Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Decreto do governo estadual determina “fecha tudo” a partir das 19 horas em todos os municípios

Publicado

Governador Mauro Mendes, presidente da AL, Max Russi e o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo durante reunião virtual com prefeitos [Foto – Maike Toscano]

Em uma rápida fala com a imprensa, no início da tarde desta segunda-feira (1), o governador Mauro Mendes (DEM), falou das medidas que serão adotadas em Mato Grosso para o combate do coronavírus e evitar um colapso no sistema público de saúde.

“O governo conseguiu segurar a ocupação dessas taxas da ocupação de UTIs, mas chegamos no limite. Lamentavelmente temos que adotar aquilo que o Brasil inteiro está fazendo, o mundo inteiro já fez, que é diminuir a circulação de pessoas para diminuir a situação do vírus”, disse Mendes.

Conforme o governador, “essas medidas ainda não são um lockdow geral, o fecha tudo, mas vai funcionar das 5 da manhã até as 19 horas, neste horário as atividades permanecem normais. A partir das 7 da noite até as cinco da manhã, só farmácias e equipamentos da saúde e postos de combustíveis”.

“O sistema delivery vai poder funcionar até às 22 horas, mas a partir das 19 horas, todos terão que fechar. E a partir das 21 horas vai existir o chamado toque de recolher, a polícia vai estar nas ruas, com barreiras, nas principais cidades, onde nós tivermos força policial para isso”, explicou o governador democrata.

Segundo Mauro Mendes, “os prefeitos participaram conosco de uma grande reunião, onde nós informamos isso, o Ministério Público vai estar fiscalizando. Eu espero que a população compreenda. Lamentavelmente, essa semana vamos chegar, provavelmente, a quase 100% da ocupação de nossas UTIs. Se não frearmos o vírus teremos muita perda de vidas”.

Mendes explicou que ainda hoje encaminha, em regime extraordinário, um projeto de lei para a Assembleia Legislativa, com as novas medidas. “Nesse projeto estará contida a possibilidade de multa para quem descumprir. Teremos multas pesadas que não gostaríamos de aplicar. Mas quem descumprir será multado”.

Sobre a questão da vacina, Mauro Mendes observou que “essa sempre foi uma responsabilidade do Ministério da Saúde. O governo compra e manda para os governos estaduais. A do coronavírus é uma corrida mundial. Independente do governo federal, eu estou tentando comprar há mais de um mês, já falei com vários laboratórios. Amanhã mesmo estamos indo em Brasília para uma reunião com os demais governadores e a presidência, para tentar um acordo com o fabricante da vacina Sputnik”.

 

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana