conecte-se conosco


Política MT

Cuiabá anuncia medidas de enfrentamento ao novo coronavírus na quinta-feira

Publicado

Redes sociais serão empregadas para divulgação das ações [F- Luiz Alves]

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realiza nesta quinta-feira (28), às 9h30, uma nova transmissão virtual para falar sobre as novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) implantadas na Capital.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Cuiabá vem adotando uma série de medidas para conter a propagação do contágio do vírus, como a obrigatoriedade ao uso de máscaras artesanais ou cirúrgicas, a prorrogação por mais 90 dias na interrupção do fornecimento de água dos consumidores inadimplentes, a instalação de  lavatórios populares para higienização das mãos em pontos estratégicos da cidade seguindo os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministérios da Saúde.

O pronunciamento pode ser conferido pelas redes sociais Facebook (https://www.facebook.com/search/top/?q=emanuel%20pinheiro) e Instagram (https://www.instagram.com/emanuelpinheiromt/?hl=pt-br).

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Estado apresenta plano de integração do transporte coletivo e BRT às prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande

Publicado

O convite já foi enviado para os prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e de Várzea Grande, Kalil Baracat

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), apresenta na sexta-feira (22), às 15h, a representantes técnicos das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, o plano funcional da rede integrada do transporte coletivo para a  implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), movido a eletricidade.

O convite já foi enviado para os prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e de Várzea Grande, Kalil Baracat, para indicação dos técnicos e participação na reunião, que acontece na sede da Sinfra. O objetivo é apresentar o plano funcional e as modificações necessárias para adequar toda a rede de transporte coletivo ao BRT, a fim de garantir conforto, agilidade e facilidade de locomoção dos usuários.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, explica que essa será uma reunião técnica, na qual será apresentado o primeiro esboço do plano funcional para adequação das linhas do transporte coletivo decorrentes da estruturação do BRT, com a definição de quais linhas do transporte coletivo vão ser mantidas, quais deverão ser extintas e quais serão aquelas que irão utilizar o corredor exclusivo do BRT, por exemplo.

Isso porque, com o BRT, será possível que o ônibus de transporte coletivo circule no mesmo corredor do modal. Desse modo, os ônibus poderão sair de um bairro, entrar no corredor exclusivo e, sem qualquer integração, seguir para outro bairro distante do corredor estrutural. Tudo isso sem afetar o trajeto fixo que o BRT fará.

“Essa será a primeira reunião para o Estado apresentar o primeiro desenho da rede integrada do transporte coletivo, de modificação das linhas existentes, como serão integradas com o trajeto do BRT. É a primeira troca de informações, pois além de apresentar, vamos pedir informações também aos municípios, sobre volume de tráfego, por exemplo, para refinar nosso trabalho”, explicou o secretário.

Também será apresentado, ainda dentro desse plano funcional, o planejamento sobre a estações do BRT, com o tamanho, a localização, o padrão, além de ser apresentado quais linhas de transporte vão parar em cada plataforma e de que forma ocorrerá a integração entre o BRT e os ônibus coletivos, bem como o padrão dos veículos que deverão compor as frotas.

“Já estamos trabalhando nesse plano funcional e vamos apresentar esse primeiro trabalho já desenvolvido por nós para as equipes técnicas das prefeituras. Isso vai ser apresentado para que as prefeituras possam entender nosso planejamento e também contribuir com a estruturação desse plano”, disse Marcelo de Oliveira.

A previsão é de que o plano seja finalizado em até 60 dias e será a partir deste documento que se iniciarão os processos legais de elaboração de projeto executivo e licitação para a implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo para a instalação do BRT.

Para a implantação de toda a infraestrutura do BRT, o Governo do Estado se responsabilizará pela realização das obras: corredor segregado, as estações e terminais, os sistemas de monitoramento de frota e segurança e a aquisição dos ônibus movidos a eletricidade.

Os investimentos estimados serão de R$ 430 milhões, com aquisição de 54 ônibus elétricos. As obras devem durar até 24 meses, sendo que o BRT é considerado o que modal que apresenta o menor custo e tempo de implantação, além de menor impacto no trânsito e menor tarifa, na faixa de R$ 3,04.

 

Continue lendo

Política MT

Deputado Claudinei solicita manter o funcionamento de agência do Banco do Brasil em Rondonópolis

Publicado


Deputado Delegado Claudinei enviou ofício para reverter decisão de banco

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Após a informação sobre o fechamento da agência do Banco do Brasil localizada na Rua Dom Pedro II, em Rondonópolis (MT), o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) encaminhou, de forma imediata, ofício ao superintendente da agência bancária de Mato Grosso, Oberti Finger, para reverter essa decisão. O parlamentar apontou os prejuízos a serem acarretados com o encerramento das atividades da unidade bancária e solicitou para que ela seja mantida para evitar transtornos aos usuários.

Essa ocorrência se deve ao Plano Nacional de Reestruturação da instituição financeira, que tem a previsão de realizar o fechamento de 242 postos de atendimentos, 112 agências bancárias, sete escritórios e 361 unidades de atendimentos em diferentes regiões do país. Sem contar a demissão de aproximadamente cinco mil servidores com a abertura do Plano de Demissão Voluntária (PDV).

“A nossa preocupação são os transtornos que vão causar aos correntistas desta agência de Rondonópolis. Não há dúvidas que ficarão indignados e terão prejuízos – principalmente para aqueles que moram na região central da cidade e, agora, terão que se deslocar para outra instituição – que na verdade são poucas – para atender as suas necessidades. Há menos de quatro anos, já passamos por isso, com o fechamento de uma unidade na Vila Operária. É preciso reavaliar essa situação”, posiciona Claudinei.

Situação – O avanço tecnológico devido ao uso da digitalização bancária e mudanças de comportamentos dos clientes foram um dos pontos para a adequação da instituição por meio do Plano Nacional de Reestruturação, que já segue a modernização do sistema financeiro e busca alcançar a redução de custos.

Para o consultor comercial Danilo Araujo Pacheco, a intervenção política nesta situação se faz necessária para evitar possíveis impactos no campo social e econômico do município. “O deputado Claudinei é daqui e sabemos que busca contribuir da melhor forma para sanar os problemas da cidade. Por ele já ter tomado a iniciativa de entrar em contato com a superintendência do Banco do Brasil, acaba nos representando e nos tranquilizando. Esperamos que tudo isso se resolva”, diz.

Segundo Pacheco, além desta agência que está prevista para ser fechada em menos de 60 dias, só restarão duas que ficam situadas na avenida Cuiabá, em frente à Praça Brasil, e a da avenida Lions Internacional, que só atende pessoas jurídicas. “Isso vai virar uma confusão aqui para a gente, vão ser muitas pessoas que perderão o emprego e não vão aceitar mudar de cidade. Se a gente ficar só da avenida Cuiabá, vai ficar todo mundo aglomerado. E os concursados? Como vão conseguir se enquadrar só naquela agência. Rondonópolis está precisando de mais agências e não de fechá-las, pois o município está crescendo muito. Temos que tentar converter isso”, preocupa Danilo.

O Banco do Brasil é uma instituição financeira com sociedade de economia mista, de participação do governo federal em 50% das ações em bolsa. Atualmente, o município de Rondonópolis conta com cerca de 250 mil habitantes e fica cerca de 210 km de distância da capital Cuiabá.

Fonte: ALMT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana