conecte-se conosco


Esportes

Deficientes visuais mato-grossenses participam de competição nacional de goalball

Publicado

Quatro equipes representaram Mato Grosso na etapa regional Centro-Norte de Goalball, modalidade praticada apenas por deficientes visuais. Na categoria feminina, competiram as equipes da Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV/MT) e Associação Mato-grossense dos Cegos (AMC/MT). Já no masculino, o Estado foi representando pelo Instituto dos Cegos do Estado do Mato Grosso (Icemat) e Associação Rondonopolitana.

A edição 2019 do Regional Centro-Norte de Goalball foi realizada de 17 a 21 de julho, em Goiânia-GO e contou com a participação de equipes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Amapá e do Distrito Federal.

Das quatro equipes mato-grossenses, três conquistaram medalhas. A equipe feminina da Associação Rondonopolitana ficou com o bronze e a da Associação Mato-grossense dos Cegos conquistou a medalha de prata.  A Associação Rondonopolitana repetiu o bronze com a equipe masculina.

Para que pudessem competir em Goiânia, a Federação Mato-grossense de Desportos para Cegos – que integra as instituições no Estado – contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).

“As equipes mato-grossenses tiveram um ótimo desempenho na competição. E nossa participação só foi possível porque pudemos contar com o apoio e empenho da Secel. Mesmo com toda a dificuldade que o Estado se encontra, essa gestão já mostrou que é diferente”, agradeceu o presidente do Instituto dos Cegos, Udeilson César de Arruda.

Leia Também:  O Brasileirão vem aí! Relembre todos os campeões da última década

O Goalball

Desenvolvido especificamente para deficientes visuais, o Goalball é o único esporte paralímpico não adaptado. O esporte é parecido com handebol em que o objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário. Sua bola possui guizos no seu interior. O barulho destes sininhos é que orienta os atletas, e apenas quando a bola sai das mãos do arremessador é possível para a defesa determinar qual foi o tipo de lançamento escolhido. Esta percepção, associada ao rápido reflexo do corpo, é fundamental para o bom posicionamento em quadra.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Esportes

Copinha FMF: Cuiabá e Luxerdense iniciam série de ida e volta pelo título, neste sábado

Publicado

ÉRICA COSTA
Cuiabá e Luverdense, que superaram os adversários nas etapas passadas, chegam fortes e sem favoritismo para a disputa pelo título da Copa FMF 2019 neste sábado. O primeiro das duas partidas acontece às 18 horas, na Arena Pantanal.
Neste ano, o título servirá apenas para a galeria de troféus de um dos vencedores, já que o Cuiabá, atual campeão estadual, já garantiu a vaga na Copa do Brasil 2020. Com a vaga assegurada, mesmo que seja apenas vice, o Luverdense já é o outro representante de Mato Grosso na competição nacional, no ano que vem.
No histórico da copinha, o Luverdense tem três títulos (2004, 2007 e 2011), e o Cuiabá levou o caneco duas vezes: em 2010 e 2016. Em 2014, quando o ex-governador Blairo Maggi criou a Copa Mato Grosso (hoje FMF), o Luverdense teve a primazia do títuo e o próprio Cuiabá levou o segundo lugar.
O LEC terminou a 1ª fase na liderança com 17 pontos em sete jogos disputados. Nas semifinais, o Verdão do Norte eliminou o Mixto após vencer por 3 a 0, no estádio Passo das Emas. O Cuiabá despachou o União EC. O jogo da volta será no domingo próximo.
TODOS OS CAMPEÕES
2004 – Luverdense
2005 – Operário
2006 – Cacerense
2007 – Luverdense
2008 – Araguaia
2009 –Vila Aurora
2010 – Cuiabá
2011 – Luverdense
2012 – Mixto
2013 – REC
2015 – Dom Bosco
2016 – Cuiabá
2017 – União EC
2018 – Mixto

Leia Também:  À espera de Jesus, Flamengo vence o Fortaleza com dois gols de Gabigol
Continue lendo

Cuiabá

Dia D: neste sábado, prefeitura faz campanha contra sarampo e abre PSF e postos em duas regiões

Publicado

Neste sábado (19), além do Dia D de Vacinação contra Sarampo para crianças, os PSFs e Centros de Saúde da Regional Norte e da Regional Sul estarão com todas as suas atividades funcionando para atender ao público que não tem oportunidade de utilizar os serviços durante a semana. Os atendimentos estarão sendo realizados das 8h às 17h.

Segundo a diretora da Atenção Básica, Miriam Naschenveng, as unidades vão oferecer atividades de rotina e acesso aos Programas Estratégicos como aferição de pressão arterial e glicemia e atendimento de farmácia e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis. Também serão ofertados exames para prevenção/detecção de câncer de colo de útero. “A mobilização da população foi realizada pelas equipes de Agentes Comunitários de Saúde de cada unidade durante a semana, que divulgaram a programação nas residências”, revelou Miriam.

Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho esse tipo de ação vem ao encontro do que preconiza a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. “Vamos aproveitar que todas as unidades estarão abertas para o Dia D de Vacinação e oferecer atendimentos nas unidades das Regionais Norte e Sul neste sábado. Nosso objetivo é proporcionar assistência em saúde para quem não tem tempo de buscá-los durante a semana. Este escalonamento de abertura por regiões é uma dinâmica que estamos implementando em caráter experimental, visando oferecer os serviços de saúde com mais qualidade e humanização para a população”, complementou o secretário.

Leia Também:  Psicologia esportiva como aliado na atuação da arbitragem no futebol

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana