conecte-se conosco


Cuiabá

Cuidadores de Alunos com Deficiência participam de formação com atividades on-line e presenciais

Publicado

Um total de 810 Cuidadores de Alunos com Deficiência (CAD), estão participando de formação continuada. A formação, com encontros on-line e presenciais, visa capacitar e preparar os profissionais de apoio escolar, para as atividades desenvolvidas nas unidades.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o programa de formação continuada foi desenvolvido especificamente para o profissional cuidador. “O objetivo da formação promovida pela empresa com apoio da Secretaria de Educação é privilegiar e abordar as práticas voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, para que os cuidadores possam atuar com qualidade e segurança, junto aos estudantes com deficiência, atendidos pela rede pública municipal de ensino, contribuindo para o seu desenvolvimento, independência e autonomia”, disse a secretaria Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Ao longo do ano a empresa prestadora de serviços realiza duas formações nas modalidades on-line e presencial. Os profissionais participam também de encontros promovidos pela Secretaria Municipal de Educação. Nesses eventos são abordados temas como conduta e ética, atribuições do cuidador, o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), inclusão, Atendimento Pré-Hospitalar (APH), deficiências e cuidados.

Adriano Pires, gerente administrativo da empresa falou sobre a formação. “Além dos encontros on-line e presenciais, realizamos a prática acompanhada, onde os supervisores fazem treinamentos, orientações diretamente nas unidades educacionais e, para os novos funcionários, contratados ao longo do ano, é realizada a integração diretamente na sede da empresa em Cuiabá”, explicou o gerente.

Formação

A formação iniciada no último dia 11, prossegue até o dia 19. Pela manhã o encontro é on-line e no período da tarde, presencial no Auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller. Os encontros estão acontecendo por regional, primeiro com os profissionais cuidadores que atuam nas Escolas Municipais de Educação Básica. Na próxima semana, será a vez dos profissionais que atuam nas creches, Centros de Educação Infantil Cuiabano (CEIC’s) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).

Entre os temas abordados estão o Programa de Biossegurança Interativo, prevenção a Covid-19 (protocolos das unidades educacionais), Saúde Mental em tempos de pandemia, ética profissional do ambiente de trabalho, entre outros.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar acompanhou a formação nesta terça-feira (12). A gestora falou sobre a importância do trabalho do cuidador nas unidades educacionais. “A gestão Emanuel Pinheiro prioriza a educação inclusiva estabelecendo a equidade e a igualdade de possibilidades e oportunidades para todos os estudantes atendidos na rede pública municipal de ensino. Não basta que o estudante com deficiência frequente as aulas, ele precisa se desenvolver de forma integral, em sua autonomia e conhecimento. Na busca desses resultados, professores e cuidadores trabalham juntos, permitindo que nossos estudantes se desenvolvam como parte integrante da sociedade”, destacou a secretaria adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.

Participam do evento formativo a coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Magna Maria de Barros, a professora e psicopedagoga, Andréia Negrisoli e a enfermeira Rosecler Xavier Viana, da empresa terceirizada.

Atendimento

De acordo com relatório emitido pelo Sistema de Gestão Educacional da Escola Cuiabana (SIGEEC), com dados do último dia  12 de julho, a rede pública municipal de ensino atende 1.307 estudantes com algum tipo de deficiência – autismo, baixa visão, deficiência múltipla, cegueira, deficiência auditiva, física ou intelectual, surdez, altas habilidades e ou superdotação.

Desse total, 1.113 estudantes, segundo a Coordenadoria de Educação Especial, são acompanhadas por cuidadores.

Serviço:

– Formação Continuada para Cuidadores de Alunos com Deficiência

Data: 11 a 19/07

Local: on-line pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube e presencial (das 13:30h às 18:30h), no Auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

O JARDINEIRO QUE PODE SE TORNAR DEPUTADO EM MATO GROSSO

Publicado

Considerado a grande revelação da política em Rondonópolis, emergindo das urnas de 2020 com votação expressiva, o paisagista Claudio Ferreira , deve concorrer a deputado estadual e vem arregimentando grande apoio na região Sudeste.

Disputou a prefeitura de Rondonópolis, obtendo 17.498 votos, ficando em terceiro lugar e o 2º lugar nas eleições passadas na grande vila operária que é um distrito de Rondonópolis o maior colégio eleitoral da cidade.

Ao colocar a sua pré-candidatura a deputado estadual chama atenção de toda a região e seu nome aparece em enquetes e pesquisa realizadas. Agora é regaçar as mangas e mostrar para o eleitor o projeto de renovação, e que de fato Cláudiopoderá ser a grande surpresa no pleito eleitoral deste ano.

Fonte: Eleições 2022

Continue lendo

Cuiabá

5ª edição do “Mulheres em ação” realiza mais de 1.490 atendimentos no Distrito do Sucuri

Publicado

No sábado (06), o Distrito do Sucuri recebeu a 5ª edição do programa “Mulheres em Ação”. A iniciativa levou mais de 50 serviços para os moradores da região e fechou o dia com cerca de 1.490 atendimentos realizados.

De acordo com a aposentada Valéria Silva, o atendimento da região rural proporcionado pelo mutirão é muito importante, já que facilita e ajuda a vida de milhares de moradores. Ela destacou que foi por meio da ação que conseguiu tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19, além de consultar com um clínico geral.

“Nós que moramos mais distante do centro da cidade temos dificuldades com atendimento médico, conseguir remédios, e muitas vezes acabamos deixando o cuidar da saúde para depois. Fiquei sabendo do evento e não pensei duas vezes, chamei minha vizinha e viemos receber o atendimento. A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa”, afirma.

Para a secretária da pasta da Mulher, Cely Almeida, mais uma vez o evento foi sucesso. “Desde o início do Mulheres em Ação percebemos que estamos no caminho certo e que esse trabalho veio para ficar. Em cinco edições, são quase 9 mil atendimentos, o que mostra que a comunidade necessita destes serviços. Se depender da nossa empolgação e da nossa equipe, teremos Mulheres em Ação até o último dia da gestão Emanuel Pinheiro”, pontua.

Ivete Gonçalo, moradora da comunidade Machado, aproveitou a ação para atualizar o Cadastro Único e marcar uma consulta médica. Ela destacou que um evento deste tamanho deveria ser realizado periodicamente nos bairros mais carentes da cidade.

“Em toda a minha vida que moro no Machado nunca tinha participado de um evento como esse, com tantos serviços. Cheguei cedinho e consegui resolver todas as minhas pendências, o prefeito poderia realizar o Mulheres em Ação todo o mês na nossa região”, observou.

A modelo e Miss Beleza do Brasil 2022, Nathalia Prazeres, tem acompanhado as atividades realizadas pela Secretaria da Mulher, mesmo morando em São Paulo. Ela reforçou que se sente representada por essa pasta e que participou desta edição no Distrito do Sucuri como uma forma de também dar sua parcela de contribuição.  

“Quando marquei minha passagem para Cuiabá, fiquei sabendo do Mulheres em Ação e fiz questão de passar este sábado contribuindo com essas mulheres e ajudando de alguma forma. Quero parabenizar a todos por esta iniciativa”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana