), como novo Secretário-Geral da maior organização policial do mundo. Com a escolha, Urquiza se torna o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar esse cargo nos 100 anos de existência da INTERPOL, marcando um momento histórico para o Brasil e ampliando a presença brasileira na luta global contra o crime organizado.
Aprovado pela maioria dos 196 países membros da INTERPOL, Urquiza assumirá o posto ao final do mandato do atual Secretário-Geral, Jürgen Stock, da Alemanha, no dia 7 de novembro de 2024.
A eleição tinha sido realizada no âmbito do Comitê Executivo da Interpol, em Lyon, em junho de 2024 e foi ratificada nesta terça-feira (5/11).
A ratificação do delegado Urquiza reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional, crescentemente, uma dimensão essencial. Representa, ademais, o reconhecimento, pela comunidade internacional, do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira no enfrentamento à criminalidade, bem como de sua relevante contribuição ao trabalho da INTERPOL.
A exitosa campanha pela eleição do brasileiro Valdecy Urquiza a Secretário-Geral da INTERPOL foi fruto de estreita coordenação entre a Polícia Federal, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O Secretário-Geral da INTERPOL é o principal executivo da organização, com mandato de cinco anos. Atualmente, ele é Diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e foi Vice-Presidente da INTERPOL para as Américas de 2021-2024.
Em sua trajetória, Urquiza ocupou cargos de destaque, como Chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal do Brasil e Diretor-Assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes na sede da INTERPOL, em Lyon, França. No Brasil, liderou o Escritório Central Nacional da INTERPOL, a Divisão de Cooperação Policial Internacional, a Divisão de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.
Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Urquiza é também ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA.
Aos 43 anos, nascido em São Luís/MA, será responsável por liderar a organização em seus esforços globais de combate ao crime transnacional e fortalecimento da cooperação policial internacional.
Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
[email protected]
(61) 2024.8142
Fonte: Polícia Federal
-
Ministério Público MT21/11/2024 - 20:30
Penas impostas a réus de 5 vítimas retratadas em mostra somam 107 anos
-
Política MT21/11/2024 - 19:00
Chefe da Casa Civil rebate CEO da Carrefour sobre boicote à produção e defende soberania nacional
-
Polícia Federal26/11/2024 - 07:31
PF extradita brasileiro procurado por homicídio qualificado
-
Policial22/11/2024 - 14:15
Após bebedeira e uso de drogas, homem ameaça matar família e é morto a pauladas pelo enteado em VG
-
Jurídico21/11/2024 - 17:00
Ministro do STF nega pedido de lobista para suspender processo por venda de sentença no caso Zampieri
-
Policial22/11/2024 - 15:45
Operação da PC apreende 15 veículos e bloqueia R$ 6 milhões em operação contra golpistas de MT e Ceará
-
Geral25/11/2024 - 17:40
Homem morre após se jogar na frente de caminhão na Mário Andreazza, em Várzea Grande
-
Policial22/11/2024 - 15:55
PM desmente boato sobre idosa que estaria dando golpes pelas ruas de Cuiabá; veja vídeo