conecte-se conosco


Mato Grosso

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso certifica 33 peritos em investigação de incêndios florestais

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforçou o número de especialistas para investigação de causas de incêndios florestais com a certificação de 33 peritos. O curso foi realizado no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), entre os dias 30 maio a 04 de junho. Mato Grosso é referência neste tipo de trabalho, por isso a capacitação recebeu bombeiros da Região Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

O curso com 44 horas/aulas, ofertou conhecimento teórico sobre investigação, busca pela resposta da origem de incêndios florestais. Além disso, os militares realizaram atividade prática com aulas técnicas no campo para interpretação dos elementos físicos deixados pelas chamas nos materiais combustíveis e não-combustíveis, que são analisados minuciosamente para estudo dos processos na produção de laudos. Outra importante ação é subsidiar informações para elaboração dos planos estratégicos de prevenção de incêndios.

Foram certificados 16 bombeiros de Mato Grosso, 03 bombeiros do Acre, 02 da Bahia, 02 de Mato Grosso do Sul, 02 de Minas Gerais, 01 bombeiro do Paraná, 02 da Paraíba, 02 de Rondônia, 01 Bombeiro de Roraima e 02 de Santa Catarina.

O comandante-geral adjunto, coronel Ricardo Bezerra Costa, destacou que o CBMMT presta serviços de alta excelência e tem sido uma vitrine para demais corporações que buscam conhecimento em MT para aprimorar sua atuação na base de origem. “A busca de outras corporações por cursos no nosso Estado evidencia a referência que o CBMMT se tornou nessas áreas operacionais e a Corporação se encontra aberta para receber outros Corpos de Bombeiros Militares do Brasil”, disse o coronel.

Perícia Florestal realizada pelos Bombeiros 

Em setembro de 2021, o Parque Estadual Encontro das Águas (PPEA), na região de Porto Jofre, no Pantanal mato-grossense sofreu um incêndio de grandes proporções e teve 5,7 hectares de vegetação seca queimados.  Neste caso, foi necessário investigação para saber as causas deste grande desastre.

Em ação, dois bombeiros peritos de incêndio florestal do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) estiveram no ponto de detecção dos primeiros focos de calor registrados pelo monitoramento via satélite NPP-375, no dia 03 de setembro. O laudo da perícia apontou que a causa dos incêndios foi natural, após uma descarga elétrica de um raio que atingiu uma árvore e se alastrou pela na vegetação. 

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mato Grosso

Governo inicia obra de acesso para nova ponte sobre o Rio Cuiabá

Publicado

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) iniciou as obras de implantação do acesso à nova ponte sobre o Rio Cuiabá, construída entre os bairros Parque Atalaia, em Cuiabá, e Parque do Lago, em Várzea Grande.

As obras serão realizadas em uma extensão de 3,29 quilômetros, ligando o final da Avenida P, a principal do Bairro Atalaia, até a ponte sobre o Rio Cuiabá. Do lado de Várzea Grande, será criada uma alça para dar acesso tanto à Alameda Júlio Muller, quanto à Avenida São Gonçalo, no bairro Parque do Lago.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, lembra que o acesso até a ponte não foi previsto pelas gestões anteriores, que iniciaram o projeto de construção da estrutura.

“As obras viárias para chegar até a ponte não foram projetadas. Sem o acesso, essa ponte ficaria suspensa no ar, sem utilidade nenhuma. Isso é um desrespeito com o dinheiro público, projetar, licitar e começar a construir uma ponte sem o sistema viário de acesso”, afirmou.

A implantação do acesso à nova ponte está orçada em R$ 22,3 milhões e começou após a conclusão do processo de desapropriação, também não previsto anteriormente. No momento, estão sendo finalizados os serviços de limpeza do trajeto e iniciadas as obras de drenagem.

A nova ponte sobre o Rio Cuiabá foi licitada em 2013 e lançada em 2018, mas efetivamente construída a partir de 2019. Com 390 metros de extensão, a ponte no Parque Atalaia está praticamente concluída, restando apenas a execução de serviços de acabamento.

Esta nova estrutura vai criar um sexto acesso entre as duas maiores cidades de Mato Grosso. A obra irá beneficiar toda a região do Parque Cuiabá e também do Grande Cristo Rei, além de ajudar a desafogar o trânsito nas outras pontes sobre o Rio Cuiabá.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Mato Grosso conquista bicampeonato nacional de jiu-jitsu

Publicado

A equipe mato-grossense de jiu-jitsu conquistou o bicampeonato nacional na modalidade esportiva, trazendo para Mato Grosso 26 medalhas de ouro. O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo 2022 ocorreu esta semana em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera.

Formada por atletas de Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres, São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Primavera do Leste, Sapezal e Itiquira, Cuiabá, Porto Seguro, Nova Xavantina, a equipe contou com 203 inscritos. Além das medalhas de ouro, os atletas conquistaram também 35 medalhas de prata e 48 de bronze, totalizando 506 pontos.

A delegação mato-grossense contou com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

De acordo com o presidente da Federação de Jiu-Jitsu Esportivo de Mato Grosso, professor Paulo Cesar Venâncio, esse resultado é fruto de uma união de forças entre os atletas.

“Parabéns professores, instrutores e atletas guerreiros que lutaram tanto. Vi de perto cada suor, cada lágrima, não foi fácil. Gladiaram até o fim, pois estávamos em segundo lugar na classificação geral e na última luta viramos o placar e conquistamos o título”, destaca.

Venâncio também ressalta o apoio que a delegação recebeu do Governo de Mato Grosso, importante para que a equipe se sentisse amparada e obtivesse bons resultados no tatame, destacando o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, além do secretário adjunto de Esporte da Secel-MT, David Moura, que garantiram três ônibus para o transporte dos atletas por meio de convênio firmado com a Federação.

“Os esforços foram muitos, tanto da parte dos atletas para trazerem medalhas quanto pelos secretários que visualizaram a projeção nacional desse esporte que levou o nome de Mato Grosso para o Brasil mais uma vez. O jiu-jitsu é uma arte marcial completa, trabalha, além é claro, do condicionamento físico como força, resistência e técnica, os princípios de moral e ética, transformando um atleta em um cidadão melhor”, conclui Venâncio.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana