conecte-se conosco


Turismo

Conheça o restaurante mexicano que contrata apenas ex-presidiários e imigrantes

Publicado

Localizado em uma rua movimentada na região norte de São Francisco, o restaurante Cala passa despercebido aos olhos menos atentos. Pequeno e com uma fachada discreta, o mexicano acabou virando um dos queridinhos da cidade por conta de seus pratos criativos e, principalmente, de seu método pouco ortodoxo de contratações.

Leia também: Americana de 21 anos se torna a pessoa mais jovem a viajar pelo mundo inteiro

Cala
Divulgação

Restaurante mexicano Cala, em São Francisco, ganhou notoriadade por seu regime de contratação

Liderado pela premiada chef Gabriela Cámara, que já faz sucesso há duas décadas com o Contramar, na cidade da México, o restaurante conta com uma equipe formada apenas por imigrantes e/ou ex-presidiários.

A iniciativa é da própria Cámara, que diz acreditar que “todos merecem uma segunda chance”. A cozinheira, que é bastante ativa politicamente, também adota outras práticas incomuns, como plano de saúde, dental e seguro de vida para funcionários que trabalham 20 horas por semana. “Já passou da hora das pessoas pensarem em como tratam seus funcionários, e não apenas os clientes”, disse o cozinheira em uma entrevista para a revista Food e Wine.

A história do Cala chamou tanta atenção da mídia local, que acabou se transformando em um documentário da Netflix. “A Tale of Two Kitchens” explora a cultura de trabalho no restaurante em São Francisco e também do Contramar, no México.

No filme, Gabriela Cámara diz que a cultura mexicana é “desprezada” pelos americanos, mas que a comida do país é parte integral da alimentação dos Estados Unidos. A produção também falou com vários funcionários do local, que elogiam a política. “No Cala, todos são aceitos”, diz uma das garçonetes do local, identificada apenas como Dru.

Na visita da nosso equipe ao local, fomos coincidentemente atendidos pela “personagem” do filmes. Ao invés de olharmos o menu, pedimos por uma recomendação. Nos foi servido o sopes playeros, uma tradicional massa folhada mexicana recheada com feijões pretos, um creme branco leve e salada de ricota. O prato é acompanhado por um delicioso e bastante apimentado molho salsa verde.

Leia também: Filas, calor e mais: como sobreviver nos parques da Disney em julho?

Misturando política e gastronomia durante toda sua carreira, Gabriela Cámara deixou São Francisco no início do ano. Ela voltou ao México, onde trabalha como “conselheira” do presidente Andrés Manuel López Obrador, famoso por suas posições de esquerda e seu antogonismo ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Apesar da ausência da chef, o Cala segue funcionando normalmente e atraindo um bom público. A veia política do local também parece ter sido mantida. Ao pedirmos a conta, percebemos um recado em letras garrafais na parte de baixo da nota fiscal. “Imigrantes fazem a América grande. Nós nos orgulhamos de preparar e servir sua comida”, diz a nota, em uma clara resposta às declarações controversas do presidente norte-americano sobre imigração.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Turismo

Quais medidas de limpeza e segurança os cruzeiros vão adotar no pós-pandemia

Publicado


source

A indústria de cruzeiros marítimos é uma das que mais vem sendo afetada pela pandemia de Covid-19. No Brasil, o Ministério da Saúde proibiu a circulação de novos navios em 13 de março e, desde então, não retomaram as atividades em nenhum momento. Todos os navios estão a postos para retornarem às atividades o mais rápido possível, em modo “warm lay-up”, com uma tripulação de funcionários mínima.


cruzeiro
Pixabay/Reprodução

Cruzeiros terão que operar com capacidade reduzida para permitr o isolamento social


Para a quando as viagens forem liberadas, mesmo sem terem uma data concreta ainda, as companhias marítimas já estão se planejando para tomar medidas de higiene e segurança especiais. Segundo protocolos lançado pela Costa Cruzeiros e MSC, algumas medidas já estão sendo estudadas para que os navios possam circular de forma segura.

Serviços on-line para passageiros

O check-in será disponibilizado online para evitar possíveis aglomerações e todos os passageiros terão que preencher um questionário pela internet sobre seu estado de saúde, para que não ofereça riscos para os outros passageiros ou para a tripulação.

Escaneamento térmico e medidas de proteção obrigatória

As duas companhias terão estações no terminal em que a temperatura de cada passageiro será medida com um scanner térmico e pessoas que apresentarem febre ou estado febril não poderão embarcar.

Também será obrigatório a utilização de máscaras, tanto de passageiros quanto de tripulantes no terminal.

Medidas de distanciamento social

Todos os navios operarão com capacidade de ocupação reduzida e com espaços de uso comum redesenhados para poderem cumprir as normas de distanciamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), para que todas as interações dentro do navio aconteçam de forma segura.

Higienização

As regras de higiene passarão a ser bem mais rígidas, utilizando produtos com maior eficácia de tecnologia hospitalar nas áreas públicas da parte interna e externa do barco. Todas as cabines passarão por um processo de desinfecção antiviral diariamente.

Proteção a bordo

Dispensadores de sabonetes e desinfetantes serão disponibilizados em todas as áreas do navio e máscaras serão disponibilizadas caso o passageiro necessite. Em excursões e passeios, os ônibus e os barcos serão higienizados após cada uso e também funcionarão com capacidade reduzida para que o distanciamento funcione. O uso obrigatório de máscaras funcionará para tripulantes e passageiros.

Isolamento a bordo

Qualquer hóspede que apresentar febre será isolado em sua cabine, assim como todos que tiveram contato com ele ou faça parte da mesma família e a assistência médica disponibilizada no navio será reforçada com especialistas aptos e atualizados sobre protocolos e normas para combater o novo coronavírus.

Fonte: IG Turismo

Continue lendo

Turismo

4 viagens internacionais para colocar no roteiro pós-pandemia

Publicado


source

Para os turistas de plantão, que já estão planejando as próximas viagens internacionais que vão fazer, o iG Turismo trouxe dicas da Gisella Depiné Poffo e do Fernando De Borthole, do canal Sonho e Destino no YouTube, sobre dicas de viagens tranquilas para fazer na Europa e no Canadá.

Eles indicaram alguns destinos sem muita aglomeração, com passeios ao ar livre tanto para o verão quanto pra o inverno.

Interior de Portugal – Lousã, Arouca, cidade de Ericeira

ericeira
Divulgação

Ericeira é uma cidade pequena e litorânea em Portugal, perfeita para recarregar as energias


As cidades do interior de Portugal são ideais para quem busca viagens tranquilas e com muitas opções de programas ao ar livre, como As Aldeias de Xisto em Lousã, os Passadiços de Paiva em Arouca e as praias de Ericeira.

Interior da República Tcheca – Brno, Valtice, Lednice

brno
Divulgação

Brno é uma das maiores cidades da República Tcheca, oferecendo diversos pontos turísticos como museus e matedrais

O interior da República Tcheca é repleto de cidades pequenas com pontos turísticos curiosos e são ótimos lugares para quem gosta de um friozinho. Em Brno, a segunda maior cidade do país os turistas podem visitar catedrais, mercados e castelos. Já Valtice é a cidade ideal para os apreciadores de um bom vinho, conhecida por seus diversos vinhedos. Lednice é onde está localizado os castelos mais famosos do país, diversos palácios enormes com jardins incríveis para conhecer.

Toronto, Canadá

toronto
Divulgação

Opte por conhecer Toronto no inverno, assim aproveitando para conhecer os principais pontos turísticos e também as atrações que só existem no inverno

Toronto é uma cidade muito visada no verão, mas no inverno, além de ficar mais tranquila oferece diversas opções de passeios únicos. Para os viajantes que curtem neve, tomar um chocolate quente e passear no gelo, ir para Toronto nos meses mais frios é uma ótima pedida.

Montanhas Rochosas, Canadá

montanhas rochosas
Divulgação

Escolha entre um carro e um motorhome e passe dias descobrindo as vistas incríveis nos arredores das Montanhas Rochosas do Canadá

Uma viagem para ser feita dentro de um carro ou um motorhome, fazendo paradas para apreciar a vista e passar a noite. Existem diversas opções de campings pelo caminho, mas para quem preferir hotel, tem também. As cidades mais visitadas pelos turistas que vão conhecer as montanhas são Calgary, Banff, Field e Jasper. Viagem incrível para quem aprecia sossego, lagos, cachoeiras e paisagens paradisíacas.

Fonte: IG Turismo

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana