conecte-se conosco


Mato Grosso

Definidos primeiros campeões estaduais dos Jogos Escolares em Mato Grosso

Publicado

Terminou nesta segunda-feira (22.07), em Sorriso, a primeira etapa estadual dos Jogos Escolares de Mato Grosso. Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), a competição reuniu quase mil alunos-atletas da categoria B, de 12 a 14 anos, e definiu os representantes do Estado nas etapas nacionais deste ano.

De 16 a 22 de julho, 92 equipes de 69 diferentes instituições de ensino públicas de privadas de 63 municípios mato-grossenses disputaram os títulos do maior evento esportivo escolar do Estado. 

Durante a entrega da premiação, o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, agradeceu o apoio oferecido pela gestão municipal de Sorriso para a realização dessa fase estadual dos Jogos Escolares da Juventude. 

“Foram Jogos que superaram todas as nossas expectativas. O município de Sorriso recebeu a todos muito bem, pudemos contar com o envolvimento de toda a cidade, fazendo da competição um sucesso. Nossa equipe da Secel tem muito a agradecer a todas as Secretarias da gestão municipal, especialmente a de Esportes, e ao Governo do Estado por entenderem o alcance dessa ação”. 

As partidas finais foram realizadas na manhã de segunda-feira (22), nos ginásios Domingão e Fermino Maleski, nas quadras poliesportivas das escolas Flor do Cerrado e do Centro de Educação Básica São José e também no ginásio da AABB. 

Futsal

A partida final do futsal masculino foi entre as escolas estaduais Dez de Dezembro, de Pedra Preta, e André Antônio Maggi, de Ipiranga do Norte. Por 4 a 2, a equipe de Pedra Preta foi a campeã. Já no futsal feminino, quem levou o título foi Primavera do Leste, representada pelo Centro de Ensino Aquarela – que venceu a Escola Nova Dinâmica, de Sorriso. 

Vôlei

O título no vôlei masculino foi conquistado pela equipe do Centro Educacional Maria Auxiliadora, de Cuiabá, que enfrentou nas finais a Escola Estadual Cleufa Hubner, de Sinop. A capital também conquistou o título feminino, desta vez com o Colégio Isaac Newton que disputou as finais contra o Centro Municipal de Ensino José Nodari, de Tangará da Serra. 

Handebol

A escola estadual 13 de maio, de Sorriso, levou o ouro no handebol masculino ao vencer a Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, de Campo Verde. No feminino, a escola de Sorriso também disputou o título, mas não conseguiu repetir o ouro ao perder as finais para o Colégio Mãe da Divina Providência, de Primavera do Leste.

Basquete

No masculino, a equipe da Escola Interativa Coopema, de Barra do Garças, venceu o colégio Isaac Newton, de Cuiabá, por 42 a 20 . As escolas estaduais 13 de maio, de Sorriso, e Antônio Grohs, de Água Boa, disputaram o título feminino, com a equipe do município-sede vencendo por 21 a 18 pontos.

Próximas fases

De 28 de julho a 03 de agosto, jovens de 15 a 17 anos, da categoria A, disputam a etapa estadual em Água Boa. No fim de setembro, os esportes individuais passam a fazer parte dos Jogos Escolares, com competições em Várzea Grande. 

As etapas nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro – COB começam em setembro com três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas. As escolas campeãs de Mato Grosso participam da etapa regional Verde, da qual também fazem parte os Estados do Norte e o Distrito Federal e será realizada de 11 a 15 de setembro, em Palmas/TO.

Em novembro, Blumenau, em Santa Catarina, recebe a etapa final nacional, com a participação das equipes vencedoras das modalidades coletivas em suas respectivas regionais e inclusão dos campeões estaduais nas modalidades individuais. 

Confira lista completa das escolas campeãs em Mato Grosso, na categoria B (12 a 14 anos):

Modalidade Escola Município
Futsal Feminino Centro de Ensino Aquarela Primavera do Leste
Futsal Masculino E.E Dez de Dezembro Pedra Preta
Vôlei Feminino Colégio Isaac Newton Cuiabá
Vôlei Masculino C.E Maria Auxiliadora Cuiabá
Handebol Feminino Colégio Mãe da Divina Providência Primavera do Leste
Handebol Masculino E.E 13 de Maio Sorriso
Basquete Feminino E.E 13 de Maio Sorriso
Basquete Masculino Escola Interativa Coopema Barra do Garças

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Bombeiros finalizam entrega de viaturas e equipamentos aos comandos regionais

Publicado


.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), finalizou nesta sexta-feira (29.05) a entrega de viaturas e equipamentos ao sete Comandos Regionais da corporação. Os itens são provenientes de uma frota de 27 automóveis e diversos equipamentos utilizados em atividades operacionais que foram entregues pelo Governo do Estado no dia 19 de maio, no Palácio Paiaguás.

CRBM-I

O Comando Regional I (CRBM-I), sediado em Cuiabá, recebeu nove viaturas que serão destinadas para o quartel do Comando Geral, Primeiro e Segundo Batalhão (1º BBM e 2º BBM), Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP), a Coordenadoria de Articulação e Integração Comunitária (BM3) e Coordenadoria de Logística e Patrimônio (BM4), além de equipamentos como desencarcerador, barco, motor de popa, equipamentos de proteção respiratória (EPR), dentre outros.

CRBM-II

O Comando Regional II (CRBM-II), com sede em Rondonópolis, recebeu cinco caminhonetes, um barco com reboque, três motores de popa, três EPR’s e dois conjuntos desencarceradores. O CRBM-II é composto pelos municípios de Primavera do Leste, Jaciara, Campo Verde e Alto Araguaia.

CRBM-III

Nesta sexta-feira (29), O CRBM-III, localizado em Sinop, recebeu cinco viaturas operacionais, quatro embarcações com reboque e dois desencarceradores que auxiliarão o trabalho nas Unidades Bombeiro Militar de Sinop, Nova Mutum, Sorriso e Lucas do Rio Verde. 

CRBM-IV

Já a entrega ao CRBM-IV, em Barra do Garças, foi realizada na quinta-feira (28). Foram entregues três caminhonetes, duas embarcações com motor de 30 HP e reboque, um equipamento desencarcerador com diversas ferramentas hidráulicas, dois EPR’s e dois kits de serra-sabre. Esses novos equipamentos irão auxiliar as Unidades do Vale do Araguaia.

CRBM-V

O CRBM-V, que abrange os municípios de Cáceres e Pontes Lacerda, recebeu duas viaturas, um desencarcerador, duas embarcações e diversos equipamentos de primeiros socorros. A entrega ocorreu na manhã de quinta-feira (28).

CRBM-VI

Foram entregues, na quarta-feira (27), quatro caminhonetes para o CRBM-VI, sediado em Tangará da Serra e composto pelos municípios de Tangará da Serra, Juína e Campo Novo do Parecis. Outros equipamentos também foram distribuídos, sendo dois barcos motores, três EPIs e uma serra-sabre.

CRBM- VII  

O CRBM-VII foi contemplado com quatro viaturas destinadas para as unidades de Alta Floresta, Colíder e Guarantã do Norte. Além disso, foram entregues dois desencarceradores, uma embarcação, uma serra-sabre, um EPR, dentre outros equipamentos. 

As solenidades de entrega contaram com a presença de diversas autoridades civis e militares. Os equipamentos são de suma importância para a realização do serviço operacional, podendo oferecer melhores condições de trabalho, além de potencializar o atendimento operacional proporcionando uma melhoria na qualidade dos serviços prestados à população.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Campanha Vem Ser Mais Solidário leva alimentos para famílias carentes do Sucuri

Publicado


.

A campanha ‘Vem Ser Mais Solidário – MT unido contra o coronavírus’, do Governo de Mato Grosso, tem beneficiado muitas famílias carentes, que sofrem com a falta de alimento neste período de pandemia do novo coronavírus. A ação, que é liderada voluntariamente pela primeira-dama, Virginia Mendes, e executada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), tem beneficiado entidades e comunidades de todo o Estado.

As famílias da região do Distrito do Sucuri, em Cuiabá, foram atendidas pela ação, nesta quinta-feira (28.05). As entregas foram realizadas pela secretária adjunta de Direitos Humanos da Setasc, Salete Morokcoski, que levou cestas básicas até a comunidade, além dos materiais de limpeza e de higiene. 

“Estamos aqui, a pedido da primeira-dama e da secretária Rosamaria, para atender as famílias que precisam desses mantimentos para sua sobrevivência. Contamos com o apoio e pedimos todo cuidado com a higienização para combater o vírus da Covid-19”. 

Salete frisou que o índice de violência também aumentou com a pandemia e que a pasta de Direitos Humanos continua em atendimento em caso de algum tipo de violação.

Juvercina Viegas Fernandes, que atua como voluntária no departamento da Assistência Social da Igreja Adventista do Sétimo Dia da comunidade, relatou a realidade das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 

“Ficamos agradecidos com a ajuda da primeira-dama, Virgínia Mendes, e da secretária da Setasc por este gesto nobre. Este trabalho representa muito para nós, porque muitas das mulheres que estão aqui, ajudam financeiramente em casa, mas neste momento estão impossibilitadas de trabalhar”. 

É o caso de Maria Nunes, de 54 anos, que mora com seu marido, cunhada e filho, há 13 anos na comunidade. Ela conta que vendia cremosinho na escola, mas devido ao isolamento as aulas foram suspensas e assim não pode mais trabalhar. “Para mim este alimento representa muito. Eu e meu marido estamos desempregados e sem as vendas tudo está difícil. Agora, com esses alimentos, vamos garantir a comida na mesa”, disse.

Quem também comemorou a chegada das doações foi Vânia dos Santos, de 25 anos. “Em casa somos em seis pessoas. Somente eu e meu marido trabalhamos, mas com a pandemia os gastos aumentaram. Tive que instalar internet para o meu filho estudar. A conta de luz aumentou. Essa doação de alimento vai ajudar no sustento da casa”, agradeceu.

Mais entregas

Além das famílias do distrito do Sucuri, a campanha também atendeu 220 famílias assistidas pela Associação de Promoção Humana e Social “Grupo Boas Novas”, de Cuiabá. A entidade desenvolve trabalhos sociais e culturais,  como por exemplo, a prevenção primária contra as drogas por meio da música, teatro e esporte, além de realizar doações de roupas e alimentos para a comunidade e encaminhar os jovens para o mercado de trabalho.

Na casa da Julia Dywlayany Silva, o básico, como o arroz, feijão e óleo, já estava escasso. Nesta quinta-feira (28.05), ela fez parte do grupo de pessoas da Associação que receberam as cestas básicas e materiais de limpeza da campanha.

A secretária adjunta de Cidadania da Setasc, Rosineide Porcionato, que acompanhou as distribuições dos sacolões, disse que a ação é fundamental para amenizar as dificuldades que as famílias enfrentam neste momento de pandemia. “Muitas famílias estão sentindo as consequências deste isolamento. Neste sentido, a campanha ‘Vem Ser Mais Solidário’ vem unindo esforços para contribuir diariamente com quem mais precisa”, destacou.

O presidente da instituição, Celso Marcos Filho, disse estar muito feliz, pois as pessoas assistidas pela Associação, em sua maioria, se encontram em situação de extrema pobreza. 

“Fomos de casa em casa cadastrando, acompanhando as pessoas mais carentes que realmente precisam, principalmente neste período. Encontramos muitas pessoas desempregadas. O Governo do Estado está de parabéns com essa iniciativa. Que Deus abençoe todos que contribuiriam para esta realização”, externou.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana