conecte-se conosco


Cuiabá

Data alusiva a criação do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães pode virar lei

Publicado

span style”color: rgb(34, 34, 34) font-family: arial, helvetica, sans-serif font-size: small”>O Projeto de Lei que tem como principal objetivo, instituir no âmbito do município a data comemorativa de 12 de abril, pela criação do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, foi apresentado pelo Vereador Professor Mario Nadaf (PV) e já está tramitando na Câmara Municipal de Cuiabá.

O intuito desta lei é inserir campanhas que incentivem a preservação e os cuidados ambientais adequados com o Parque Nacional, que este ano completou 30 (trinta) anos. “Estamos voltados para a importância da preservação ambiental, da manutenção do local e nós pretendemos fazer uma audiência pública com a Câmara de Cuiabá e de Chapada dos Guimarães, pra estabelecer as prioridades dessa preservação”, disse o Vereador Mario Nadaf.

Com uma área de 32.630 ha, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos. O parque faz parte da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, protegendo cabeceiras do rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal Mato-Grossense.

O Parque Nacional está localizado nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, seu acesso é feito pela Rodovia Emanuel Pinheiro – MT 251, que margeia e corta o parque em grande extensão. De Cuiabá até a entrada principal do parque são 50 quilômetros. Se o ponto de partida for a cidade de Chapada dos Guimarães, a entrada está a 11 quilômetros de distância.
O Parque permanece aberto para visitações todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.

Paula Andrade | Assessoria Vereador Mario Nadaf

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

http://www.urgentenews.com.br/wp-content/uploads/thumbnail-for-358753.jpg

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Veja os dados do painel Covid-19 deste domingo (28)

Publicado


.

Neste domingo (28), Cuiabá tem 3.570 casos confirmados de Covid-19 de residentes no município e 842 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Dos confirmados, 679 já estão recuperados da doença e houve 159 óbitos de residentes e 93 de não residentes.

Na rede hospitalar há 261 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 148 na UTI e 113 em enfermaria. Também estão internados 255 pacientes com suspeita da doença, sendo 105 na UTI e 150 em enfermaria. Do total de pessoas internadas em UTI, 170 são de residentes em Cuiabá e 83 de residentes de outros municípios. Do total de internados em enfermaria/isolamento, 195 pessoas são de Cuiabá e 68 de outros municípios.

 

Hoje Cuiabá registrou mais 9 óbitos de residentes, chegando a um total de 159 mortes. O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam profundamente todos estes óbitos.

 

Segue abaixo a relação dos óbitos: 

 

Homem, 82 anos, internado em hospital público. Comorbidade em investigação. Veio a óbito em 25/06.

 

Mulher, 69 anos. Não foi divulgado o hospital onde estava internada. Tinha diabetes e doença neurológica. Veio a óbito em 26/06.

 

Homem, 50 anos, internado em hospital particular. Tinha hipertensão, diabetes, cardiopatia e doença renal. Veio a óbito em 26/06.

 

Homem, 74 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão e diabetes. Veio a óbito em 27/06.

 

Homem, 62 anos. Não foi divulgado o hospital onde estava internado. Tinha hipertensão. Veio a óbito em 27/06.

 

Homem, 63 anos. Não foi divulgado o hospital onde estava internado. Tinha hipertensão e diabetes. Veio a óbito em 27/06.

 

Mulher, 46 anos, internada em hospital público. Tinha pneumopatia. Veio a óbito em 27/06.

 

Homem, 70 anos, internado em hospital público. Comorbidade em investigação. Veio a óbito em 28/06.

 

Homem, 58 anos. Não foi divulgado o hospital onde estava internado. Não foi divulgado se tinha comorbidade. Veio a óbito em 28/06.

Continue lendo

Cuiabá

Prefeito faz apelo para viabilizar bombas de infusão para abertura de novos leitos de UTI

Publicado

Cuiabá já conta com 20 respiradores instalados no Hospital de Referência à Covid-19 (antigo Pronto Socorro), mas que dependem da chegada de bombas de infusão, que a Prefeitura tenta há quase um mês adquirir, mas não encontra no mercado. Por conta disso e do alto índice de ocupação dos 95 leitos de UTI’s exclusivos para Covid-19 já existentes na rede municipal, o prefeito Emanuel Pinheiro fez um apelo para que todos que tenham condições ajudem a colocar esses 20 novos leitos de UTI à disposição dos pacientes. “Para abrir esses leitos amanhã, precisamos de 60 bombas de infusão imediatamente. Já fizemos o processo desde o início do mês, estamos em busca. Há uma dificuldade que não é só de Cuiabá, é do Brasil inteiro. Essa dificuldade está no mundo inteiro e o Brasil não foge a regra”, explica o gestor.

“Eu aproveito para fazer um apelo ao governo do Estado, às autoridades em geral, às empresas privadas. Quem tiver condições de viabilizar, seja para compra ou por doação, 60 bombas de infusão para a Prefeitura de Cuiabá, por favor, entre em contato conosco, que, conseguindo viabilizar essas 60 bombas de infusão, eu abro amanhã mais 20 leitos de UTI’s exclusivos para Covid-19”, afirmou neste domingo (28), após fazer vistoria no Hospital de Referência. O pedido por 60 bombas de infusão ocorre porque a cada respirador são utilizadas 3 bombas de infusão.

Pinheiro destaca ainda que a Prefeitura deve abrir em breve mais leitos de UTI exclusivos para atendimento à pacientes com Covid-19. O deputado Emanuel Pinheiro Neto, Emanuelzinho, conseguiu mais 20 respiradores (10 fixos e 10 móveis, para ambulâncias) nesta semana, além dos 20 que já foram adquiridos no último dia 12 e que já estão no Hospital de Referência, aguardando as bombas de infusão para começarem a funcionar. Também já chegaram os 10 respiradores doados pelo Governo do Estado. “Nós já planejamos abrir novos leitos de UTI’s nos próximos dias para continuar atendendo e acolhendo a população cuiabana, a população mato-grossense, salvando vidas, zelando, cuidando, preservando a saúde e a vida das pessoas”, afirma o prefeito de Cuiabá.

Atualmente, a rede municipal de Saúde já conta com 95 leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, sendo 55 no Hospital Referência e 40 no Hospital São Benedito.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana