O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) intensificou, nesta segunda-feira (8), as ações de combate aos incêndios florestais que atingem o Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá). Foi instalada uma sala de situação dentro do parque, para definição ágil de estratégias para fortalecer a atuação no local.
Aeronaves estão sendo utilizadas para o lançamento de água em pontos estratégicos, e máquinas pesadas auxiliam na abertura de aceiros, criadas para impedir o avanço do fogo. Além disso, caminhões-pipa também estão sendo empregados na operação.
A medida se tornou necessária diante das condições climáticas extremas, como as altas temperaturas e os ventos intensos, que têm favorecido a propagação do fogo. Nesse cenário, a presença da equipe técnica estratégica diretamente na área afetada, por meio da sala de situação, tem sido essencial para otimizar os recursos disponíveis e direcionar as operações com mais eficácia.
Além do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar, a operação conta com brigadistas do parque e contratados pelo Estado, além do apoio da Prefeitura Municipal, das Defesas Civil Municipal e Estadual, e de militares do Exército e da Força Aérea, que atuam tanto no combate direto quanto no suporte logístico às equipes.

As ações de combate também têm suporte da Sala Descentralizada do 4º Comando Regional Bombeiro Militar, em Barra do Garças, e da Sala de Situação Central do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá. Ambas realizam o monitoramento remoto por meio de imagens de satélite, fornecendo apoio estratégico às equipes em campo.
Segundo o comandante do BEA, tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, desde a identificação dos primeiros focos de incêndio, os bombeiros foram imediatamente mobilizados em uma grande operação para conter as chamas.
"Nossa prioridade foi estabelecer rapidamente uma resposta integrada, garantindo a segurança das equipes e a proteção do parque. Mobilizamos recursos aéreos, terrestres e logísticos de forma coordenada, assegurando que cada frente de combate recebesse o apoio necessário para conter a propagação do fogo”, explicou.
A Prefeitura de Barra do Garças decretou Situação de Emergência, no período de 180 dias, autorizando medidas urgentes, como a aquisição de equipamentos, insumos e reforço de equipes, para auxiliar a operação já realizada pelo Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio.