conecte-se conosco


Mulher

Corpo Livre: Alexandra Gurgel dá conselhos para perder a vergonha do verão

Publicado

Verão e praia são praticamente sinônimos.  Porém, o tempo de fugir da rotina e descansar pode se tornar uma preocupação, especialmente para as mulheres, por uma razão: o corpo. A ideia de vestir um biquíni, para muitas, é inconcebível e a pressão estética de se encaixar em um “padrão” faz com que a vergonha seja maior do que a vontade de se refrescar no mar.

Leia também: Mulheres esbanjam autoestima para mostrar o que é um corpo de praia

Alexandra Gurgel arrow-options
Reprodução/Instagram/alexandrismos

Alexandra Gurgel é uma influenciadora digital e youtuber que fala sobre positividade corporal e gordofobia na internet

Mas, afinal, como perder essa vergonha do verão e curtir o calor livre, leve e solta (dos padrões)? Para responder essa pergunta, o Delas conversou com a influenciadora e youtuber Alexandra Gurgel , do canal Alexandrismos, que fala sobre gordofobia e positividade corporal nas redes. Ela, inclusive, tem os projetos #CorpoLivre e #NãoPasseCalor para incentivar mulheres a não sentirem vergonha do verão.

Porém, a resposta não é tão simples quanto dizer “se ame e se aceite” – e nem funciona da mesma forma para todo mundo. “É um exercício diário. Primeiro a gente para de se odiar, se maltratar, se machucar, para depois começar um processo de autoamor, onde a gente aprende quem a gente é e a lidar com isso”, diz Alexandra. 

Quando a gente se aceita, só a gente está tentando se desconstruir, não o mundo

Ok, mas o que fazer se não dá para se amar de uma hora para outra?  Na realidade, tudo depende de um outro processo: descontrução interna.

“A mulher precisa entender que odiar o corpo dela, não conseguir colocar um biquíni, um maiô ou sequer pisar na praia, às vezes pisa na praia, mas não conseguir levantar e ir até o mar, porque não consegue de jeito nenhum se mexer de biquíni ou maiô – e isso é uma coisa que independe do corpo que você tem -, não é culpa dela”, destaca.

Segundo ela, é o machismo enraizado na sociedade patriarcal que perpetua uma ideia de que a mulher precisa ser “perfeita”, não só na aparência, mas nos comportamentos. “Impuseram sobre a gente que precisamos ser dessa forma, que isso é saudável, que isso é bonito. O saudável está sempre relacionada à magreza, ao corpo magro, a uma estética magra”, diz. 

“O ‘padrão’ de beleza foi criado para vender uma ideia. Se a gente parar para pensar, a indústria da dieta e da beleza não quer você emagreça, quer que você tente emagrecer, porque quanto mais você tenta e se mantém satisfeito, mais você gasta dinheiro. Se você se aceita, você para de consumir e o mercado não gira”, completa. 

Depois de se descontruir, pare de se comparar

Alexandra Gurgel e Caio Cal arrow-options
Reprodução/Instagram/alexandrismos

Segundo Alexandra, se cercar de uma rede de apoio que entenda esse processo de desconstrução e autoaceitação é ideal

Entendendo que esse “padrão ideal’ de corpo foi criado socialmente, você consegue notar as questões que te envolvem e as que envolvem outras pessoas – e como isso pode se relacionar de alguma maneira. “A nossa relação com o nosso corpo está muito relacionada ao outro. Como o outro me vê, vai se sentir atraído por mim, o que pensa sobre mim”, pontua.

“A gente liga tanto para o que o outro pensa da gente que não nos percebemos, não temos noção do nosso físico, da nossa presença, do espaço que nosso corpo ocupa. A gente se ignora, porque gente está acostumado a olhar para o outro, se comparar ao outro”, diz ela.

Leia também: Por que mulheres gordas e bem resolvidas ainda incomodam tanto a sociedade?

Toda essa comparação gera um sentimento de inferioridade e, quando menos perceber, você é quem está fazendo isso consigo e com os outros. “A gente mesmo se sabota. O Instagram está aí para ser a maior arma, mesmo que as pessoas não postam só a realidade, mesmo assim você se compara”, comenta. O mesmo acontece com comentários inconvenientes. 

Como driblar isso? Ressignificando seu olhar e se cercando de um grupo de apoio. “Segue quem tem o  cabelo igual ao seu, porque a gente não naturaliza o que não vê. Se você é gorda, segue outras pessoas gordas e para de seguir a influenciadora magra que quer enfiar dieta em você. Só assim a gente vai conseguir ser mais a gente e menos o outro, porque quando a gente se aceita, só a gente está tentando se desconstruir, não o mundo”, afirma a influenciadora. 

“A grande verdade é que independentemente do seu formato de corpo sempre vai ter alguém que vai querer comentar e sempre vão comentar, a diferença é como você vai lidar com isso e a importância que você dá a isso”, continua.

“Entender quem são os outros que estão do seu lado e criar uma rede de apoio também ajuda. Eu ter feito amigos que estão nesse processo também me fez visualizar o meu corpo e os das outras pessoas. Comecei a viver o meu corpo e a minha aceitação, porque quando eu andava na rua e tinha mais coragem para usar um cropped porque tinha três pessoas comigo”, diz.

A autoaceitação de quem aceitou a si mesma (e o próprio corpo)

Alexandra Gurgel arrow-options
Reprodução/Instagram/alexandrismos

O processo de autoaceitação de Alexandra tem relação com sua carreira como youtuber e o canal que tem na plataforma

O Alexandrismos tem 467 mil inscritos no YouTube e 403 mil seguidores no Instagram. Isso significa que, hoje, o alcance da influenciadora para “pregar a palavra da positividade corporal” é grande. Mas nem sempre foi assim, já que ela foi a primeira a falar sobre esse tema no Brasil – e isso teve uma relação direta na forma como ela aceitou o próprio corpo. 

“Quando comecei a ganhar um alcance, fui vendo como a gordofobia é uma realidade e como a pressão em cima do corpo da mulher é gigante. E eu não fazia ideia. Só percebi o quanto isso é grande quando vi cada vez mulheres falando ‘Também passo por isso’”, diz.

Você prefere passar a vida inteira tentando se encaixar no padrão ou tentando se aceitar e ser quem você é?

O canal foi criado em dezembro de 2015, mas só um ano depois, em 2016, gravando um vídeo da paródia da música “Deu Onda”, que Alexandra percebeu que a experiência teve impacto na própria liberdade.

“Fomos às 6 horas da manhã para a praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, e foi a primeira vez que eu usei um biquíni. Em nenhum momento passou pela minha cabeça que eu estava de biquíni. Quando acabou a gravação, umas 11 horas, percebi que eu estava lá ‘de boa’ e eu pensei que estava tudo bem. Até ali foram 26 anos me odiando”, lembra. 

“Eu pensava ‘É muita pretensão eu achar que vou viver muito, porque também é o que os médicos me falam por ser gorda, então vou morrer logo’. Quando você escuta isso, você não faz nem planos para o futuro. Então, comecei a pensar ‘Vamos viver’”, completa.

Leia também: Fotógrafo tenta romper preconceitos com ensaios de mulheres negras

“A pergunta que eu sempre me faço é ‘Você prefere passar a vida inteira tentando se encaixar no padrão ou tentanto se aceitar e ser quem você é?’. Vá viver. É muito melhor você fazer as coisas que está afim de fazer do que ficar esperando ter um corpo x, y, z, a barriga perfeita, a virilha cavada, porque você acha que você vai ter outras oportunidades de viver experiências que você está vivendo só agora. Se você não viver, vai deixar de viver”, concluí.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 12 de maio de 2021

Publicado


source
Mandala
Marcelo Dalla

A mandala é desenhada pelo astrólogo Marcelo Dalla


ÁRIES

A Lua nova ingressa em Gêmeos, favorecendo estudos, leituras e intercâmbios. Esteja aberto para trocar e aprender coisas novas. Você pode atualizar informações, mas cuidado para não exagerar na dose ao defender suas ideias e provocar conflitos. O céu favorece a leveza e a flexibilidade. Marte se combina com Urano inspirando novas ideias e mudanças, continue a eliminar o que não deseja mais para sua vida e renovar as energias. Fique atento, situações surgem para mostrar o que está antiquado e estancado dentro e fora de você. 


TOURO 

Marte e Urano seguem juntos em harmonia, favorecendo uma atitude inovadora, original e independente. Procure dar espaço para si mesmo e os outros, respeitando a liberdade e a individualidade. Deixe de lado as ideias extremistas, radicais e egocêntricas. Doses de leveza e bom humor são importantes. A Lua segue agora em Gêmeos e encontra Vênus, indicando que a curiosidade está ampliada. As conversas podem ser agradáveis e prazerosas. Novos estudos estão favorecidos. O que tem feito para incorporar novidades em sua vida? 

GÊMEOS 

Você segue em pleno final de ciclo solar, mais sonhador e sensível. A Lua ingressa em seu signo, inspirando a sede por novidades e inovações de todo tipo. Porém, evite grandes desgastes. Ganhe tempo para buscar clareza, antes de emitir opiniões. É bom fazer tudo com calma e respeitar seus limites energéticos. Mercúrio segue em harmonia com Saturno para favorecer planejamentos. Bom para fazer uma lista de prioridades e ativar contatos profissionais. Algo novo está em plena gestação! Fique atento para boas ideias que possam surgir.

CÂNCER 

Ideias inspiradoras, intuições e insights estão em pauta. A Lua segue em Gêmeos, enquanto Marte se combina com Urano: o interesse por novidades se acentua. Novas amizades e atividades inusitadas estão favorecidas. Criatividade, ousadia e originalidade são qualidades que ganham destaque. Um aprendizado inovador é bem-vindo. Aproveite para trocar ideias, buscar informações, investir em tecnologia ou divulgação nas redes sociais. Atenção: evite cobranças e controle, a independência deve ser respeitada. 

LEÃO 

Atividades que permitam criatividade, independência e autonomia estão favorecidas pela harmonia de Marte e Urano. Com a Lua em Gêmeos, todos ficam mais curiosos e falantes, procurando uma postura diplomática e atenciosa ao esclarecer dúvidas. Bom para abrir a mente, conectar-se com correntes vanguardistas, atualizar notícias em bate-papos informais. Conte com mais inspiração, esteja aberto para novas amizades e para a expansão de sua rede de contatos. É importante também cultivar gratidão pelo que a vida lhe oferece.

VIRGEM 

Você viu?

Conte com mais objetividade para ativar novas metas. Mercúrio se combina com Saturno para ajudá-lo a estruturar suas ideias e colocar em prática seus projetos. Enquanto isso, a Lua segue no inquieto e curioso Gêmeos, todos ficam mais dispostos a conversar. Bom período para novas amizades, novos aprendizados e intercâmbios. Além disso, a Lua encontra Vênus para favorecer boas conversas, que ganham um tom de sedução. Invista em contatos produtivos, na cordialidade, no bom humor e na descontração.

LIBRA 

Você pode programar uma atividade inovadora, incorporar novos estudos e tecnologias. Marte e Urano seguem em harmonia, abrindo espaço para surpresas e novidades. Estabeleça metas, procure cultivar maturidade e disciplina para que possa atingir seus objetivos. A Lua encontra Vênus em Gêmeos: Vale investir no seu lado mais eclético, buscar formas alternativas de ganhos. Vale também investir nas redes sociais, renovar o perfil, ativar contatos, iniciar um novo curso, fazer marketing pessoal ou de um produto.

ESCORPIÃO 

Procure refletir sobre o que já não faz mais sentido, o que deve ser corrigido e o que deseja eliminar em sua vida. É tempo de olhar para o futuro, quebrar velhos padrões, sair da estagnação e criar novas soluções. Você pode também refletir sobre suas metas, fazer planejamentos mais sólidos e consistentes, comprometer-se com seu crescimento. Com a Lua em Gêmeos, o clima é de mais comunicação e sociabilidade. Bom momento também para inteirar-se das novidades tecnológicas do mercado. 

SAGITÁRIO 

É importante que esteja disposto a dialogar, planejar e alinhar interesses, sem radicalismos e exageros. A Lua desafia Júpiter: cuidado para não acumular compromissos demais, ou envolver-se em muitos assuntos ao mesmo tempo. Marte segue em harmonia com Urano, atitudes ousadas e ideias criativas podem ser cultivadas com mais sabedoria. Reveja seus planos para perceber os novos ingredientes que pode adicionar em seus projetos. É importante também que esteja disposto a aperfeiçoar o que for necessário.

CAPRICÓRNIO 

A Lua nova segue agora em Gêmeos: estudos, intercâmbios e atividades ligadas à comunicação ganham destaque. Aproveite o dia para fazer bons contatos, aprender coisas novas e arejar a mente com conversas inspiradoras. Em conversas descontraídas podem surgir boas ideias. Mas é bom deixar de lado as opiniões radicais, a liberdade de pensamento deve ser respeitada. Ainda bem que Mercúrio se combina com Saturno para ajudá-lo a estruturar as ideias e promover planejamentos. Contatos profissionais estão favorecidos.

AQUÁRIO 

Suas antenas ficam ainda mais ligadas com a harmonia entre Marte e Urano. É mais fácil cultivar inteligência, criatividade e visão para boas conversas, atividades criativas e novos aprendizados. Ideias e oportunidades de crescimento podem surgir. Você pode ampliar seu olhar e cultivar sua própria verdade, ao mesmo tempo em que respeita a verdade alheia. Pode também ser mais autêntico, afastar-se de pessoas, situações, atividades e interesses que não fazem sentido e não mais ressoam em você.

PEIXES 

Comunicação em alta, você pode investir em divulgações, trocas de informação e intercâmbios em geral. Mas evite disputas e radicalismos ao trocar ideias, invista na leveza e na liberdade. Aproveite para buscar assuntos mais elevados, ao expandir sua consciência e ampliar a visão, tudo pode fluir melhor. Marte e Urano favorecem mudanças e renovações. Vale refletir: Como buscar segurança em sua vida? Com o mero materialismo e o acúmulo de bens? Ou com a busca de uma conexão mais profunda com a Natureza e as Leis Universais?

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Os 10 vestidos de noiva mais icônicos de todos os tempos

Publicado


source

Alto Astral

Os 10 vestidos de noiva mais icônicos de todos os tempos
Reprodução: Alto Astral

Os 10 vestidos de noiva mais icônicos de todos os tempos

Quando o assunto é casamento, na maioria das vezes, a grande expectativa das pessoas é mais com o vestido da noiva do que com a cerimônia em si. “Será que ele vai ser clássico?” ou “mais ousado, talvez?” são algumas das muitas perguntas que permiam a mente das pessoas diante do anúncio de um casório .

Mas a curiosidade é compreensível e pode ser perdoada. Afinal, verdade seja dita: ver vestidos de casamento é uma delícia, seja você noiva, alguém que sonha em se casar ou então alguém que simplemente gosta de ver looks de casamento.

Sendo assim, mergulhamos fundo no clima de “mês das noivas” e separamos alguns dos 10 vestidos mais icônicos de todos os tempos para você se inspirar, reviver memórias ou então se divertir! Confira:

Rainha Vitória (1840)

Rainha Victória
Rainha Vitória e príncipe Albert./ Reprodução.

Ok. Talvez se casar em um vestido semelhante ao usado pela rainha Vitória durante a união com o príncipe Albert, no século 19, não esteja nos seus planos. Mas nós não poderíamos deixar de abrir esta lista com outro modelito senão o da monarca britânica, uma vez que foi após a união do casal, na Catedral de Westminster, em Londres, que a cor branca começou a se popularizar entre as noivas.

Grace Kelly (1956)

Grace Kelly
Grace Kelly e Rainier III./ Reprodução.

Até os dias de hoje, diversos estilistas consideram a peça usada pela ex-estrela de Hollywood em seu casamento com Rainier III, príncipe de Mônaco, como um dos vestidos mais icônicos do mundo, especialmente em termos de elegância e beleza.

A responsável pela obra foi Helen Rose, na época, figurinista da MGM Studios, onde Kelly trabalhava. Feito com rendas francesas, seda e pérolas, o vestido levou 6 semanas para ser produzido e contou com a mão de 36 costureiras. Atualmente, a peça está em exposição no Museu de Arte da Filadélfia, nos Estados Unidos.

Brigitte Bardot (1959)

Brigitte
Brigitte Bardot e Jacques Charrier./ Reprodução.

Em seu segundo casamento, dessa vez com o também ator Jacques Charrier, Bardot se apropriou de uma estampa coringa dos itens domésticos, como toalhas de mesa, para ousar em seu vestido de noiva rosa e branco: o xadrez.

Após a cerimônia, a atriz francesa foi capa de diversos jornais e revsitas vestindo a criação do estilista Jacques Esterel.

Yoko Ono (1969)

Yoko
Yoko Ono e John Lennon./ Reprodução.

Para o seu casamento com o ex-Beatle, John Lennon, Yoko Ono optou por um conjuto de minissaia e blusa branca, meia três quartos, tênis, um chapéu e óculos de Sol para lá de ousados.

Indo na contramão de diversas tradições, a cerimônia durou 10 minutos e, após o casório, o casal seguiu para Paris e, depois, Amsterdã, onde realizou um famoso ato, conhecido como Na Cama Pela Paz, contra a Guerra do Vietnã.

Lady Di (1981)

Diana
Lady Di./ Reprodução.

Também chamado de “o vestido do século”, o modelo usado pela princesa Diana em seu casamento com o príncipe Charles, na Catedral de São Paulo, em Londres, arranca suspiros até hoje.

Você viu?

Criado pelo casal de estilistas Elizabeth e David Emanuel, o vestido foi confeccionado com seda e bordados de renda. E olha só: além de ter sido ornado com mais de 10 mil pérolas, o comprimento de sua causa era de 7,72 metros!

Carrie Bradshaw (2008)

Carrie
Carrie Bradshaw./ Reprodução.

Quando o assunto é cinema, como não lembrar do volumoso vestido de noiva de Carrie Bradshaw, personagem v ivida por Sarah Jessica Parker, no filme “Sex And The City”?

Apelidada de Cloud, a peça fez sua estreia na coleção Gold Label, da marca Vivienne Westwood, mas foi redesenhada pela própria Westwood para a personagem de Parker.

Kate Middleton (2011)

Kate
William e Kate./ Reprodução

Advinha só? A inspiração para o vestido de casamento da atual duquesa de Cambridge foi ninguém menos do que Grace Kelly!

Criação de Sarah Burton, estilista da grife Alexandre McQueen, o vestido de Kate é feito de seda marfim e cetim branco e coberto por renda bordada à mão; além disso, conta com uma cauda de 2,70 metros de comprimento.

Isabella Swan (2011)

Bella
Edward e Bella./ Reprodução.

Uma coisa é fato: a personagem de Kristen Stewart na saga Crepúsculo arrasou ao escolher o vestido de casamento.

O modelo, desenhada pela estilista Carolina Herrera em conjunto com a autora Stephanie Meyer, foi feito excluivamente para o penúltimo filme da franquia, “Amanhecer: Parte 1”.

Anastasia Steele (2018)

Anastasia
Anastasia Steele./ Reprodução.

Em 2008, a personagem vivida por Dakota Johnson, no filme “50 Tons de Liberdade”, da trilogia 50 Tons, arrancou suspiros e ganhou uma avalanche de fãs fieis ao modelito.

A criação, de Monique Lhuillier, é pura renda e foi feita exclusivamente para Johnson usar no longa.

Angelina Jolie (2014)

Angelina Jolie
Angelina Jolie./ Reprodução.

A união entre Jolie e Brad Pitt acabou faz tempo, mas ainda está liberado babar no vestido de casamento, certo?

Apesar de simples, o ponto alto do modelo, elaborado pela italiana Donatella Versace, são os desenhos presentes no véu e na cauda do vestido: todos obras dos filhos do casal. Mais fofo, impossível!

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana