conecte-se conosco


Cuiabá

Cuiabá já atingiu 58,9% das metas previstas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2022

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá realizou, na segunda-feira (18), no formato virtual, a 1ª Reunião de Monitoramento e Realinhamento do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios – GPE, antigo Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). O GPE é uma ferramenta que contempla as principais ações de sustentabilidade de Cuiabá, que é a quarta capital signatária no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A capital de Mato Grosso ocupa no ranking ocupa a 1.135º posição entre as 5.570 cidades que progrediram no cumprimento dos objetivos estabelecidos pela ONU.

Os trabalhos da reunião foram conduzidos pelo consultor e professor da UFMT, Paulo Henrique Desidério, que apontou que a estrutura do “Plano Estratégico – Cuiabá 2030” está definida de acordo com os eixos estratégicos do Pacto Global. Ele apontou durante a reunião que o município de Cuiabá já alcançou 58,9%, das 90 metas previstas até o final do ano de 2022. 

A partir de agora as reuniões de  monitoramento serão realizadas mensalmente, com foco em analisar os aspectos estruturais das metas, iniciativas e ações lançadas no sistema do TCE, nesse caso o planejamento estabelecido para esse ano.

A perspectiva é de que, após esse momento de interação com o consultor e professor da Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, Paulo Henrique Desidério, o município faça uma análise das propostas como um todo.

“Desde o início do nosso Plano de Governo e,  agora, com a Agenda Cuiabá 2030,  foram alinhados as ações e indicadores e ações para atender aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável- ODS. São objetivos e metas claras que versam sobre melhorar a vida das pessoas que aqui vivem, tendo respeito à preservação ambiental”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento,  a Prefeitura de Cuiabá tem aproximadamente duas mil  ações de iniciativas estratégicas (programas e projetos) para acompanhar os 90 indicadores municipais inseridos no Sistema GPE/TCE que assegura o cumprimento das políticas públicas municipais ligadas à saúde, educação, obras, mobilidade, infraestrutura, economia e assistência social, entre outros. 

“Queremos com a nossa política de planejamento estratégico transformar Cuiabá para os próximos dez anos. Nossa agenda focada nos objetivos sustentáveis, possui medidas ousadas para promover o desenvolvimento sustentável para a próxima década sem deixar ninguém para trás. Que esse esforço seja traduzido em resultados positivos frente aos nossos compromissos firmados com a sociedade cuiabana com a Agenda Cuiabá/2030”, pontuou o prefeito.  

O secretário municipal de Governo, Luís Cláudio de Castro Sodré,  endossou a fala do chefe do Executivo Municipal ao reafirmar a necessidade do envolvimento de todos os secretários municipais frente as metas previstas para 2022.

“Queremos que cada secretário siga na busca constante dos propósitos. Que cada um verifique o seu compromisso para verdadeiramente garantir em Cuiabá, a cultura do planejamento estratégico, com o foco na obtenção de resultados satisfatórios e que gerem impacto à sociedade cuiabana”, detalhou o secretário municipal de Governo.

O novo GPE, sistema de apoio ao desenvolvimento das políticas públicas municipais, tais como de saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social foi implantado pelo Tribunal de Contas do Estado-TCE, no mês de março desse ano. A coordenação dos trabalhos é feita pela Secretaria de Planejamento,  apoio dos técnicos da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) e acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado- TCE.

“A Prefeitura de Cuiabá tem recebido apoio, orientação técnica do TCE-MT para realinhamento do Plano Estratégico de longo prazo, no período que compreende 2021-2030, organizados em quase 90 indicadores. É bom lembrar que Cuiabá, já é adeso ao programa há dez anos. São dez anos de implantação do programa em Cuiabá em parceria com o Tribunal de Contas e Universidade Federal de Mato Grosso”, detalhou o secretário municipal de Planejamento, Éder Galiciani.

“Meu papel, como secretário de Planejamento, é de garantir a execução do GPE, sobretudo que no Plano Estratégico de Cuiabá,  conste os compromissos do prefeito Emanuel Pinheiro, acordados com a sociedade cuiabana, em seu Plano de Governo, que confirma as demandas dos Conselhos de Políticas Públicas e, agora, por conta da inserção de Cuiabá, como uma das quatro capitais no Pacto Global, deve absorver as metas e ações, com um olhar sensível, com o foco para o viés da sustentabilidade”, afiançou Eder Galiciani.

O prefeito pontuou que, a partir dos dados de execução do planejamento, foram observados os avanços de Cuiabá, o quanto a cidade melhorou e progrediu e de que forma estão sendo vistas as entregas de obras, da satisfação dos munícipes no atendimento de seus anseios.

“Nosso compromisso,  por sermos uma gestão pautada na humanização, exige aprimorar a performance de nossas ações resultando no melhor desempenho dos serviços prestados à nossa população cuiabana, sempre com eficiência. A Agenda 2030 possibilitará o melhor atendimento, na busca dos melhores resultados, que transforme, cada dia mais, numa Cuiabá melhor para se viver”, concluiu Emanuel Pinheiro.
O próximo encontro está agendado para o dia 15 de agosto. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Cuiabá Prev recebe visita de representantes do Fundo de Previdência de Barra do Garças

Publicado

O Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá (Cuiabá Prev) recebeu na manhã desta quinta-feira (18) uma visita técnica dos gestores do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Barra do Garças (Barra Previ).

Na oportunidade, o secretário especial de Previdência da Secretaria Municipal de Gestão, Fernando de Oliveira, apresentou a estrutura organizacional do Cuiabá Prev e da metodologia de fiscalização aplicada pelo fundo de previdência municipal ao presidente do Comitê de Investimento, Rogério Farias, ao presidente do Conselho Fiscal, Divino Tavares, a presidente do Conselho Curador, Wilza Santos e Silva, e demais integrantes da equipe técnica do Barra Previ.  

“O Cuiabá Prev vem sendo referência no modelo de gestão. Temos a ISO 9001 por sete anos consecutivos, temos também o Pró-Gestão que é um certificado oferecido pela Secretaria de Previdência por meio da ICQ Brasil, que possui uma série de requisitos.  Além disso, o nosso Conselho Previdenciário recebeu por dois anos consecutivos o selo de Conselho Transparente, estando em conformidade com vários requisitos de transparência para ofertar, não só ao servidor público, mas também para toda a sociedade todas as informações no nosso portal transparência”, destacou o secretário.

Para o presidente Rogério Farias, o trabalho realizado pelo Cuiabá Prev vem de encontro com os planos para o desenvolvimento do Barra Previ. “Viemos com intuito de adquirir conhecimento de boas práticas com o Cuiabá Prev. Realmente, as nossas ideias estão batendo e estamos muito satisfeitos. Sabemos que estamos no caminho certo para garantir o futuro e o presente dos servidores”, disse Farias.

Os presidentes, Divino Tavares e Wilza Santos, reforçaram a importância da troca de experiências entre as instituições previdenciárias. “Descobrimos o Cuiabá Prev como um exemplo dentro do Estado de como uma previdência deve trabalhar com qualidade. Buscamos atrair essa qualidade também para o Fundo de Previdência do nosso município, e assim como o Cuiabá Prev poder ofertar serviços cada vez melhores para os nossos segurados, para garantir um futuro tranquilo na idade em que eles mais precisam”, pontuou Tavares.

“O Cuiabá Prev é referência e viemos com intuito de conhecer para melhor desenvolvermos os nossos trabalhos para os nossos pensionistas. Agradeço a receptividade e estamos muito satisfeitos com o que nos foi apresentado”, acrescentou Wilza.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Projeto Rua leva oficinas de arte para o Beco do Candeeiro nesta sexta-feira (19)

Publicado

O Beco do Candeeiro, no Centro Histórico de Cuiabá, recebe nesta sexta-feira (19) quatro oficinas de arte da cultura hip hop. O objetivo da ação é alcançar pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social por meio da ocupação artística. Além disso, a ideia é discutir a urgência de políticas públicas que atendam a população de rua.

A programação começa às 13h30 com a oficina de poesia. Em seguida, acontecem os ateliês de grafite (14h30), dança de rua (15h30) e DJ (17h30). Participam da ação a atriz e cantora Afra Catarse; o artista visual Régis Gomes; o DJ Fábio Draw e o B Boy Guil.

As oficinas terão duração de 50 minutos e são abertas ao público. Para participar basta acessar e preencher o formulário de inscrição. Juntos, os participantes das oficinas escreverão um manifesto em formato de carta. A “Carta pela Vida” recolherá assinaturas e, posteriormente, será encaminhada à Prefeitura de Cuiabá.

A ação faz parte do projeto Conexão das Artes, realizado pelo Instituto Cultural Casarão das Artes e articulada pelo coordenador do projeto Hip Hop Combate às Drogas, Raul Lázaro dos Santos Junior, o Mano Raul. Segundo ele, o intuito é utilizar a cultura hip hop para dialogar com o cotidiano das ruas e de quem vive nela. “Cada oficina foi pensada com muito carinho. Queremos interagir com esse espaço e usar a arte como meio de acolhimento e de libertação dessas pessoas”, afirma.

O Projeto Rua acontece em meio à 4ª Semana do Patrimônio Histórico. Com participação da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, o evento debate a valorização do patrimônio material e imaterial da capital. 

Nesse contexto, Mano Raul defende a necessidade de que o debate inclua também discussões sobre políticas públicas de valorização da vida de pessoas em vulnerabilidade social, situação de rua e os contextos de violência urbana vivenciados por elas.

Serviço:

O que: Projeto Rua

Quando: 19 de agosto

Onde: Beco do Candeeiro – Centro de Cuiabá 

Inscrições: https://bityli.com/YxHQXvu

Mais informações: (65) 99635-3486 – Raul.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana