conecte-se conosco


Mulher

Controle a ansiedade com uma alimentação correta

Publicado


source

Alto Astral

Controle a ansiedade com uma alimentação correta
Reprodução: Alto Astral

Controle a ansiedade com uma alimentação correta

A alimentação pode ajudar a diminuir ou controlar a ansiedade, se feita de maneira equilibrada. Levar um estilo de vida saudável gera inúmeros benefícios e bem-estar geral, inclusive para a saúde mental.

Segundo a nutricionista Viviane Gomes, o indicado é ter no mínimo 8 horas de sono bem dormidas por dia, consumir água regularmente para manter o corpo hidratado, incluir uma atividade física na rotina e manter uma alimentação nutricionalmente adequada.

Pensando nos alimentos, o ideal é evitar a ingestão de açúcares e doces em geral, refrigerantes, sucos industrializados e energéticos, farinha branca, cafeína, bebidas alcoólicas, cereais refinados, gorduras ruins como os embutidos, fast foods , biscoitos recheados e comidas prontas.

De acordo com a profissional, alimentos ricos em magnésico, ômega-3, fibras , probióticos, triptofano, vitaminas do complexo B e C devem ser incluídos na dieta para auxiliar no controle da ansiedade. Eles atuam de diversas formas no corpo, desde melhorias no funcionamento do cérebro, regulação do sistema nervoso, produção de serotonina, ação antioxidante e equilíbrio da microbiota intestinal.

Frutas cítricas O ácido ascórbico, proveniente da vitamina C, atua diretamente na redução do cortisol, estimulando e promovendo a melhora no desempenho das funções cerebrais. A liberação do cortisol ocorre em resposta aos episódios de estresse, contribuindo para o aumento da ansiedade.

É recomendado o consumo de 3 a 5 porções por dia de frutas como, laranja, limão, acerola, kiwi, morango e abacaxi.

Banana A fruta contém uma abundância de triptofano, potássio e magnésio, que são importantes para controlar o humor e promover o relaxamento. O consumo médio ideal é de uma unidade média ao dia.

Frutas secas Elas são fontes de minerais precursores de reações orgânicas, necessárias para a liberação de serotonina, além de conter vitaminas do complexo B.

A castanha-do-Pará é rica em selênio, um antioxidante que reduz a quantidade de radicais livres no organismo. Ela deve ser ingerida pelo menos uma unidade por dia, assim como as amêndoas e nozes.

Você viu?

Folhas verdes São alimentos ricos em folato, presente no complexo B, que está ligado à prevenção de transtornos psíquicos. Na alface, encontramos a lactucina e a lactupicrina, que são calmantes naturais.

Devem ser consumidas de 2 a 3 porções de folhas, como espinafre, brócolis, couve, alface.

Chocolate Possui flavonoides, que têm ação antioxidante e na produção de serotonina. Devemos consumir o chocolate meio amargo ou o amargo, nos quais encontramos esse componente. Com um consumo moderado de cerca de 15g por dia.

Carnes e peixes São os alimentos de maior fonte natural de triptofano, juntamente com algumas vitaminas do complexo B e o magnésio. Exercem um importante papel na produção de serotonina, com um consumo indicado de 3 a 4 vezes na semana.

Nos peixes e frutos-do-mar encontramos o ômega-3, devem ser ingeridos 2 vezes na semana.

Leite e derivados Nestes alimentos encontramos o triptofano, aminoácido essencial para reduzir os problemas emocionais. Além de conterem cálcio, necessário para a saúde dos ossos.

Devemos consumir de 2 a 3 porções por dia.

Mel Auxilia na produção de serotonina e deve ser consumido com moderação. É indicado incluir na rotina cerca de 2 colheres ao dia.

Consultoria: Viviane Gomes / nutricionista do Hospital San Gennaro

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 19 de abril de 2021

Publicado


source
Mandala
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente


ÁRIES 

Flexibilidade, paciência, ponderação, tranquilidade e prudência são aprendizados importantes. O Sol ingressa em Touro para trazer uma energia mais branda, que favorece a continuidade dos projetos. A Lua segue em Câncer favorecendo iniciativas mais sensíveis. Além de tudo isso, Saturno fará aspectos desafiadores essa semana. Então não adianta ter pressa e querer atropelar as coisas. Vale manter-se aberto para assimilar novos conceitos, introduzir novidades de forma estratégica, sem deixar a responsabilidade de lado. 


TOURO 

Com Urano em seu signo, muitos taurinos já vêm se reinventando. Sol e Mercúrio chegam em seu signo também, aproveite para cultivar autoestima, dar um trato na aparência e investir em sua imagem, se é que já não tenha feito isso. Vale investir seu potencial para seduzir e atrair oportunidades. Mercúrio, Vênus e Urano somarão forças essa semana, você pode sentir vontade de promover libertações e experimentar coisas novas. Deixe de lado a resistência às mudanças. Mas é importante fazer tudo isso de forma consciente, sem imprudências.

GÊMEOS 

Os geminianos já começam a entrar numa fase de importantes finalizações, que vai até seu aniversário. Sol e Mercúrio ingressam em Touro, favorecendo a continuidade dos projetos. Mesmo assim, vale aprender coisas novas, fazer novas amizades, investir em novos conhecimentos ligados à economia, finanças, tecnologias, investimentos ou artes. O importante é estar aberto para aprender e mudar o que for possível. Mas os aspectos desafiadores de Saturno pedem paciência, pode haver atrasos. É importante cultivar gentileza e prudência.

CÂNCER 

O Sol ingressa em Touro é hora de desacelerar e priorizar a segurança, promover estabilidade com atitudes práticas. A Lua segue em seu signo, indicando mais sensibilidade. Procure priorizar seu equilíbrio emocional. Fique atento para não exagerar na impaciência, aproveite para programar atividades físicas, tomar iniciativas para encaminhar o que estava parado. Saturno se desalinha com Urano para ensinar sobre o respeito ao tempo das coisas. É importante cultivar disciplina, empenho, dedicação e perseverança. 

LEÃO 

É tempo de desacelerar o passo com o ingresso do Sol em Touro. Conforto, segurança, consistência e praticidade ganham destaque. Estabeleça prioridades para que o período seja produtivo. Você pode obter bons resultados, sem tanta pressa ou ansiedade. Procure deixar tudo fluir com mais tolerância e receptividade, sem muitas críticas e cobranças. Procure também demonstrar competência no trabalho. Com maturidade, invista na responsabilidade. Para refletir: Quais são os projetos que merecem seu comprometimento e determinação?  

VIRGEM 

Você viu?

É tempo de novos aprendizados, ao mesmo tempo de atitudes mais  práticas e objetivas. Mercúrio ingressa em Touro e fará vários aspectos essa semana, inclusive um aspecto desafiador com Saturno. Não é um bom momento para se atolar de trabalho, nem pra fazer tudo com pressa. Pode haver mais responsabilidades, mas evite pegar pesado consigo mesmo ou com os outros. A chave é promover estratégias para seguir com mais liberdade, introduzir atividades mais prazerosas e que possam até mesmo render lucros no futuro.

LIBRA 

Bom período para fazer contatos, conhecer pessoas através das redes sociais, investir em novas tecnologias, divulgações ou marketing digital. Vênus e Urano vão se encontrar em Touro, mas também vão se desalinhar com Saturno. Procure agir com boas doses de sensibilidade para respeitar a liberdade, as suas limitações e as dos outros também. Vale distribuir os compromissos e organizar a agenda, é importante cuidar das finanças e das relações. Prefira desacelerar para entrar em contato consigo mesmo e com suas necessidades. 

ESCORPIÃO

A dica é cultivar gentileza, abertura e sensibilidade para promover o entendimento. Com o ingresso do Sol em Touro, signo oposto ao seu, importantes compreensões sobre sua forma de se relacionar estão em pauta. Aproveite para desacelerar, respirar fundo, abrir o coração, relevar, compreender e perdoar. Com mais consciência pode reconhecer suas próprias limitações e perdoar a si mesmo também.  Pode dar vontade de buscar novidades. Porém, paciência e responsabilidade também são lições importantes para a semana. 

SAGITÁRIO 

Atenção para a impulsividade, a prudência deve predominar. Procure cultivar habilidades diplomáticas, evite cobranças. O Sol ingressa em Touro para ensinar que devagar se vai ao longe. Você pode tornar seu cantinho um lugar mais confortável, agradável e acolhedor. Boas conversas podem ajudá-lo a se abrir para novas perspectivas, enxergar soluções que não lhe ocorriam antes. Para avançar, os projetos e parcerias necessitam de pesquisa e embasamento. Quanto mais diplomacia e simpatia, mais portas se abrem.

CAPRICÓRNIO

É importante estar antenado para novos aprendizados, novas tecnologias. Mas não adianta ter pressa. A prosperidade vem com a consciência e a responsabilidade social. Sol e Mercúrio ingressam em Touro: aproveite para promover gentileza, docilidade e afeto. Não é hora de investimentos arriscados. Cresce a necessidade de fortalecer suas estruturas básicas para que possa crescer. Além disso, a Lua segue em Câncer, é bom também priorizar a sensibilidade, o afeto, o contato com as pessoas mais queridas, a dedicação à família.

AQUÁRIO 

Clima movimentado com o encontro de Sol e Mercúrio em Touro. Para equilibrar, aproveite para buscar tudo o que possa promover paz e equilíbrio: terapias e práticas relaxantes, meditação, música e artes em geral. Procure relaxar mais, investir em seu bem-estar físico e emocional. Desta forma pode recuperar seu equilíbrio e conectar-se com sua intuição e ter novas ideias. Vale fazer novos contatos e fugir da rotina também, mas sem deixar de lado o comprometimento, a responsabilidade e o profissionalismo.

PEIXES 

Bom período para divulgar seu trabalho, produto ou serviço. A troca de informações, os diálogos e a expressão da sensibilidade ficam favorecidos. Mas é melhor evitar a pressa. Saturno faz aspectos tensos e avisa: quanto mais tranquilidade, melhor. Não é o momento para cobranças. Doses de prudência e paciência são muito bem vindas. Imprevistos e falhas podem ocorrer, é bom deixar de lado atitudes controladoras. Com flexibilidade, aproveite para desfazer confusões, tirar dúvidas, alinhar projetos. 

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Vilão da vez? Tudo o que você precisa saber sobre os antitranspirantes

Publicado


source

Alto Astral

Vilão da vez? Tudo o que você precisa saber sobre os antitranspirantes
Reprodução: Alto Astral

Vilão da vez? Tudo o que você precisa saber sobre os antitranspirantes

A recente divulgação de diversos estudos e pesquisas comprovando a relação direta entre o uso de desodorantes antitranspirantes com o surgimento de alergias, irritações na pele, foliculite e nódulos colocou o uso do produto sob outra perspectiva.

Os movimentos de clean beauty, ou “beleza limpa”, que incentivam a busca por cosméticos livres de ingredientes nocivos à saúde do corpo e do planeta, também colaboram para a migração contínua para as versões mais naturais.

Atualmente, o mercado já oferece inúmeras fórmulas, das mais in natura até as mais elaboradas, com fragrâncias e texturas diferenciadas. Entretanto, a dra. Letícia Rautha, médica dermatologista e grande entusiasta da dermatologia natural, conta que, há muitos anos, seu pai, também dermatologista, já prescrevia leite de magnésio para seus pacientes usarem no lugar do tradicional desodorante.

“Ele sempre foi adepto de várias substâncias ancestrais para tratar as doenças e questões da pele e isso me influenciou bastante, tanto pessoal quanto profissionalmente”, afirma.

Você viu?

Segundo a doutora, o alumínio presente nos antitranspirantes podem causar obstruções: “A nossa pele é toda revestida por queratina, como se fosse uma blindagem para nos proteger. Por uma questão genética, algumas pessoas têm mais queratina na saída do pelo, o que pode causar entupimentos. Por sua vez, os sais de alumínio podem contribuir para esse problema, complicando a saída do pelo e obstruindo as glândulas apócrinas e écrinas, responsáveis por produzir o suor. Isto gera uma série de complicações, entre elas a foliculite e a hidrabenite, uma doença de obstrução do pelo”.

A dermatologista ainda acrescenta que, para além do alumínio, os outros componentes sintéticos presentes na fórmula, como fragrâncias, conservantes, parabenos, silicones e parafina, também podem ser prejudiciais à saúde . “A dermatite de contato, ou alergia, é muito comum em pacientes que fazem uso de desodorante antitranspirante. Estes ingredientes são muito pesados para estarem em contato direto com a pele do corpo, a própria parafina, por exemplo, é um derivado do petróleo”, esclarece.

Para Letícia, a melhor saída é a transição para as versões orgânicas ou veganas do produto, mas ela alerta que como tudo na dermatologia natural, é preciso paciência.

“A substituição é realmente um processo de adaptação. O leite de magnésio consegue segurar a transpiração e você pode aliá-lo a desodorantes naturais de sua escolha.” Para quem se preocupa com o mau odor , ela tranquiliza: “Hoje em dia, várias marcas investem em versões com probióticos, que equilibram a flora das axilas e entregam um bom resultado!”, comenta.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana