conecte-se conosco


Mulher

Covid-19: Vacinação pode afetar ciclo menstrual?

Publicado


source

BBC News Brasil

Covid-19: vacinação pode afetar ciclo menstrual?
Olga Robinson e Rachel Schraer – BBC Reality Check

Covid-19: vacinação pode afetar ciclo menstrual?

A vacina contra a covid (assim como outras vacinas) pode gerar efeitos comuns e esperados, como febre, dor de cabeça, dor no braço por um ou dois dias depois. Alterações no ciclo menstrual não aparecem nas listas de possíveis efeitos.

No entanto, algumas mulheres têm se perguntado se menstruação antecipada, intensa ou repleta de cólica poderia ser uma reação ao imunizante.

A especialista em Antropologia Médica Kate Clancy compartilhou no Twitter sua experiência de uma menstruação mais intensa que o usual após ter tomado a vacina da Moderna e recebeu dezenas de relatos semelhantes em resposta. Com a ex-colega Katharine Lee, ela lançou uma pesquisa para coletar relatos das experiências menstruais após mulheres terem sido vacinadas contra a covid .

Ainda não sabemos se a vacina está realmente causando essas alterações – isso não foi estudado. É possível que as mulheres, depois da vacina, tenham maior probabilidade de notar essas mudanças ou atribuí-las à vacinação, principalmente depois de ouvir sobre experiências de outras pessoas.

No entanto, Victoria Male, imunologista reprodutiva do Imperial College London, no Reino Unido, disse que algumas mulheres que já passaram pela menopausa e pessoas que tomam hormônios que interrompem a menstruação relataram sangramento. Por isso, ela suspeita que poderia ser uma reação física.

Vários homens trans e mulheres pós-menopausa que normalmente não menstruam entraram em contato com Clancy e Lee dizendo que tiveram sangramento após a imunização.

E, embora hoje não exista ligação comprovada, haveria razões lógicas para a vacina estar causando alterações nos ciclos menstruais – mas essas alterações não são motivo de preocupação, dizem os especialistas em reprodução. Embora menstruações dolorosas ou inesperadas possam ser angustiantes, elas não são um sinal de qualquer dano a longo prazo.

Ligação plausível

O revestimento do útero faz parte do sistema imunológico – na verdade, existem células imunológicas em quase todas as partes do corpo.

As células do sistema imunológico têm um papel na construção, manutenção e rompimento do revestimento do útero – que se torna mais espesso para se preparar para a gravidez e, em seguida, se desprende na forma de menstruação se o óvulo não for fertilizado.

Após a vacinação, muitos sinais químicos com potencial para afetar as células do sistema imunológico estão circulando pelo corpo. Isso pode causar esse desprendimento do revestimento do útero e menstruação precoce, explicou Male.

ilustração coronavirus

Getty Images
Países com vacinação avançada como Israel e Reino Unido têm visto os bons resultados: grande queda no número de casos e de mortes por covid

Sem ligação com aborto

Isso não significa que haja qualquer ligação com abortos espontâneos – durante a gravidez, diferentes processos mantêm o revestimento do útero, incluindo a presença da placenta, órgão que liga o feto ao suprimento de sua mãe.

Male disse que agora há muitas evidências de mulheres que receberam vacina que indicam que elas não correm maior risco de perder a gravidez . No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomendou paralisar uso da vacina AZD1222, da AstraZeneca e Universidade Oxford, para grávidas.

Na verdade, o que se sabe é que infecções estão relacionadas a aborto espontâneo e ter covid durante a gravidez está relacionado ao parto prematuro , de acordo com Alexandra Alvergne, da Universidade Oxford.

Ela disse que há uma ligação plausível entre a vacina e as mudanças menstruais, já que o momento da ovulação pode ser afetado por inflamação. Pode ser o caso quando as pessoas estão doentes e com febre, mas as vacinas também causam uma resposta inflamatória no corpo – faz parte do seu sistema imunológico reagir e começar a produzir os anticorpos e outras células que lutam contra doenças.

Também há evidências de estudo anterior de que pessoas com sinais de inflamação por infecção tiveram menstruações mais dolorosas .

Vacinas contra a covid-19

Getty Images
Ainda não sabemos se a vacina está realmente causando alterações no ciclo menstrual

Os efeitos são temporários

Há evidências, tanto da vacina contra a gripe quanto contra o HPV, de que podem afetar o ciclo menstrual temporariamente – mas não há efeitos colaterais duradouros.

E há “inúmeras evidências” de que não afetam a fertilidade, disse Male.

Embora essas mudanças não devam ser motivo de preocupação, Male e outros especialistas mencionados neste artigo enfatizam a necessidade de estudos sobre o efeito da vacina nos ciclos menstruais, para que as pessoas saibam o que esperar.

“Há um problema aqui sobre a frequência com que a saúde da mulher é ignorada”, disse ela.

Você viu?

A ginecologista Jen Gunter escreveu em seu site The Vajenda: “Imagine se você não soubesse que a febre pode ser um efeito colateral da vacina?”

“Você pode estar preocupada que algo desagradável esteja acontecendo com seu corpo, quando tudo o que você está tendo é uma típica febre pós-vacina. A mesma coisa valeria para irregularidades menstruais.”

Da mesma forma, para homens trans e mulheres na pós-menopausa, o sangramento pode ser um sinal de câncer, por isso é importante que as pessoas saibam se também é um efeito colateral inofensivo da vacina, explicou Lee.

Sue Ward, vice-presidente do Royal College of Obstetricians and Gynecologists, no Reino Unido, disse que qualquer pessoa que notar um sangramento que seja incomum para ela deve considerar entrar em contato com seu médico.

No Brasil, a Anvisa pede que as pessoas que sentiram algum evento adverso após a vacina registrem o relato no sistema VigiMed, disponível na página da agência reguladora .

Desinformação sobre vacina

Ao mesmo tempo, a ideia de que vacinas podem afetar ciclos menstruais foi retomada por pessoas que espalham desinformação nas redes sociais.

Grupos anti-vacina e de teoria da conspiração têm usado relatos de experiências pessoais genuínas das pessoas (como a postagem de Clancy) como suposta evidência de vacinas causando danos ou sendo parte de um plano de esterilização por elites globais.

Afirmações falsas de que os ciclos ou mesmo a gravidez das mulheres podem ser afetados apenas por estarem perto de pessoas vacinadas ganharam força significativa nas redes sociais no primeiro semestre deste ano.

Um desses vídeos, visto mais de 300 mil vezes, mostra um “médico reprodutivo holístico” alertando as mulheres de que “menstruação e ciclos menstruais estão sendo significativamente afetados, mesmo que elas não tenham recebido (a vacina)” .

Outras postagens que obtiveram centenas de milhares de visualizações em plataformas afirmam que as pessoas vacinadas podem “espalhar” a proteína spike do vírus para outras.

Isso é fisicamente impossível.

A maioria das vacinas contra a covid-19 funcionam dando ao corpo instruções para que ele possa aprender como combater o vírus.

Nas vacinas de mRNA contra covid-19 (Pfizer e Moderna), as instruções do mRNA são usadas para fazer a proteína spike, que o corpo reconhece como estranha, e isso evoca uma resposta imunológica. Depois de lidas, essas moléculas de vacina de mRNA se degradam rapidamente por meio de processos celulares normais.

A proteína spike, que não pode se reproduzir, se desintegra ou é destruída.

O mRNA – a instrução para fazer a proteína spike – também é extremamente frágil. É por isso que vacinas com essa tecnologia são tão difíceis de armazenar e transportar – porque a informação genética se desintegra e se torna inútil com muita facilidade.

Nenhuma das vacinas permite que qualquer parte do vírus se replique, muito menos se espalhe – a única coisa que se replica são as células do sistema imunológico, que produzem anticorpos para combater os vírus.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 25 de julho de 2021

Publicado


source
O horóscopo do dia apresenta uma previsão para o seu signo com base na previsão dos astros
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta uma previsão para o seu signo com base na previsão dos astros


ÁRIES 

É importante cultivar uma atitude mais livre, independente e menos provocadora. Com a Lua ainda na fase cheia em Aquário, muitas situações chegam ao clímax. Fique atento aos temas que surgem em sua vida pedindo limpezas e mudanças. Vale pensar no futuro, olhar pra frente, fazer algo diferente. Porém, com mais inquietação, tome cuidado com a intolerância. Continue a evitar atitudes imprudentes para não tropeçar na própria perna ou se envolver em situações agressivas. Período ideal para abandonar velhos condicionamentos. 


TOURO 

Tempo de liberar velhas mágoas e promover limpezas emocionais. Insights, novidades, mudanças, surpresas e novas ideias estão em pauta. Com a Lua em Aquário, procure abrir-se para novos pontos de vista. Porém, é melhor evitar discussões acaloradas, pois todos podem ficar mais impacientes. Você pode cultivar liberdade, mas com responsabilidade. O aprendizado é se conectar com novas correntes de pensamento, abrir a mente para novos caminhos, novas visões, novos ensinamentos e soluções.

GÊMEOS

Vale cultivar independência e autonomia, mas sem pecar pela rebeldia. Você sai ganhando se respeitar o ponto de vista alheio e aceitar o outro como ele é. Os condicionamentos ficam mais baixos e você pode sentir a vida com mais liberdade. Porém, é melhor evitar a companhia de pessoas agressivas e intolerantes. Evite também críticas rígidas. A prudência, a calma, a atenção e a diplomacia é que garantem o avanço em seus projetos. Situações opressoras podem chegar ao limite. É hora de decidir: o que é preciso ser deixado para trás? 

CÂNCER

Não deixe que os problemas do mundo afetem sua paz interior, seu equilíbrio e sua saúde. O período de Lua cheia revela sua maturidade nos intercâmbios, a verdade, a cumplicidade e o comprometimento em suas relações. É importante conectar-se com o coração, identificar-se com novas soluções e projetos que visam o bem da coletividade. Com mais independência e movimento, você pode evitar a ansiedade e a impaciência. Pode também abrir os olhos, o coração e a mente para novas possibilidades. 

LEÃO

Com a Lua ainda na fase cheia procure tomar mais cuidado com reações exaltadas. Evite pecar pela agressividade, prefira promover limpezas e mudanças em hábitos e comportamentos. É importante abrir-se para a compreensão, sem ações intempestivas. Tanto nos assuntos profissionais, quanto na vida amorosa. No período da noite a Lua confronta Marte: cuidado também com a impulsividade, é bom programar um passeio ou uma caminhada para gastar energia. Procure refletir e se inteirar sobre as questões mais elevadas da vida. 

VIRGEM

Você viu?

É tempo de libertações, independência e novos aprendizados. Perceba agora o que já não condiz com sua consciência e deve ser deixado para trás. Procure evitar assuntos pesados, negativos ou pessoas que o puxam pra baixo. O desafio é equilibrar os compromissos e responsabilidades com a necessidade de afastar-se um pouco para relaxar e meditar. Evite radicalismos, pois o céu pede abertura para novas compreensões. Cultive a independência emocional com a Lua cheia de Aquário. 

LIBRA

Seus dons diplomáticos e conciliadores podem se tornar ainda mais necessários com a Lua ainda na fase cheia. Os ânimos podem ficar mais exaltados. Procure respeitar os limites dos outros também para não se envolver em conflitos ou provocar rupturas. Vale também perceber situações que tolhem e limitam para promover libertações. Procure refletir: O que é preciso finalizar de vez e já não condiz com sua consciência e maturidade? É importante refletir, cultivar compreensão, alegria e gratidão acima de tudo. 

ESCORPIÃO 

A Lua cheia de Aquário continua pedindo flexibilidade, independência e autonomia. A ideia é buscar caminhos alternativos, novas soluções,  modificar o que for possível. Porém, procure manter-se acessível, cuidado com a agressividade. Procure também tomar cuidado com assuntos polêmicos. Posturas rudes, rebeldes, imprudentes e individualistas podem ficar mais evidentes. Respire fundo para relaxar a mente e exercitar o autocontrole. Sua energia pode ser canalizada para algo mais criativo e independente.

SAGITÁRIO

O nível de intolerância pode ficar mais alto com a Lua em Aquário. Principamente no período da noite, quando a Lua confronta Marte. Procure descontrair o ambiente com sua leveza e seu bom humor. Cresce a vontade de agir com liberdade. Você pode pensar no futuro, buscar novas soluções, identificar-se com correntes vanguardistas, libertar-se de cobranças e de preconceitos. Evite cobranças e discussões, não é boa hora para provocar ninguém. Você pode colocar-se em movimento, investir em limpezas e mudanças.

CAPRICÓRNIO

Se suas relações estão desgastadas, você pode mostrar-se mais flexível. Não permita que uma situação emocional negativa o perturbe para atingir a meta, nem perca tempo com discussões improdutivas. No período da noite a Lua confronta Marte, fique atento para evitar conflitos. Prefira agir com autonomia, sem cobranças. Vale fazer algo diferente, atualizar informações, buscar novas tecnologias com a Lua cheia de Aquário. Prefira também os ensinamentos inovadores, assim pode aprimorar ideias, negociações e projetos. 

AQUÁRIO

A Lua cheia ainda segue em seu signo, trazendo o clímax para muitas situações. Hoje a Lua confronta Marte, procure colocar-se em movimento. Evite ficar muito tempo parado em lugares fechados. Você pode buscar novas rotas, rearranjar ou concluir situações que se arrastam, transformar ou libertar relações que se tornaram difíceis ou emperradas. Tudo o que favorece a quebra de velhos hábitos e padrões continua favorecido. Porém, dê às pessoas que ama o tempo e o espaço que merecem. 

PEIXES

Com a Lua cheia em Aquário, todos podem ficar mais sensíveis e avessos às restrições de qualquer espécie. A intolerância e a impaciência podem causar prejuízos. Com calma e tranquilidade, você pode determinar melhor o que pode ser feito e o que não é viável. Você pode agir com autonomia, porém, com cuidado para não parecer muito crítico. O desafio é lidar com as demandas práticas, as responsabilidades e o ritmo acelerado dos acontecimentos, ao mesmo tempo em que reserva tempo para meditar e interiorizar-se.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Redes sociais: aprenda a bombar seu perfil

Publicado


source

Alto Astral

Redes sociais: aprenda a bombar seu perfil
Reprodução: Alto Astral

Redes sociais: aprenda a bombar seu perfil

Nos dias de hoje, praticamente todos aqueles que têm um perfil nas redes sociais são, querendo ou não, criadores de conteúdo. Quando você compartilha momentos da sua vida, sua rotina e trata sobre alguns temas, está organicamente gerando conteúdos para quem te segue.

Essa onda dos creators não serve apenas para perfis pessoais, não! Muitas empresas de produtos e serviços vêm investindo pesado nas mídias sociais, a fim de captar clientes, manter um relacionamento mais moderno e marcar presença onde todo o seu público está. Sendo assim, cada vez é mais necessário falar sobre redes sociais, estratégias de engajamento, criatividade e tudo que engloba esse universo. empresa que conecta marcas a pessoas reais para impulsionar campanhas publicitárias.

Para tornar sua conta ainda mais relevante e autêntica, listamos 5 dicas valiosas sobre conteúdo e posicionamento com a colaboração de Joel Amorim , diretor da The Insiders, empresa que conecta marcas a pessoas reais para impulsionar campanhas publicitárias.

1. Engajamento

Independentemente de qual seja o seu nicho, é fundamental estar sempre informado das principais notícias relacionadas ao tema. Embora sua opinar seja importante, é preciso fundamentar-se em argumentos e bases com credibilidade. Use dados e fontes confiáveis e quando passar sua mensagem, mostre seu ponto de vista e linha de pensamento com começo, meio e fim.

2. Honestidade

Quando o conteúdo é sobre um produto ou serviço, é imprescindível ser sincero com seus seguidores. Só declare que gostou daquilo se tiver realmente gostado. Caso contrário, explique o porquê de não ter dado certo. A influência precisa, acima de tudo, de verdade, ok?

Você viu?

3. Transparência

De mãos dadas com a honestidade, ser transparente é agir do mesmo fora na frente e atrás das câmeras. Fuja de máscaras e “filtros” que mudem sua personalidade e jeito de agir diante do público. Quem te acompanha com frequência perceberá que se trata de um personagem, portanto, seja verdadeiro, autêntico e sincero!

4. Empatia

O ponto de partida sobre empatia na internet é simples e já deveria ter sido compreendido por todos: não faça comentários ofensivos sobre as pessoas, principalmente a respeito de seus corpos. O mundo virtual pode ser um grande causador de problemas emocionais, insegurança e baixa autoestima. Além disso, procure respeitar os outros pontos de vista e não julgar conteúdos ou posicionamentos de outros usuários.

5. Criatividade

Eis a mais poderosa ferramenta de um criador de conteúdo! Com tantos perfis falando sobre tudo, pode parecer difícil se destacar nesse meio. Por isso, aposte em criar postagens criativas, de qualidade, com dedicação e utilizando todos os recursos disponibilizados pelas plataformas.

Fonte: Joel Amorim, formado em administração pela FEA-USP e diretor da The Insiders.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana