conecte-se conosco


Cuiabá

Cras Getúlio Vargas promove dia de lazer às crianças assistidas

Publicado

Divulgação

Brincadeiras e muita alegria marcaram o dia de lazer promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Getúlio Vargas na última sexta-feira (09). Foi dessa maneira que mais de 120 crianças assistidas pelos programas Siminina e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos aproveitaram o momento de recreação. Por meio de uma parceria com o Sesc Balneário, eles tiveram a oportunidade de fazer um passeio diferente no qual puderam vivenciar momentos de socialização, troca de experiências, rodas de conversas, atividades lúdicas e banhos de piscina, isso permitiu aos integrantes do grupo maior interação e qualidade de vida.

“Para muitos pode parecer simples realizar um passeio no clube, mas, para a maioria, realizar uma atividade como essa está bem longe da realidade por elas vivenciada. Ver o sorriso sincero em cada rosto é o que nos motiva a continuar trabalhando no desenvolvimento dessas ações que visam principalmente a inclusão social”, disse a coordenadora do Cras Getúlio Vargas, Carla Costa Braga.

Leia Também:  Vereadores mediam reunião dos TDI’s junto ao executivo e projeto será analisado pelo TCE

Este evento é um dos eixos norteadores do serviço no que se refere ao envolvimento e participação, tendo como foco principal estimular, mediante a oferta de atividades planejadas, a participação efetiva dos usuários, com atividades extras em diferentes espaços.  

Para o dia 22 de agosto, já está programado um passeio semelhante, mas que desta vez o público-alvo serão os idosos. Cerca de 80 idosos terão um dia de recreação numa chácara no bairro Coxipó do Ouro.  

O Cras Getúlio Vargas acolhe 56 comunidades da região do Coxipó, levando atendimento para mais de 280 pessoas, com atividades recreativas, programas de saúde, palestras educativas e acompanhamento psicológico. 

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são responsáveis pelos serviços socioassistenciais nas áreas consideradas vulneráveis e com algum risco social, sendo considerados como portas de entradas para o acesso e cadastramentos nos programas existentes do Governo Federal. Atualmente o Município conta com 14 unidades.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

DO publica 1ª convocação dos 1603 aprovados em concurso público para Secretaria Municipal de Educação

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá publicou no Diário Oficial, páginas 254 a 288, os atos de nomeação e de convocação de posse dos candidatos aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Educação.

Os atos se referem aos cargos de professor, para o qual estão sendo chamados 651 profissionais, técnicos em desenvolvimento infantil, 823 profissionais, e técnicos em nutrição escolar, 129 profissionais, totalizando 1.603. Esta é a primeira convocação do concurso público.

 Com a convocação para posse, os candidatos devem observar os documentos e exames médicos necessários descritos no ato de convocação. O prazo de entrega do documento e laudo médico é de 30 dias, contatos a partir da data de publicação da nomeação.

Para a entrega dos documentos, os candidatos devem agendar uma  data no link já disponível no site da Prefeitura de Cuiabá (https://forms.gle/atYzpxjr9yJbsjcC9) e comparecer na Secretaria Municipal de Educação, na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, datas e horários pré-agendados.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos, falou sobre a importância deste momento para a educação de Cuiabá. “Com a posse dos novos profissionais, a educação vai continuar avançando na eficiencia e qualidade do ensino publico municipal”, destacou.

Leia Também:  Instituto Federal é destaque no Handbol do 44º Jogos Estudantis Cuiabanos

Confira anexo os atos de nomeação e convocação de posse

Continue lendo

Cuiabá

Escola Transparente vira case de sucesso e inspira município da Bahia

Publicado

Davi Valle

Uma das ferramentas de sucesso adotadas pela Prefeitura de Cuiabá no fortalecimento das politicas públicas de controle social tornou-se referência para a Prefeitura de Vitória da Conquista. Nesta semana, a Controladoria Geral do Município (CGM) recebeu a notícia de que a Secretaria da Transparência e do Controle do município baiano implantará na administração o projeto Selo Escola Transparente.  

O interesse de Vitória da Conquista na ação desenvolvida na Capital mato-grossense surgiu em setembro deste ano, em um curso sobre as praticas da Lei de Acesso à Informação (LAI), realizado em Salvador. Na ocasião, representantes da CGM puderam trocar experiências com outras prefeituras e apresentar os principais projetos em andamento. Entre as ações expostas, o Escola Transparente rendeu elogios a Cuiabá e inspirou os conquistenses. 

“A partir da nossa intenção permanente de implementar boas práticas de transparência pública é que conhecemos o Selo Escola Transparente de Cuiabá. Após a apresentação do projeto, reunimos a equipe, estudamos o decreto e a regulamentação, e observamos que era viável colocar em prática. O prefeito Herzem Gusmão, de imediato,  apoiou a ideia e assinou o decreto normalizando o selo”, explica o secretário de Transparência e do Controle de Vitória da Conquista, Diêgo Gomes Rocha. 

Leia Também:  Prefeito se reúne com diretores administrativos para estabelecer metas e cobrar o equilíbrio fiscal

O projeto cuiabano condecora escolas, creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) que, dentro do prazo estabelecido, publicam suas prestações de contas no Portal da Transparência. Neste ano, 122 unidades foram certificadas com o Selo Escola Transparente. Além disso, nesta edição, aquelas que atenderam os critérios e também o prazo do Fundo Único Municipal de Educação (Funed) concorreram a 10 impressoras multifuncionais.

“Ficamos horados em ver que aquilo de realizamos aqui é observado e serve de exemplo para outros órgãos. Essa é mais uma ferramenta extremamente eficaz na garantia do controle dos investimentos voltados para a educação. Por meio dela, as informações são distribuídas de forma mais organizada e todos podem fazer o papel de fiscalizador”, comenta o controlador-geral de Cuiabá, Carlos Roberto da Costa. 

Em Vitória da Conquista, a previsão é de que a iniciativa já passe a funcionar a partir do próximo ano. “A implantação deve sempre iniciar pela etapa de capacitação. Esse é um modelo que adotamos em Cuiabá e tem dado certo. Não adianta disponibilizarmos a ferramenta, se não houver prática para manuseá-la. Por isso, periodicamente, oferecermos treinamentos sobre o lançamento das informações no Portal Transparência”, pontua a coordenadora de Transparência Ativa da CGM, Joilce Acosta. 

Leia Também:  SUGESTÃO DE PAUTA – Campanha do cobertor encerra doações e destina arrecadação à prefeitura

COMO ACESSAR?

A prestação de conta é uma importante medida da Administração Pública, fortalecida pelos pilares dos controles interno (Prefeitura), externo (Legislativo e Tribunal de Contas) e social (cidadão). Para ter acesso às informações de cada uma das unidades de educação, o munícipe deve acessar o site da Prefeitura de Cuiabá e entrar no Portal Transparência.

Após esta primeira etapa, dentro do novo menu que se abrirá, basta clicar no ícone “Controle Social”, escolher a opção “Escola Transparente” e, logo na sequência, as abas de “Prestação de Contas”, “Gestão Pedagógica”, e “Conselho Deliberativo da Unidade Educacional (CDUE)” estarão disponíveis para consulta.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana