conecte-se conosco


AMM

Conselhos municipais podem se inscrever em edital de recursos para Fundos da Infância e da Adolescência

Publicado

Até as 18 horas de 9 de agosto, os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente podem inscrever propostas que contribuam para a garantia de direitos infanto-juvenis. As inscrições devem ser feitas na plataforma Prosas – o edital é uma iniciativa do Itaú Social e destina recursos para os Fundos da Infância e da Adolescência.

O edital é elaborado de acordo com orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). As propostas selecionadas são voltadas para:
• atendimento e acolhimento direto;
• elaboração de diagnóstico, sistema de monitoramento e avaliação de políticas públicas;
• capacitação e formação profissional;
• campanhas educativas;
• mobilização social e articulação para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O processo de avaliação e seleção dos projetos é feita por um grupo de especialistas externos, com membros que atuam em todas as regiões do Brasil. A divulgação dos selecionados está prevista para dezembro. Na plataforma estão disponíveis o regulamento e outras informações do edital.

Os conselhos com propostas selecionadas receberão em seus respectivos fundos as destinações de parte do imposto de renda devido das empresas do Conglomerado Itaú Unibanco. Em 2018, foram selecionados 51 projetos de todo o país, totalizando um repasse de R$ 11,7 milhões.

Fonte: AMM
Leia Também:  Marcha 2019 garante conquistas para os municípios e fortalece movimento municipalista
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

AMM

Cáceres tem Plano de Saneamento Básico aprovado

Publicado

O Plano de Saneamento Básico de Cáceres, foi aprovado nesta segunda-feira, pela Câmara Municipal, depois de muita discussão em torno do assunto. O prefeito Francis Maris, comemora a aprovação do projeto e ressalta que os recursos já foram aprovados pela Caixa Econômica Federal e pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, no valor de R$ 130 milhões, para serem pagos em 24 anos, com juros de 6%.

Francis destacou que os investimentos representam o desenvolvimento para o município e mais benefícios para a população, notadamente nas áreas da saúde e do meio ambiente.  Ele frisou que atualmente cerca de 90% do esgoto é jogado no rio Paraguai. “Queremos um rio limpo e sem esgoto, que o peixe seja pescado pela população, sem contaminação. Com o saneamento, os dejetos deixarão de ser despejados no rio Paraguai”, assinalou.

Apenas uma parte do esgoto recebe tratamento, o restante é despejado diretamente no rio, uma situação que será revertida por meio de ações e estudos técnicos, coordenados por técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso, através de parceria com a prefeitura. A universidade contribui no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão na área do saneamento básico. Ainda há um grande trabalho a ser feito para despoluir o rio Paraguai.

A população cacerense finalmente vai contar com 100% de rede de esgoto na cidade, o que pode garantir maior qualidade de vida e uma boa saúde. Com o saneamento básico, acredita o prefeito, vai melhorar também o IDH-Índice de Desenvolvimento Humano, uma condição fundamental e favorável ao município, no contexto da avaliação nacional, para a destinação de recursos para desenvolver  políticas públicas.

Outra vantagem apontada por Francis, está no setor de turismo, tendo em vistas as potencialidade e as belezas naturais de Cáceres. “Acreditamos que vai melhorar também o turismo. Algumas empresas tem interesse em investir na cidade e contribuir com a geração de emprego e renda. Devido a insuficiência de uma rede de esgoto, muitos empresários deixaram de investir em Cáceres”, argumentou.  

As diretrizes nacionais para o saneamento básico, atribuiram a responsabilidade aos municípios para a elaboração dos planos. Cáceres terá um Plano de Saneamento Básico, dentro das exigências da legislação. Os serviços previstos no termo de cooperação atendem aos requisitos previstos na Lei nº 11.445/ 2007, que estabelece as normas para o Saneamento Básico.

O município buscará a adequação do projeto, atendendo a exigência da Secretaria estadual de  Meio Ambiente. O Plano de Saneamento Básico prevê uma gestão integrada nos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e águas pluviais.

 

Leia Também:  Estados e municípios devem entrar na reforma da Previdência em PEC paralela

Fonte: AMM
Continue lendo

AMM

Programa Globo Repórter enfoca a Serra do Roncador e o Templo da SBE de Nova Xavantina

Publicado

Será nesta sexta feira, 06, a apresentação do programa Globo Repórter da Rede Globo de Televisão enfocando a região da Serra do Roncador, e nela, o Templo da Sociedade Brasileira de Eubiose, em Nova Xavantina, bem como a filosofia da Instituição em si, com entrevistas com seus membros e discípulos e imagens de um Ritual no Templo especialmente feito para o programa.

As gravações em Nova Xavantina aconteceram no último dia 28 de agosto e tiveram o estilo e voz marcantes de Francisco José nas reportagens, que foram feitas também em Barra do Garças e Canarana.

BASTIDORES 

“Este é o meu 102º Globo Repórter” disse o renomado profissional da Rede Globo durante almoço com a equipe no Restaurante Águas do Manso, após as filmagens.  Naquele dia, segundo ele, Sergio Chapelin estava gravando o último programa de sua carreira, que foi ao ar há poucas semanas atrás.

O programa enfocou as belezas e mistérios da Serra do Roncador, que povoam o imaginário popular, como o desaparecimento do Coronel Percival Henry Fawcett na região nos idos de 1920, cuja história inspirou o cineasta Steven Spielberg na criação do personagem Indiana Jones.

CASA DO CORONEL VANIQUE

As filmagens em Canarana e Barra do Garças buscaram mostrar as belezas naturais da Serra e sua interligação com os primeiros habitantes da região, os indígenas Xavantes, considerados os guardiões do Roncador.

Em Nova Xavantina, a equipe filmou também a casa onde morou o Coronel Flaviano Mattos Vanique, Chefe da Expedição Roncador Xingú, que está sendo totalmente restaurada pela Prefeitura Municipal.

É nesta sexta feira, 06, no programa Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão. Não perca!

Fonte: AMM
Leia Também:  Marcha 2019 garante conquistas para os municípios e fortalece movimento municipalista
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana