Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Geral

Cuiabá vive a terceira onda da pandemia e poderá adotar novas medidas restritivas, alerta secretária de Saúde

Publicado

Aumento de casos em Cuiabá já reflete na alta taxa de ocupação de UTIs [Foto – Luiz Alves]

A secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, admitiu em conversa com jornalistas nesta quinta-feira (27), que a utilização de leitos de UTIs na Capital, por conta da nova cepa do coronavírus, já atinge 80%. “Eu já recebi boletins que estamos utilizando 80% das UTIs com pacientes de covid. Isso é muito preocupante. Inclusive, por isso o prefeito já decidiu na questão da educação, por exemplo, que não temos como falar em retorno das aulas agora por conta dessa nova subida de casos”, afirmou.

Segundo ela, “o número de casos vem subindo no interior, onde começou a crescer a partir deste final de semana. Algumas cidades já estão com as UTIs comprometidas. Aqui nós estávamos na faixa de 40% da utilização das UTIs, as nossas unidades que estavam exclusivas para covid, a gente já tinha voltado ao normal, mas tudo indica que nós já vivenciamos a terceira onda na Capital”, declarou.

Conforme a secretária, os números estão sendo analisados diariamente. “Agora vamos ver o resultado, os números. Já vamos mudar a posição de risco. O país estava indo bem, estava baixando, mas veio do interior até chegar aqui. Geralmente é o contrário. Estamos fazendo todo um levantamento e tem também o decreto do governador, e se mudar de faixa, temos que adotar medidas aqui também”.

Ozenira Félix adiantou que a equipe do município está trabalhando em cima dos números. “Nós ampliamos bastante a questão da testagem. Vou conversar com os colegas de Várzea Grande, por conta do aeroporto. No nosso caso, é a rodoviária. Só que essa questão de barreiras é muito difícil, Cuiabá é muito grande, são muitas entradas”.

“Hoje não temos como fazer uma testagem em massa da população. Nós recebemos testes do Governo Federal e ampliamos, e se for necessário, vamos ampliar mais ainda. No caso do Aeroporto, temos condições sim, de fazer um controle”, completou.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana