O menino Austin é paciente do Children’s Hospital, nos Estados Unidos. Ele sofre com algumas doenças, o que faz com que tenha que ficar internado boa parte do tempo. Essa realidade fazia com que o menino se sentisse muito sozinho e ele começou a alimentar o sonho de ter um cachorro da raça corgi para nomeá-lo de Gatsby.
Felizmente seu grande sonho se tornou realidade graças à Fundação Marty Lyons. Austin ganhou um filhote de corgi, e claro, deu o nome de Gatsby. Para entregar o presente ao menino foi organizada uma festa, e as fotos do encontro dos dois, que agora são melhores amigos, são muito fofas.
Pelagem mais curta, comprida, com formato arredondado… Existem diferentes tipos de tosa para os donos de cães escolherem qual gostam mais. Porém essa escolha deve ser feita com consciência, levando em conta rotina, raça , estrutura do pelo e idade do animal.
arrow-options Divulgação/ Crystal Pet Spa & Boutique
O tipo de tosa ideal vai depender a raça, estrutura do pelo e gosto do tutor
Andersson D´Lucka e Eduardo Cavalcante, profissionais gromming do Crystal Pet Spa & Boutique, explicam que a preocupação é importante porque quando o padrão da raça ou a estrutura do pelo não são respeitados pode-se ocasionar algum problema de pele ou até mesmo falha no crescimento da pelagem, a chamada alopecia pós-tosa. Por isso é importante que o tutor entenda que muitas vezes o corte que ele quer não é o indicado.
Confira abaixo os tipos de tosa e para quais cachorros cada uma costuma ser indicada:
Tosa higiênica: indicada para todos os cães, pois tem a função de limpar partes específicas ou com acumulo de pelos, como barriga, partes íntimas e embaixo das patas.
Tosas comerciais: realizadas com máquinas e/ou tesouras elas são indicadas para raças de pelagem longa, como shih tzu, maltês, yorkshire, lhasa apso, entre outras.
Handstripping, Carding, Plucking e Rolling: são tosas realizadas com tesouras e pedras especiais. Costumam ser indicadas para golden retriever, westie, fox terrier, cocker spaniel, jack russel, schnauzer, entre outros.
arrow-options Divulgação/ Crystal Pet Spa & Boutique
O mais indicado é levar o cachorro para tosar com um profissional especializado
Para evitar qualquer tipo de problema ou decepção, os groomers indicam pesquisar bastante antes de adquirir um pet. “Obtenha informações sobre a raça, a pelagem e quais suas necessidades para mantê-la saudável.”
Além de banhos semanais, o cuidado com as tosas ou trimming específicos de acordo de cada raça deve ser realizada a cada 45/60 dias ou de acordo com a indicação do profissional groomer.
O cão Scamper não é muito paciente quando se trata de banho e tosa . Segundo a dona Kyra Driscoll, o pet da raça Shih Tzu não consegue ficar parado durante muito tempo, o que torna essa tarefa muito difícil para ela, que é quem faz o corte mensal dos pelos do animal. “Já tentei mandá-lo ao pet shop, mas ele fica muito estressado e prefiro fazer eu mesma em casa”, disse em entrevista ao site The Dodo.
Kyra, que mora nos Estados Unidos, resolveu que o último dia 3 seria perfeito para realizar a tosa de Scamper, porém ela começou pelo lado errado: a cabeça do pet. Como ele é inquieto, após 10 minutos de pelos cortados, o cão começou a ficar nervoso e não deixou que a dona terminasse o penteado, fazendo com que ele parecesse desproporcional. O processo inteiro às vezes demora dias para ser completado.
“Aprendi da forma mais difícil que não se começa tosando pela cabeça. Agora ele parece uma mistura de cão pequeno com um cachorro grandão e peludo”, completa. Pelo menos isso serviu para dar fama ao animal, que ganhou mais de 19 mil curtidas no Facebook com sua foto engraçada.
Deixe um comentário