A Prefeitura de Cuiabá deu mais um importante passo na qualificação da saúde pública da capital com a assinatura de um novo convênio em parceria com o Hospital Geral de Cuiabá. Trata-se do projeto S.O.S. Infarto, uma iniciativa estratégica que visa garantir atendimento rápido e eficaz aos pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), com ênfase na assistência nas primeiras três horas após o início dos sintomas, período considerado crítico para a sobrevida e o prognóstico do paciente.
O Hospital Geral de Cuiabá, referência em cardiologia no estado de Mato Grosso, será a unidade central de acolhimento dos pacientes infartados, garantindo um fluxo rápido e direto do diagnóstico ao tratamento, sem a necessidade de aguardar por regulação. Essa mudança representa um avanço significativo na resposta de emergência cardiovascular do município.
O projeto é uma resposta efetiva à demanda por um sistema mais ágil e resolutivo no cuidado ao paciente com infarto, reduzindo o tempo entre os primeiros sintomas e o início do tratamento especializado.
De acordo com a secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lucia Helena Barboza, o atendimento tem início já na porta de entrada de qualquer unidade de pronto atendimento da capital. “O paciente chega à unidade de pronto atendimento com qualquer um dos sintomas sugestivos de infarto e, imediatamente, é encaminhado para realizar o eletro. Se o exame evidenciar um tipo específico de infarto, esse paciente se enquadra no protocolo do projeto. Ele já recebe a medicação de urgência, que está previamente definida, e é acionada a central para que receba atendimento em menos de duas horas”, explicou a gestora.
A secretária também reforçou que todas as unidades de saúde de urgência de Cuiabá estão equipadas com eletrocardiógrafos para viabilizar o diagnóstico precoce.
“Todas as unidades têm eletro. E como o atendimento é feito precocemente, a alta do paciente também acontece de forma mais rápida. Não é mais aquele paciente que fica 10, 12 dias aguardando um cateterismo. Agora, é um atendimento com mais rotatividade”, afirmou.
O cardiologista Dr. Marcos Vinícius, que integra o corpo clínico do Hospital Geral de Cuiabá, também destacou os avanços promovidos pela iniciativa. “O projeto S.O.S. Infarto vai agilizar o atendimento ao paciente com suspeita de infarto, trazendo celeridade no diagnóstico e viabilizando a chegada rápida à unidade de referência. Quem realiza o primeiro atendimento entra em contato direto com a equipe de ponta, para que a transferência ocorra de forma direta, sem necessidade de passar por sistema ou regulação”, explicou o médico.