conecte-se conosco


Política MT

CST das Mulheres conclui trabalho de metas para relatório final

Publicado

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A presidente da Câmara Setorial Temática (CST) que debate a violência doméstica contra a mulher de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides Kneip, recebeu na manhã desta segunda-feira (04), as metas do Planejamento Estratégico para a conclusão do relatório final que será formatado até o dia 30 deste mês, quando encerra o prazo do acabamento do documento. Outro detalhe abordado na reunião foi a definição das duas últimas audiências públicas no interior do Estado.

Durante a reunião de hoje, a presidente debateu com os demais membros da CST as metas que serão implantadas no Estado daqui em diante. Uma delas foi apresentada pela promotora de Justiça, Lindinalva Rodrigues, que propõe ampliação do número de Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher no Estado ou Núcleos de Atendimentos, bem como a existência da Patrulha Maria da Penha em todos os municípios.

Outra meta sugerida por Lindinalva é para a criação de programas de atendimento individual ou em grupo para a reeducação do agressor nos casos de violência doméstica.

A delegada Josyrleth Magalhães Criveletto e a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT),Glaucia Anne Kelly Rodrigues, propuseram garantir o aumento de serviços de abrigos em todas as regionais do Estado, considerando-se ainda o consórcio entre municípios.

Para Maria Erotides, as metas definem em termos quantitativos com um prazo determinado, e ela lembrou que novembro termina os 180 dias de CST, onde a equipe técnica está recolhendo as ações que foram distribuídas para os membros da Câmara Temática.

“Todos eles estão apresentando o levantamento e mapeamento que fizeram, e posteriormente, vamos estudar a parte da legislação. Penso que vamos cumprir o prazo com as duas audiências públicas que ainda faltam para realizar. O prazo não é muito longo e acho que foram os 180 dias mais rápido que eu já tive na minha carreira jurídica. Vamos cumprir o prazo, o cronograma que foi feito", afirmou a desembargadora.

No contexto de efetividade dos direitos humanos e eqüidade de gênero entre homens e mulheres, a relatora da CST, defensora pública Rosana Leite, sugeriu capacitar os membros dos Conselhos Municipais de Direito das Mulheres em Direitos Humanos das Mulheres e Perspectiva de Equidade de Gênero. “Entendo que as audiências públicas tem atingido seus objetivos e a sociedade mostrado o que está faltando nos municípios dentro dos direitos humanos das mulheres. Estamos ouvindo a sociedade nos pólos principais do Estado”, apontou ela.

Na oportunidade, a presidente da CST definiu também que na próxima quinta-feira (07), está programada audiência pública na Câmara Municipal de Várzea Grande, e com data ainda para definir, a equipe técnica pretende marcar a última audiência para o município de Sinop.

“O Estado de Mato Grosso, em termos de enfrentamento de violência doméstica e familiar contra a mulher, era um e depois da CST já é outro hoje. Atualmente, há conversa, há pensamentos, e pelo menos abre espaço para discussão e debates. A gente está vendo a criação de vários comitês e  redes funcionando com treinamento, inclusive em Cuiabá”, disse Kneip.

Porém, ela se mostrou preocupada com a educação cultural no Estado. Para a presidente da CST, “agente só vai combater o impasse fazendo esse tipo de trabalho, começando dentro da própria casa. A partir do momento, que nós mulheres estamos conscientizadas disso, e estamos conscientizando também nossos maridos e filhos. Trata-se de um trabalho conjunto, por isso, digo que não se é somente de uma instituição, mas num todo em geral”, definiu Maria Erotides.

Ao final da reunião de hoje, Rosana Leite garantiu que os demais membros da CST estão trabalhando para cumprir todas as metas do Planejamento Estratégico para que, no dia 30 deste mês, a Câmara possa estar encerada.

“Queremos entregar o relatório com todas as atividades em dezembro deste ano. Faltam ainda duas audiências públicas, uma acontecerá no dia 07 deste mês em Várzea Grande e, a outra, falta definir a data de Sinop, que ainda vamos marcar para ouvir a sociedade dessas localidades”, complementou ela.

Integrantes – Além da presidente desembargadora Maria Erotides Kneip, integram a CST a defensora pública Rosana Leite de Barros, como relatora; professora Jacy Proença, como secretária, e os membros Lindinalva Rodrigues, Josyrleth Magalhães Criveletto, Amini Haddad Campos, Glaucia Anne Kelly Rodrigues Amaral, Clarissa Lopes, Mayana Vitória de Souza Alves, Vera Bertolini, Eliana Vitalino, Eliane Rodrigues de Lima, Telma Reis, Eunice Ramos, Luciana Rosa Gomes, Willian Cesar de Moraes e Tânia Mara Arantes Figueira.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Emanuel vai pedir que Mauro Mendes transfira para Cuiabá a gestão sobre o Distrito Industrial e Ilha da Banana

Publicado

Pautas deverão ser apresentadas em reunião que deve acontecer esta semana no Palácio Paiaguás [Foto – Luiz Alves]

O prefeito reeleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) revelou nesta segunda-feira (30) algumas das reivindicações que apresentará ao governador Mauro Mendes (DEM), na reunião que deverá ocorrer esta semana no Palácio Paiaguas. O encontrou foi anunciado ao emedebista pelo secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho no final da noite de domingo (29) durante telefonema em que o parabenizou pela vitória no segundo turno.

“Ele [Carvalho] me parabenizou e reconheceu a vitória. Ele ficou de avisar e marcar com o deputado Emanuelzinho para a gente fazer o primeiro encontro entre o poder Municipal e Estadual”, disse.

Emanuel acredita que a partir dessa reunião, poderá iniciar uma nova fase de entendimento e parcerias entre o Governo e a Capital. “Quero discutir parcerias. O governador foi prefeito, sabe as dificuldades do município. Não precisamos ser amigos, nem do mesmo partido, nem mesmo do grupo político, mas ocupamos os cargos mais importantes do estado e temos que conversar, dialogar. Por Cuiabá eu faço tudo. Quero discutir com o governador e o deputado Emanuelzinho ações, obras, projetos e investimentos e parcerias do Estado com a nossa Capital”.

A reunião pode significar uma trégua entre os dois líderes políticos que trocam farpas desde o ano passado. Emanuel também falou sobre algumas das reivindicações que apresentará ao governador, entre elas, o repasse da responsabilidade de alguns pontos da cidade que atualmente são de incumbência do estado, como Distrito Industrial e o Largo do Rosário, conhecido como “Ilha da Banana”, na região central da Capital

“Quero pedir para ele que transfira a responsabilidade de alguns locais para o município Solicitar uma parceria para o programa Minha Rua Asfaltada. Quero pedir para agilizar a transferência do Distritito Industrial para Cuiabá. Quero pedir a gestão do Largo do Rosário, a popular Ilha da Banana, pois o espaço está abandonado e é um espaço tão simbólico para a história cuiabana. Quero urbanizar aquela região muito cara à cuiabania porque tudo começou ali. É o triângulo histórico da nossa cidade: Ilha da Banana, Morro da Luz e Beco do Candeeiro”, afirmou.

 

Continue lendo

Política MT

Presidente da Fecomércio parabeniza Emanuel Pinheiro pela vitória nas eleições 2020

Publicado

Após a definição em 2º turno de quem irá administrar a capital mato-grossense pelos próximos quatro anos, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, parabenizou o candidato reeleito e atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) pela vitória nas urnas contra o vereador Abílio Brunini (Pode).

Wenceslau Júnior afirmou, em ofício enviado ao prefeito de Cuiabá, que a entidade representativa do comércio espera que as relações de parceria sejam mantidas para o bom desenvolvimento econômico da cidade, fazendo da capital um lugar melhor para se viver.

Além disso, o presidente da Fecomércio-MT desejou ao prefeito sabedoria nas decisões e serenidade para conduzir a gestão em dias difíceis. “Nos colocamos à disposição para contribuir na construção de uma cidade cada vez mais promissora, moderna e digna para os cidadãos cuiabanos. Que juntos, possamos trilhar um caminho de respeito e união que alcance resultados efetivos e duradouros para todos”, enfatizou o presidente.

 

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana