conecte-se conosco


Cuiabá

CPI retoma oitivas na próxima segunda (02)

Publicado


Carol Siqueira/ Secom Câmara

A CPI foi instaurada a fim de apurar a questão referente aos remédios vencidos encontrados no CDMIC da Capital.
Elas serão transmitidas ao vivo no YouTube e Facebook da Câmara.&nbsp
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Medicamentos ouve na próxima semana a ex-secretária de Saúde da Capital Elizeth Lúcia de Araújo, e ainda o servidor Renault Tedesco de Carvalho, farmacêutico de carreira da pasta.
As oitivas estão marcadas para segunda-feira, dia 02, às 14 horas e às 16 horas, respectivamente. Elas ocorrerão de forma presenciais e serão transmitidas ao vivo.
Elizeth respondia pela secretaria de Saúde no momento da contratação da empresa Log Lab de gerenciamento digital de remédios. A empresa contratada ingressou na administração pública antes da Norge Pharm, atual responsável pelo serviço.
A CPI dos Medicamentos foi instaurada em 10 de maio deste ano a fim de apurar a questão referente aos remédios vencidos encontrados estocados no Centro de Distribuição de Insumos e Medicamentos (CDMIC) da Capital.
A Comissão é composta pelos vereadores Lilo Pinheiro (PDT), que responde pela presidência da CPI Marcus Brito Junior (PV), responsável pela relatoria e o tenente coronel Paccola (Cidadania), que figura como membro titular.
De acordo com o relator do processo, a intenção do grupo era retomar as oitivas nesta semana. Contudo, isso foi postergado devido ao recesso parlamentar. Vale ressaltar que, os prazos da CPI estão suspensos até a data da nova oitiva, tendo em vista o recesso parlamentar de julho, que teve início na última sexta-feira (23).
A Comissão ficou um período de 30 dias sem realizar oitivas para analisar os documentos. Brito ainda ressalta que a CPI tem feito um trabalho em conjunto com o Ministério Público Estadual e a Politec.
Segundo ele, a Comissão, inclusive, já elaborou um parecer parcial para apresentar as instituições e colocá-las a par de toda a investigação. Além disso, a Politec está auxiliando no trabalho de perícia.
“O Ministério Público pediu um relatório parcial, nós emitimos um ofício pedindo a participação da Politec, para que faça uma perícia nas câmeras e HDs internos, porque queremos saber a entrada e saída de material, e de sistema. Então, queremos fazer um trabalho conjunto para que todos os órgãos tenham as mesmas informações e possam realizar o seu trabalho. Também já solicitamos à Deccor informações do que eles já tem”, enfatizou.
O vereador ainda afirma que a intenção da CPI não é apenas apontar o erro e os responsáveis, mas produzir um relatório construtivo propondo solução para o entrave. “Queremos mostrar para a sociedade um trabalho efetivo, não só mostrar o erro, mas apontar soluções do que pode ser feito no CDMIC, para evitar que novos medicamentos venham a vencer”, finalizou.

Kamila Arruda/Assessoria de Imprensa Vereador Marcus Brito

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA: Estudantes da rede pública municipal de ensino retornam às aulas presenciais nesta segunda-feira (27)

Publicado


Jorge Pinho

Clique para ampliar

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, e a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, vão acompanhar na segunda-feira (27), a partir das 7h da manhã, o retorno das atividades presenciais na rede pública municipal de ensino. As aulas acontecerão de forma híbrida, com número reduzido de estudantes por sala de aula (50% da capacidade de cada sala), e adoção de medidas de biossegurança e distanciamento físico, necessários neste momento de pandemia.

Na rede pública municipal de Cuiabá, 100% das 167 unidades educacionais vão retomar as atividades pedagógicas presenciais. Em 12 unidades, em razão de reformas em andamento, foram alugados espaços, até que essas obras sejam finalizadas.

A secretária Edilene de Souza Machado explicou que a volta dos estudantes às atividades presenciais seguirá um Plano de Retorno e Protocolo de Biossegurança, construído com o apoio das equipes gestoras e orientações da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária. A gestora destacou que a presença dos estudantes foi autorizada pelos pais ou responsáveis. “Com base nessa informação e dentro da realidade de cada unidade, com a orientação da equipe pedagógica da Secretaria, as equipes gestoras organizaram o seu atendimento. As escolas que oferecem o Ensino Fundamental atenderão cada grupo de estudantes em dias alternados. E para as crianças de 0 a 5 anos, o revezamento será semanal”, explicou a secretária de Educação Edilene Machado.

A rotina nas unidades terá mudanças. Além de uma nova organização das turmas, o horário de permanência dos estudantes na unidade será reduzido. A alimentação escolar será servida no intervalo, nas salas de aulas e todas as atividades coletivas estão suspensas, por enquanto.

Antes de entrar nas unidades, estudantes e profissionais terão que aferir a temperatura e passar por tapetes sanitizantes. O uso de máscaras é obrigatório. Todas as unidades têm disponíveis totens e dispensers de álcool 70%. As salas de aula estão preparadas, com distanciamento das carteiras, e a higienização será intensificada.

Os estudantes cujos pais não se sentem seguros em encaminhar seus filhos neste momento continuarão recebendo atendimento de forma remota, disponíveis no @portaldaescolacuiabana e outras plataformas pedagógicas, como vem sendo feito desde março de 2020, quando as atividades presenciais foram suspensas. Os estudantes com dificuldades de acesso à internet continuarão recebendo as atividades impressas e material estruturado dos programas como o de alfabetização (ProAC – Programa de Alfabetização Cuiabano), e o de melhoria da proficiência (PROMP – Programa de Melhoria da Proficiência).

“Neste momento temos que ter todo o cuidado. Os profissionais da educação e equipes gestoras, finalizaram mais um ciclo de formação continuada sobre o protocolo de biossegurança nos espaços escolares, os aspectos socioemocionais envolvidos nesse retorno e o ensino híbrido. Nosso objetivo é que possamos receber nossos alunos e profissionais com segurança, garantindo o seu bem-estar físico, mental e social”, ressaltou a secretária de Educação, Edilene Machado.

Serviço

Retorno das atividades presenciais

Dia: segunda-feira, 27/09

Horário: 7 horas

Agenda:

1- Secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado

EMEB Maria da Glória de Souza

Av. Bosque da Saúde, 146, Bairro Baú

FONE: 3313-3036

CMEI Coronel José Meirelles

Rua Maracanã, s/n, bairro Areão

FONE: 3628 1050

2 – Secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar

EMEB Madre Martha Cerutti

Av. Ver. Juliano da Costa Marques, s/n, bairro Bela Vista

FONE: 3313-3007

Creche Josefa da Silva Parente

Av. Vereador Juliano da Costa Marques, s/n, bairro Bela Vista (ao lado da EMEB Madre Martha Cerutti)

FONE: 3653 5810

EMEB Profª. Elza Luíza Esteves

Av. Senegal, s/nº, bairro Canjica

FONE: 3644 7368

 

 

 

 

Continue lendo

Cuiabá

Prefeito lamenta morte do médico George da Costa Melo, vítima de acidente de avião

Publicado


Faleceu na tarde deste sábado (25) o médico George da Costa Melo, aos 39 anos, após passar 47 dias internado em decorrência da queda de um avião no qual ele viajava com amigos, no dia 8 de agosto, quando fora ao Pantanal para uma pescaria. Ele deixa esposa, três filhos, mãe e irmãos. 

George era diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase, em Várzea Grande, mas iniciou sua carreira na UPA Pascoal Ramos e também trabalhou na Policlínica do Verdão, em Cuiabá, locais onde fez muitos amigos e era admirado por ser um profissional dedicado e humano. Antigos colegas de trabalho inclusive faziam correntes de oração, que eram transmitidas em chamadas de vídeo para o médico, enquanto estava internado.

O prefeito Emanuel Pinheiro lamentou a morte do médico. “Com profunda tristeza recebi a notícia da morte precoce deste jovem médico, o doutor George, uma pessoa que, durante sua passagem pela saúde pública de Cuiabá, prestou grandes serviços, ajudou a salvar vidas, agiu com humanidade e dedicação. Peço a Deus que ampare e console os corações da mãe, esposa, filhos, demais familiares e amigos neste momento de dor”, disse. 

Informações sobre o funeral serão divulgadas em breve.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana