conecte-se conosco


Política MT

CPI suspende interrogatório do ex-governador Silval Barbosa

Publicado

Foto: Helder Faria

Antes aprovada pela maioria dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para investigar sonegação e irregularidades na concessão de incentivos fiscais, a convocação do ex-governador Silval Barbosa, que estava marcada para a próxima quinta-feira (10), foi suspensa sem definição de data futura. 

A proposta de suspensão foi apresentada pelo vice-presidente da CPI, deputado Carlos Avalone (PSDB) na tarde de quinta-feira (3) e questionada pelo presidente da comissão. O deputado Wilson Santos perguntou ao correligionário sobre eventual “receio” em relação à oitiva do ex-governador.

“Não temos nenhum receio, apenas queremos agilizar os trabalhos e poupar a comissão de desgastes desnecessários, tal ocorreu com a oitiva do doleiro Lúcio Funaro em reunião fechada”, argumentou Avalone.

Apesar da expectativa gerada em relação ao depoimento do doleiro Lúcio Bolonha Funaro, a oitiva foi realizada em reunião fechada, decisão tomada pela maioria dos membros da comissão. Na ocasião, os parlamentares resolveram acatar recomendação posta em parecer exarado pela Procuradoria-Geral da Casa.

A Procuradoria-Geral levou em consideração o fato de a colaboração premiada, prevista na lei que define organização criminosa, permitir ao depoente Lúcio Funaro silenciar sobre questionamentos sobre fatos constantes no acordo homologado pela Justiça Federal. Como Funaro, Silval Barbosa também é colaborador. 

“Assim, é mais importante que a comissão busque o compartilhamento das delações junto aos órgãos judiciais competentes, no caso o Supremo Tribunal Federal”, assinalou Avalone.

Depoimento – Ouvido pelos parlamentares, o superintendente do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), economista Daniel Latorraca, levou à CPI números sobre área plantada, volume produzido e valor bruto da produção de milho, soja e algodão em Mato Grosso, assim como sobre o rebanho bovino.

Latorraca confirmou a informação – atribuída ao presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Naturale Biocombustíveis (Sindpetróleo), Aldo Locatelli – de que o volume de óleo diesel consumido em Mato Grosso é similar ao de Goiás, embora a área plantada no estado vizinho seja significativamente inferior.

Porém, não foi esclarecido o porquê. A suspeita é que caminhões com tanques adaptados abasteçam em Goiás ou Mato Grosso do Sul, praças onde a carga tributária sobre o combustível é menor, e depois descarreguem o produto por aqui em reservatórios clandestinos.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Emanuel diz ser vítima de fake news e que pela 1ª vez, crianças do Siminina estão sendo tratadas com carinho

Publicado

Emanuel com a primeira-dama, Márcia Pinheiro, em evento do projeto Siminina [Foto – Arquivo]

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), candidato do partido à reeleição, disse na tarde desta terça-feira (20), no bairro Santa Isabel, durante a primeira caminhada da sua campanha, que nunca saiu das ruas, numa resposta aos adversários, que diziam que o prefeito tinha medo de enfrentar a população por conta do escândalo do paletó.

“Eu nunca saí da rua, quem falou isso é porque não me conhece, ou está tentando soltar mais uma fake News, que é a prática dos meus adversários.  Eu nunca saí da rua, o meu mandato inteirinho foi nas ruas, foi junto do povo, lançando obras, entregando obras, em contato com as pessoas, com o movimento comunitário, conversando com a população, olho no olho”, disse o prefeito ao ser questionado em fala com jornalistas.

Emanuel Pinheiro escolheu, a exemplo da campanha de 2016, quando se elegeu prefeito, o bairro Santa Isabel para iniciar uma agenda de caminhadas em todas as regiões da cidade. “Vejo muito carinho, muita receptividade, muita animação, muita alegria, que é o que significa a nossa campanha, a nossa gestão, muito respeito à população, principalmente a mais humilde, mais carente, que sempre tratamos com muito acolhimento, respeito e calor humano e sempre fomos recebidos com calor humano”, disse.

“No Santa Isabel, no ano passado, eu comecei e terminei aqui a minha campanha. Então, num gesto de gratidão a esse povo maravilhoso, como deu certo daquela vez, vou começar por aqui a minha caminhada deste ano”, afirmou.

Questionado sobre estar praticando politicagem no Projeto Siminina, Emanuel Pinheiro foi direto: “se tratar as pessoas com muito carinho e amor for politicagem, aí depende dos olhos dos adversários, do que enxergam. Hoje, sim, as crianças do Siminina estão sendo tratadas com carinho, amor e respeito, sendo na primeira vez na história que o programa foi ampliado e muito, oportunizando mais inclusão social”.

O prefeito, candidato à reeleição, aproveitou para informar que vai entregar o viaduto da Avenida das Torres até o próximo domingo. “Ontem eu fiz a última vistoria, já bati o martelo. E agora eu libero, porque eu não posso entregar. Eu vou fazer a liberação do viaduto”, completou.

 

 

Continue lendo

Política MT

Nilson Leitão percorre as regiões Sul e Araguaia para levar propostas e ouvir moradores

Publicado

Nesta semana, o candidato ao Senado Federal Nilson Leitão (PSDB) percorre municípios da região Sul e do Araguaia para levar suas propostas que visam geração de emprego e renda para diminuir as desigualdades regionais que existem no estado. Na segunda-feira (19) esteve em Jaciara, onde participou de reuniões e percorreu as ruas da cidade com o prefeito Abdo, que concorre à reeleição e o ex-governador Júlio Campos (DEM), primeiro suplente da coligação Mato Grosso.
Na terça-feira (20) esteve em Rondonópolis, deu entrevistas, participou de reunião com lideranças políticas, com o segundo suplente Zé Márcio Guedes e nesta quarta-feira (21) vai para a região do Araguaia.
o sábado (17), Nilson Leitão esteve em Chapada dos Guimarães, onde participou de uma caminhada na feira ao lado da prefeita e candidata a reeleição, Thelma de Oliveira (PSDB) e diversos apoiadores.
Para a prefeita Thelma, Leitão é o candidato que mais representa os municípios. “Foi um prazer receber o Nilson aqui em Chapada. Quando era deputado federal e até mesmo sem mandato, ele já nos ajudou. Como senador, tenho certeza, que ele ajudará ainda mais, já que carrega a bandeira municipalista. Suas propostas de geração de emprego para os municípios menores irão beneficiar diretamente a nossa população de Chapada dos Guimarães. Sem dúvida ele é o candidato mais preparado para ser o nosso representante no Senado” defendeu a prefeita.
Uma das principais propostas de Nilson Leitão (PSDB) para o Senado é a de estimular o crescimento de cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por meio de benefícios a empresas que desejarem ali se instalar. Ele pretende gerar empregos e oportunidades atraindo investimentos com iniciativa de redução da carga tributária a fim de estimular o crescimento destas cidades. Além disso, pretende fortalecer a agricultura familiar através de um projeto de ampliação do acesso ao crédito e assistência técnica aos agricultores familiares do estado para fortalecer o produtor rural de pequeno e médio porte em Mato Grosso.
Leitão já passou pelo Nortão, Noroeste e Médio Norte do estado, onde foi recebido por diversas lideranças e apoiadores que acreditam nos projetos da coligação “Mato Grosso por Inteiro”.

 

 

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana