BARRA DO GARÇAS

Corpo de Bombeiros controla incêndios na Serra do Roncador e no Parque Estadual da Serra Azul

· 1 minuto de leitura
Corpo de Bombeiros controla incêndios na Serra do Roncador e no Parque Estadual da Serra Azul
A corporação segue monitorando o cenário, via satélite, com o objetivo de detectar qualquer novo foco

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) controlou os incêndios florestais que atingiram o Parque Estadual da Serra Azul e a região da Serra do Roncador, no município de Barra do Garças (a 637,6 km de Cuiabá). As áreas seguem em monitoramento.

De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, a precipitação de chuva registrada na região contribuiu para o aumento da umidade do solo, favorecendo o controle dos focos de calor pelas equipes em atuação no local.

“O incêndio foi contido, mas algumas áreas ainda apresentam fogo dentro de uma área já queimada. As equipes permanecem em campo realizando vigilância e ações de rescaldo nos locais para extinguir totalmente o incêndio”, explicou.

No Parque Estadual da Serra Azul, continuam em operação duas aeronaves, empregadas no lançamento de água sobre os focos remanescentes. As equipes terrestres seguem atuando, com o apoio de brigadistas da prefeitura, para a extinção completa dos focos.

Já na região da Serra do Roncador, a aeronave e as equipes em solo permanecem mobilizadas, no combate e monitoramento dos focos ativos e atuando preventivamente para evitar reignições.

Apesar do controle, o Corpo de Bombeiros Militar segue fazendo o acompanhamento via satélite do cenário, por meio da Sala de Situação Central, com o objetivo de detectar rapidamente qualquer novo foco de incêndio. “Nosso trabalho não termina com o controle das chamas. Permaneceremos em campo até que a área esteja totalmente segura”, disse o tenente-coronel Marcondes.

A melhora no cenário também é reconhecida com alívio por parte dos profissionais que atuam diretamente na gestão e proteção da unidade de conservação. A gerente do Parque Estadual da Serra Azul, Cristiane Schnepfleitner, destacou o trabalho conjunto e a importância do apoio recebido durante o combate ao incêndio. “Conseguimos controlar o incêndio. Agradecemos a todas as equipes envolvidas, que não mediram esforços para que pudéssemos conter o fogo”, concluiu.