O coordenador do contrato da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Marcelo Vieira, que apresentou à prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), o diagnóstico preliminar do saneamento básico, com vista à concessão privada do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG), afirmou à imprensa que o processo do município é um dos mais atrativos para o mercado brasileiro.
Marcelo Vieira classificou o processo do DAE de Várzea Grande como o “creme de lá creme”. “Dentro do espectro de concessões que estão hoje no Brasil sendo estudados, posso dizer que o município é creme de lá creme, é um município muito bem observado pelo mercado”, disse o coordenador de contrato da Fipe.
“Vai ser observado, sobretudo porque está na região metropolitana de Cuiabá”, emendou Vieira que apresentou o diagnóstico preliminar sobre a concessão. Agora, o encaminhamento será feito para a Câmara de Vereadores pela prefeita Flávia Moretti. Somente depois de análise e aprovação na Câmara o processo segue o rito legal.
“Várzea Grande não é uma exceção no país, no quesito saneamento, mas se difere de outras cidades porque Várzea Grande tem um grande potencial e está buscando a universalização de água e esgoto”, disse Marcelo Vieira. O contrato da Fipe possui vigência de 24 meses, com previsão de conclusão do trabalho até o primeiro semestre de 2026.