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Cuiabá registra mais de mil denúncias sobre aglomerações durante período de isolamento social contra pandemia

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Equipes estão fiscalizando bares, distribuidoras, conveniências e outros estabelecimentos onde há aglomerações

Desde o primeiro decreto adotado pelo município com as medidas temporárias e emergências de prevenção do contágio pelo Coronavirus (COVID-19), a Secretaria Municipal de Ordem Pública disponibilizou seu canal de denúncias, o “Disque-denúncia”, para a população ajudar as equipes de fiscalização a constatarem se bares, distribuidoras, conveniências e assemelhados estavam abertos, com aglomeração de pessoas em desrespeito ao disposto nos decretos municipais.

Do dia 23 de março até a data de hoje (1), 1036 ocorrências foram registradas a partir das solicitações de atendimento provenientes do Serviço de Disque Denúncia, do CIOSP (190) e, através de diligências fiscais nas respectivas regionais (Norte, Sul, Leste e Oeste).

“Nos dois primeiros dias da publicação do decreto registramos muitas ocorrências devido à falta de conhecimento das normativas. Nos dias seguintes, com as outras medidas tomadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro notamos uma redução considerável por força da conscientização de necessidade das medidas de isolamento social”, explicou o secretário municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales.

Durante as operações, é realizado o trabalho de orientação aos proprietários destes estabelecimentos a evitarem que os clientes façam o consumo no local, respeitem a distância mínima entre um cliente e outro, na fila, a controlem o número de clientes que entram no estabelecimento, ou, até mesmo, a colocar obstáculos físicos para evitar que o cliente adentre o comércio e, principalmente, e pratiquem o método de entrega das mercadorias na residência do cliente (modalidade delivery). O  decreto nº 7.850 lista  estabelecimentos e atividades com autorização para continuar em funcionamento.

Denúncias

Caso você veja algum estabelecimento que não está autorizado a abrir funcionando, você pode fazer uma denúncia. Neste caso, o Disque-denúncia está recebendo as manifestações em horário comercial. A denúncia recebida pode ser anônima ou identificada. Após o recebimento, a Gerência de Fiscalização acionará a equipe mais próxima para vistoria e demais procedimentos.  O telefone do disque-denúncia é o (65) 3616-9614.

Decisão 

No último domingo (29), o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Orlando de Almeida Perri decidiu em favor o município de Cuiabá sobre a continuação do período de isolamento social na capital e fechamento do comércio, excetuando-se serviços emergenciais, seguindo Decreto Municipal 7.849 de 20 de março de 2020. A decisão foi tomada após mandado de segurança, com pedido liminar, impetrado pela Procuradoria Geral do Município contra Decreto Estadual 425/2020, publicado pelo Governo do Estado de Mato Grosso no dia 26 de março que autorizava a volta do funcionamento do comércio em Cuiabá.

 

 

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Comper entrega veículos HB20 para clientes da campanha ‘Natal dos Sonhos’

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Alegria, emoção e gratidão marcaram a entrega dos carros HB20 Sedan zero quilômetro para os sorteados da campanha Natal dos Sonhos, realizada pela rede Comper de supermercados. Foram quatro ganhadores em Cuiabá e Várzea Grande, sendo dois da loja Barão, um do Coxipó e um da Prainha: Maria Eliza Gonçalves da Siqueira, Eliezer Coleto de Araújo, Edir Pereira Damasceno e Antonio Bocardi Junior. A campanha foi realizada pelo Comper em todos os estados onde há supermercado da rede – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina e no Distrito Federal. Os clientes ganhavam cupons nas  compras acima de 80,00  e concorriam a 12 veículos HB20.

Izilda Maria da Silva, gerente Regional de Operações do Comper, disse que é uma alegria fazer a entrega desses prêmios e sentir a emoção dos ganhadores. “Foi uma grande campanha com milhares de participantes. Estamos sempre buscando o melhor para os nossos clientes”, destacou a gerente.

A ganhadora Maria Eliza Gonçalves da Siqueira, servidora pública,  disse que quando recebeu a ligação do Comper informando que  era uma das ganhadoras, ela não acreditou pensou quer era trote, alguma ‘pegadinha’. “Somente quando recebi o link da live do sorteio e confirmei meu nome e documento, que realmente acreditei. Foi uma emoção indescritível”, contou. Ela disse também que é cliente da rede Comper há muitos anos porque a empresa oferece preços bons, produtos de qualidade e excelente atendimento.  Com a dona de casa Edir Pereira Damasceno não foi diferente. Ela também achou que era trote e somente quando sua filha conferiu o seu nome e documento na live que acreditou. “Eu nunca ganhei nenhum premio expressivo em sorteio. Eu e minha família estamos muito felizes e  com muita gratidão a Deus e ao Comper”, disse a ganhadora. “Somos clientes do Comper há muitos anos. É um ótimo supermercado que oferece preço, qualidade atendimento de qualidade”, pontuou.

O ganhador Eliezer Coleto de Araújo, de 78 anos, aposentado, ficou sabendo em tempo real, pois a diarista da sua casa chamou-o para assistir a live ao vivo do sorteio e de repente o nome dele foi sorteado os três primeiros números do seu CPF conferiam. “Foi uma alegria muito grande. Eu e minha esposa Rosa Maria G. de Araujo, casados há 53 anos,  somos clientes do Comper da Barão desde que foi inaugurado e gostamos muito de fazer nossas compras neste supermercado, inclusive ela tem o Vuon Card”, enfatizou. É a primeira vez que ele é premiado em sorteio e contou que vai presentear o seu filho Eliezer Júnior  com o carro novo. Ele parabenizou  a rede Comper pela iniciativa e sugeriu para a empresa fazer um grande sorteio como esse todo ano.

Antonio Bocardi Junior, empresário da área de pet shop, também ficou muito satisfeito em ser um dos sorteados no meio de milhares de cupons. “Sou cliente do Comper do Coxipó há muitos anos, pois é perto da minha casa  e lá o atendimento é muito bom”, finalizou.

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira atua no varejo e no atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista e Bate Forte. São mais de 15.000 funcionários e 780 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Atualmente, a companhia tem 85 unidades de negócios, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 44 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), seis filiais do Bate Forte (atacadista de distribuição) e sete lojas de varejo farmacêutico – SempreFort. O GP também é proprietário do braço de serviços financeiros, Vuon, lançado em 2019, que inclui o private label VuonCard, que já conta mais de 350 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.                             .
Com a missão de oferecer uma experiência de comprar positiva, por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade e com as comunidades do entorno por meio de programas de sustentabilidade e de responsabilidade social.

 

 

 

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Em seis meses, Centro de Triagem da Covid chega a 100 mil atendimentos e passa a utilizar teste mais eficaz

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Unidade passará a utilizar um novo teste de detecção da Covid-19, considerado mais moderno e eficaz por especialistas [Foto – Michel Alvim]

O Centro de Triagem da Covid-19, que funciona no complexo da Arena Pantanal, superou a marca de 100 mil pessoas atendidas em seis meses de funcionamento. Com o objetivo de aprimorar o protocolo de atendimento, a unidade de triagem passará a utilizar um teste de detecção do coronavírus mais moderno e eficaz.

O teste a ser incorporado ao protocolo de triagem é o de pesquisa de antígeno que, assim como um teste rápido, acusa o resultado em 15 minutos. Contudo, essa nova modalidade é considerada mais efetiva pelos especialistas e ideal para o diagnóstico de pessoas com a Covid-19.

Durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (26), o governador Mauro Mendes enfatizou que a testagem via antígeno é mais assertiva na detecção do vírus. “Vamos melhorar muito a nossa eficiência com esse novo tipo de teste. Era teste rápido e agora é teste de diagnóstico, com antígeno, dentro do mesmo tempo de 15 minutos que o anterior. Será mais fácil de diagnosticar quem está ou não com a Covid-19 e, assim, fazer o devido encaminhamento”, explicou.

Já o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, frisou a qualidade do novo teste. “Surgiu esse novo teste de alta qualidade e com uma assertividade muito maior. Por meio dele, diminuiremos a possibilidade de falso negativo e a frequência de casos suspeitos”.

O gestor ainda explica que, ao invés da análise do sangue, o novo teste faz a análise da secreção nasal. “Essa secreção é extraída com o swab e colocada numa solução de soro, para que seja dissolvida a amostra. Cinco gotas deste líquido são adicionadas à placa de teste e em 15 minutos sai o resultado”.

De acordo com a coordenação do Centro de Triagem, a previsão é de que o teste da pesquisa de antígeno seja disponibilizado ainda nesta semana pela unidade.

“Estamos trabalhando na adequação da estrutura do Centro de Triagem para atendermos às especificidades deste novo teste. O objetivo é manter a celeridade dos atendimentos, sem que haja o comprometimento da qualidade e da segurança dos trabalhadores”, esclareceu a secretária adjunta de gestão hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Caroline Dobes.

Atendimentos

Aberto ao público desde o dia 22 de julho, o Centro de Triagem da Covid-19 completou seis meses de funcionamento em janeiro de 2021. A unidade de testagem tem auxiliado a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana no enfrentamento à pandemia, por meio do tratamento precoce da doença.

Os dados mais recentes mostram que, de 22 de julho de 2020 a 25 de janeiro de 2021, 100.378 pessoas foram atendidas na unidade. Deste total, 16.066 testaram positivo para o novo coronavírus, 55.033 tiveram o resultado negativo e 29.279 apresentaram quadro suspeito da Covid-19. Neste mesmo período, foram realizadas 7.556 tomografias, exame de avaliação dos pulmões que auxilia no diagnóstico e tratamento da doença.

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou que apresentaram a suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 45.345 medicamentos. Os remédios só são fornecidos após realização de consulta e emissão de receita médica.

Diariamente, o Centro de Triagem da Covid-19 distribui 500 senhas virtuais e 400 senhas presenciais – sendo 900 no total.

 

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