TRAGÉDIA

Criança de 1 ano morre em UPA de Cuiabá após se engasgar com pedaço de maçã

· 1 minuto de leitura
Criança de 1 ano morre em UPA de Cuiabá após se engasgar com pedaço de maçã

Conteúdo/ODOC - Uma criança de 1 ano e 9 meses morreu após dar entrada desacordada na UPA Pascoal Ramos, em Cuiabá, na tarde de quarta-feira (7), com um pedaço de maçã na boca. A principal suspeita é de que a morte tenha sido causada por engasgamento, segundo informações apuradas durante o atendimento médico.

A criança foi levada pelos avós, moradores da região do Cinturão Verde, no bairro Pedra 90. Ao chegar à unidade de saúde, ela já estava em parada cardiorrespiratória. As equipes médicas iniciaram imediatamente as manobras de reanimação, mas encontraram extrema dificuldade para realizar a intubação devido à obstrução das vias aéreas.

Duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foram acionadas para auxiliar no atendimento de emergência, porém também não conseguiram realizar a intubação pelo mesmo motivo. Durante o procedimento de aspiração, os profissionais retiraram grande quantidade de alimento das vias aéreas, reforçando a suspeita de obstrução da traqueia por engasgamento, possivelmente provocado por um pedaço de maçã.

Apesar de todos os esforços das equipes da UPA e do Samu, o óbito foi confirmado ainda na unidade. O Hospital Municipal de Cuiabá chegou a ficar de prontidão para receber a criança, mas a transferência não foi possível.

As circunstâncias da morte serão investigadas pelo Instituto Médico Legal, que deverá apontar oficialmente a causa do óbito. Inicialmente, a principal hipótese considerada é morte por engasgamento.