conecte-se conosco


Geral

Cuiabá amplia locais de testagem da Covid-19 a partir da próxima segunda-feira

Publicado

Decisão foi tomada após o aumento de casos da doença na capital e a alta procura por testes [Foto – Luiz Alves]

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou, durante transmissão ao vivo em  rede social, nesta terça-feira (28), que em razão do aumento significativo na procura por testes rápidos de diagnóstico da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá ampliar os locais para o atendimento das demandas em decorrência da doença viral, em Cuiabá.

Atualmente a testagem do novo coronavírus é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas da cidade. Entretanto, a partir da próxima segunda-feira (4), alguns Centros de Saúde Bucal passarão a realizar os procedimentos. São eles, o Centro de Especialidades Odontológicas do bairro Dom Aquino, o  Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral, bem como as Clínicas Odontológicas do Leblon e CPA II. A meta é realizar cerca de 120 testes por dia, em cada unidade.

“Vamos colocar pelo menos dois médicos por unidade, a fim de atender a demanda que está grande nas UBS, UPAs e Policlínicas. As unidades atenderão somente pacientes com sintomas gripais. A secretária Suelen Alliend e a equipe da Secretaria de Saúde estão trabalhando para desafogar a rede e atender o maior número de pessoas possível”, disse o gestor.

Somado a isso, será colocado em prática o projeto Equipe Resgate, onde duas vans, compostas por equipes volantes prestarão apoio aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Elas vão se deslocar até as UPAs no período das 17h às 22h, realizando o atendimento aos enfermos classificados pela triagem com a etiqueta verde – pouco urgente, diminuindo a concentração nestes espaços, podendo estender suas atividades até outros ambientes estratégicos da cidade, como por exemplo, Policlínicas, praças e equipamentos públicos.

Ainda durante a live, o Chefe do Executivo Municipal aproveitou para fazer um apelo à população que ainda não tomou a segunda dose da vacina, para que procurem o polo mais próximo de sua residência e recebam os imunizantes. Segundo ele, 90% das internações em estágio grave são pacientes que não concluíram o esquema vacinal.

 

 

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Idoso é ‘fechado’ e capota Honda Civic na Avenida da FEB, em VG

Publicado

A Guarda Municipal interditou o local e controlou o fluxo de veículos na Av da FEB, local do acidente

Um idoso de 65 anos foi encaminhado às pressas para o Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (PSM) após capotar o seu veculo, um Honda Civic, na Avenida da FEB, em Várzea Grande, na manhã deste sábdo, 11.

Segundo informações iniciais, ele seguia no sentido Várzea Grande – Cuiabá, quando foi fechado por um caminhão baú. Sem controle, o seu veículo, saiu da pista, bateu em um “gelo baiano” e capotou, ficando atravessado na pista.

A Guarda Municipal de Várzea Grande fez o atendimento imediato, bloqueou a pista e solicitou presença do Serviço de Atedimento Médico de Urgência (Samu), cujos paramédicos constataram que ele sofre do Mal de Parkinson, embora esse detalhe nada tenha a ver com o acidente. A Delegacia de Delitos de Trânsito esteve no local fazendo as perícias de praxe e o automóvel, até o momento desta reportagem, aguardava o guincho para a sua retirada.

Continue lendo

Geral

MP vai investigar fala sobre crime ambiental e homofobia em rodeio de MT; veja vídeo

Publicado

O Ministério Público informou que investigará a incitação a crime ambiental e homofobia durante um rodeio realizado pelo Circuito Nortão de Rodeio Bulls, em Marcelândia (700 km de Cuiabá), em uma apresentação de um palhaço conhecido como Estrelinha. A organização do evento diz que a fala do humorista não representa a opinião e os valores da empresa.

No vídeo, disponibilizado nas redes sociais para a transmissão do evento ao vivo pela internet, é possível ver o palhaço entrando na arena vestido de caçador, com uma espingarda de brinquedo em mãos. Nesse momento, ele pergunta para o locutor Pena Branca se ele sabia qual era a “maior alegria e a maior tristeza de um caçador”.

O apresentador responde que não. Então o palhaço diz: “A maior alegria do caçador é matar uma onça, tirar o couro e estender na sala da sua casa. E a maior tristeza é ter um filho ‘viado’ em casa e não poder matar’.

Depois disso, enquanto um trecho de música com letra homofóbica toca na arena, o palhaço “mata” uma pessoa vestida de onça.

Em nota à imprensa, o Circuito Nortão de Rodeio Bulls disse que a fala do profissional contratado para o evento não representa a opinião e os valores da empresa. “Para que episódios como esse não se repitam, comunicamos tanto com o profissional como todos os demais prestadores de serviço no evento nossa repulsa às falas, repreendendo-os que atitudes ou opiniões como essa não serão toleradas”.

A empresa pediu desculpas “a todos que tenham se sentiram ofendidos” e disse que “falas preconceituosas não têm mais lugar na nossa sociedade”.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana