NOVOS ARES

De saída do TCE, conselheiro Valter Albano é cotado para assumir a Secretaria de Fazenda

· 2 minutos de leitura
De saída do TCE, conselheiro Valter Albano é cotado para assumir a Secretaria de Fazenda
Revelação foi feita pelo presidente do TCE, Sérgio Ricardo, durante sessão nessa segunda-feira [Foto - Tony Ribeiro]

Conteúdo/ODOC - Durante a sessão que marcou a aposentadoria do conselheiro Valter Albano da Silva, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Sérgio Ricardo, revelou publicamente que o agora ex-integrante da Corte já é cotado para integrar o primeiro escalão de um futuro governo estadual, com possibilidade de assumir a Secretaria de Fazenda.

Ao discursar no plenário, Sérgio Ricardo relatou contatos recentes feitos por lideranças políticas interessadas na participação de Albano no planejamento de uma campanha majoritária.

Segundo ele, houve pedido direto para que intercedesse a fim de que o conselheiro passasse a integrar, desde já, a coordenação da campanha e o desenho da equipe econômica. “Pedindo por gentileza para que eu pudesse interceder para que o Valter já pudesse passar a fazer parte do planejamento da equipe do candidato, na coordenação da campanha e como secretário de Fazenda”, afirmou.

O presidente do TCE destacou que a insistência demonstrou o prestígio e o reconhecimento técnico de Valter Albano fora do ambiente do controle externo.

Sérgio Ricardo contou que recebeu uma longa mensagem e, posteriormente, uma ligação reforçando a importância de Albano para o projeto político em construção. “Não sei se eu deveria falar isso, mas acho que mostra quem é o Valter. Aqui a gente só vê o Valter conselheiro, mas fora daqui ele é muito requisitado”, disse.

Ainda conforme o presidente, o interlocutor fez questão de ressaltar a necessidade de Albano desde o início da campanha, especialmente pela capacidade de contribuir na formulação de propostas e na condução da área financeira. “A pessoa fez um discurso falando do Valter, da necessidade do Valter desde já”, relatou Sérgio Ricardo, ao acrescentar que orientou o contato direto com o próprio conselheiro.

A declaração ocorreu no contexto da aposentadoria oficial de Valter Albano, formalizada por ato publicado no Diário Oficial de Contas.

O TCE-MT definiu a lista tríplice formada pelos procuradores Alisson Carvalho de Alencar, Gustavo Coelho Deschamps e William de Almeida Brito Júnior, que será encaminhada ao governador para escolha do novo conselheiro.

Valter Albano se aposenta após trajetória marcada por atuação técnica e influência nos debates fiscais e administrativos do Estado. A fala do presidente do Tribunal reforça a expectativa de que Albano continue exercendo papel relevante na vida pública de Mato Grosso, agora fora da Corte de Contas e possivelmente à frente da área econômica do Executivo estadual.