conecte-se conosco


Agro News

Curso capacita professores de escolas indígenas sobre alimentos saudáveis da agricultura familiar

Publicado

Gestores e professores de escolas indígenas do Amapá participaram de oficinas sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Durante quatro dias, representantes dos povos Galibi-Marworno, Karipuna, Palikur e Galibi-Kalinã estiveram na cidade de Oiapoque para debater sobre como garantir aos estudantes das escolas indígenas da região uma alimentação saudável, de acordo com a realidade local.

Nas oficinas, os participantes assistiram apresentações sobre o funcionamento do Pnae e tiraram dúvidas de questões relacionadas à prestação de contas, licitação, mapeamento da produção agrícola local, elaboração de cardápios específicos e diferenciados, estruturação de chamadas públicas para compra de produtos da agricultura familiar e criação de projetos de venda para os produtores fornecedores.

A analista técnica de políticas sociais do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Carolina Marra, explica que “a oficina teve um caráter prático, com o objetivo de capacitar os gestores das escolas indígenas para a elaboração das chamadas públicas e de projetos de venda, visando assim facilitar o processo de compras de alimentos garantido pela lei do Pnae”.  

Leia Também:  CITROS/CEPEA: Feriado aumenta demanda por tahiti e preço sobe

De acordo com a Lei n° 11.947/2009, do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Pnae, no mínimo 30% devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. “A compra de produtos da agricultura familiar é facilitada, pois permite dispensa de processo licitatório, desde que lançada a chamada pública” destacou Marra.  

Demanda

A iniciativa partiu de demanda apresentada pela Organização dos Professores Indígenas do Município de Oiapoque (Opimo) na Câmara de Comercialização de Produtos da Sociobiodiversidade e da Agroecologia do Amapá. Segundo Izabel Gobbi, antropóloga da Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania (CGPC) da Funai, ações como essas são necessárias, pois “os povos indígenas têm pedagogias próprias e processos específicos de ensino e aprendizagem, sendo que os hábitos alimentares, as práticas e conhecimentos associados são parte fundamental desses processos”.

A ação foi organizada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) com o apoio do Mapa, Cooperação Técnica Alemã (GIZ ), da Secretaria Estadual de Educação (Seed), da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas do Amapá, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), do Conselho de Alimentação Escolar do Estado (CAE/AP), do Conselho de Alimentação Escolar do Município, da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Agricultura, do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (lepé) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá (Sebrae Amapá).

Leia Também:  Graduada em Letras, produtora do Pará traduz em poesia a vida de mulheres rurais

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
[email protected]

Fonte: MAPA GOV
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Agro News

Alunos elogiam Academia de Liderança Master

Publicado

Fortalecimento Institucional

Alunos elogiam Academia de Liderança Master

Estão surpresos com o conteúdo

16/08/2019

“Está valendo a pena participar”. Essa é a avaliação dos alunos da primeira turma da Academia de Liderança Master, idealizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). O segundo módulo foi realizado nos dias 15 e 16 de agosto, com análise positiva dos participantes.

Uma das acadêmicas que teceu elogios ao projeto é a produtora de Lucas do Rio Verde e delegada suplente da Aprosoja-MT, Lucimeire Balzan Cella. Para ela, os dois primeiros módulos são essenciais para ter sucesso na liderança. “Esse ponta pé é fundamental para o sucesso. O curso está muito dinâmico, bastante atrativo e a gente nem vê as horas passarem. Os dois primeiros módulos são sequenciais e nos trazem o suporte que precisamos para nos conhecer e como lidar com as emoções no dia a dia. Muito conhecimento e equilíbrio para alcançar as metas”, avaliou.

A delegada coordenadora e produtora rural em Primavera do Leste, Rosana Galbieri Legal enfatizou que a Academia Master garante maior aplicação dos conceitos já ensinados na tradicional Academia. O conteúdo das aulas surpreendeu a produtora. “Com certeza está valendo muito a pena participar. O autoconhecimento, inteligência emocional foram dois módulos bem importantes. O que eu vi aqui era o que eu procurava: algo para que eu me conhecesse, mas também com atuação. Como fazer o acerto maior é se conhecendo. Você conhece e identifica melhor seus colaboradores, a sua forma de liderar e contribui para uma equipe mais produtiva. Esse curso traz muito mais do que eu esperava”, disparou.

O produtor de Lucas do Rio Verde, Ronaldo Silva também disse que está valendo a pena participar do treinamento. Ele destacou o primeiro módulo, que o ajudou a se se conhecer melhor. “O primeiro módulo me ajudou a me conhecer pelos meus próprios olhos, me fez sair para fora e me enxergar”, contou.

Já o produtor de Sinop, Leonildo Bares enfatizou o trabalho relacionado a personalidade e parabenizou a Aprosoja Mato Grosso pela iniciativa de investir na formação de líderes mais assertivos. “Estamos trabalhando bastante a nossa personalidade e das outras pessoas também. Como líder, identificar as referências das pessoas, para saber lidar com elas. Estou achando muito positivo, muito bacana. Eu não esperava que aos 58 anos de idade pudesse estar aprendendo igual um garoto de primário. Parabéns a Aprosoja pela iniciativa, que é um grande passo para produção agrícola de Mato Grosso. Obrigado pela oportunidade que vocês estão me dando”, disse.

Master – O curso é um a espécie de pós-graduação para líderes já formados no tradicional treinamento da Aprosoja Mato Grosso. O treinamento “FAL in company – Formação Avançadas de Líderes” será ministrado pelo Grupo Valure.

O FAL é um programa que combina etapas de avaliação sistêmica do gestor, treinamento das mais atuais metodologias e ferramentas para liderança agregado com o coaching, que proporciona mais segurança na aplicação da prática do aprendizado de novos comportamentos.

 

Leia Também:  Publicada lista de produtos com bônus em maio para Garantia de Preços para a Agricultura Familiar

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA
Continue lendo

Agro News

Especialistas discutem situação da produção do setor leiteiro

Publicado

A situação da produção e a qualidade do leite no Brasil foram debatidas nessa semana, em Brasília, na 1ª reunião da Comissão Técnica Consultiva (CTC/Leite). Participaram da reunião representantes da Rede Brasileira de Laboratórios da Qualidade do Leite (RBQL), da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados e das secretarias de Política Agrícola, de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação e de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os técnicos analisaram os dados do sistema informatizado para monitoramento da qualidade do leite e apresentaram propostas de ações de curto e médio prazo para a melhoria da qualidade do produto, com base nas avaliações e análises realizadas, conforme a portaria nº 142, de 19 de julho deste ano, que cria a CTC/Leite. Foram apresentados estudos de competitividade da cadeia produtiva do Leite, do Programa Mais Leite Saudável e do Observatório da Qualidade do Leite.

A próxima reunião está marcada para o dia 4 de setembro. 

Mais informações à imprensa:Coordenação-geral de Comunicação Social
Inez De Podestà
[email protected]

Leia Também:  BATATA/CEPEA: Com baixa oferta, preços sobem em junho

Fonte: MAPA GOV
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana