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Conheça o Ford Puma, o pequeno modelo que inspirou o EcoSport

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Ford Puma era um pequeno esportivo fabricado na Alemanha, com motor 1.7 16V, de 123 cv, feito pela Yamaha
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Ford Puma era um pequeno esportivo fabricado na Alemanha, com motor 1.7 16V, de 123 cv, feito pela Yamaha

Puma, nome do felino que remete à agilidade. Nos anos 60 e 70, foi usado em um pequeno esportivo brasileiro fabricado fora-de-série. Duas décadas depois, a Ford batizou, com esse nome, um outro modelo derivado do Fiesta.

Lançado na Europa, o Puma acabou inspirando o EcoSport , o veículo da Ford de maior sucesso na história da marca no Brasil. Mas, este usou um design mais característico de um SUV.

O Puma foi lançado no mercado europeu entre 1997 e durou apenas até 2002. Era produzido na Alemanha com motores desenvolvidos pela Yamaha . Feito na Bahia, no nordeste brasileiro, o EcoSport foi lançado em 2003 e popularizou o SUV no nosso País, com mais de 1,2 milhão de unidades vendidas.

O EcoSport também nasceu do Fiesta, mas adotou um design de um SUV
Divulgação

O EcoSport também nasceu do Fiesta, mas adotou um design de um SUV

Ambos os veículos adotaram toda a estrutura do pequeno Fiesta e as tendências de estilo “New Edge Design”,  que marcaram os veículos da empresa nos anos 2000. Mas, o Puma ficou com aparência musculosa, com uma traseira grande, para-lamas largos e rodas de 17 polegadas de diâmetro. 

Interessante que, primeiramente, a Ford cogitou lançar o Puma no Brasil. Tanto é que levou jornalistas brasileiros para um test-drive pelas belas cidades da Catalunha (Espanha), saindo de Cardona até o país autônomo de Andorra, na Cordilheira dos Pirineus.

O Ford Puma renasceu na Europa como opção ao EcoSport naquele continente
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O Ford Puma renasceu na Europa como opção ao EcoSport naquele continente

Mas, o Ford Puma no nosso mercado enfrentaria o direito de propriedade do nome no Brasil. Além disso, a montadora já tinha planos de apresentar um SUV urbano com o nome EcoSport, remetendo mais à sustentabilidade e à esportividade.

O EcoSport chegou a ser vendido na Europa, mas não agradou. O Puma, então, ressurgiu em 2019, muito mais moderno e com motor de três cilindros, turbo, além de uma versão híbrida . Bem, essa história mostra que os pequenos esportivos sempre tiveram momentos de glória  no mundo do automóvel. 

O Puma brasileiro foi um carro do sonho criado  Rino Malzoni, aficcionado pelo automobilismo
Renato Bellote/iG

O Puma brasileiro foi um carro do sonho criado Rino Malzoni, aficcionado pelo automobilismo

Por aqui, vale lembrar, que o Puma GT foi criado pelo construtor ítalo-brasileiro, Rino Malzoni. O primeiro automóvel esportivo de uma série de modelos surgiu nos anos 60. Sem dúvida, um carro dos sonhos até hoje disputado por colecionadores. Bons tempos, quando fabricantes locais ousavam em produzir veículos.

Fonte: IG CARROS

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Vibra investe em rede de carregadores elétricos em postos Petrobras

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Primeiro carregador de carga rápida fica no km 82 da Dutra, em Roseira (SP), sentido Rio de Janeiro
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Primeiro carregador de carga rápida fica no km 82 da Dutra, em Roseira (SP), sentido Rio de Janeiro

A Vibra é responsável por postos da Petrobras e está iniciando um forte investimento no setor de energia elétrica e irá instalar 70 eletropostos até 2023.

Com a instalação de carregadores elétricos , a Vibra diversifica sua gama de investimentos e reforça seu compromisso com a transição energética no Brasil, ao oferecer mais alternativas de energia para seus clientes.

O primeiro posto de combustíveis da Petrobras a receber um carregador elétrico ultrarrápido da Vibra é o posto Arco-Íris Roseira, localizado no km 82 da Rodovia Presidente Dutra, em Roseira (SP), na pista sentido Rio de Janeiro.

O carregador terá os padrões mais comuns em carros elétricos no Brasil que são o Tipo 2 Europeu, CCS-2 e CHAdeMO. A saída máxima é de 150 kW em recargas de corrente contínua, em corrente alternada é de 43 kWh.

Isso significa que dependendo do veículo uma carga de 0 a 80% das baterias em cerca de 20 minutos, e em alguns carros, é o suficiente para chegar ao Rio de Janeiro.

“A escolha de priorizar nossa atuação em postos rodoviários é porque identificamos que hoje a maior dificuldade dos usuários de veículos elétricos está relacionada à falta de infraestrutura de recarga fora dos centros urbanos, o que compromete a experiência do usuário em de longas distâncias”,  afirma Wilson Ferreira Junior, presidente da Vibra.

O plano da Vibra prevê a criação de um corredor elétrico que conectará mais de 7 estados brasileiros até 2023, ligando toda a região Sul e Sudeste do país, à Brasília.

Eletroposto Vibra começa uma nora era da história da Petrobras, com aposta na mobilidade elétrica
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Eletroposto Vibra começa uma nora era da história da Petrobras, com aposta na mobilidade elétrica

Outro objetivo da empresa é disponibilizar o serviço de recarga de veículos elétricos em 25% da sua rede de postos até 2030. O projeto inclui também soluções de recarga em locais públicos como estacionamentos, pontos comerciais, shoppings e condomínios, por meio da parceria com a EZVolt.

O objetivo da Vibra é ser o principal provedor de soluções de recarga e suprimento de energia do Brasil, por meio de uma rede de recarga pública robusta, disponível e conectada.

O processo de eletrificação da rede postos ganhou corpo com o aporte feito pela Vibra na startup EZVolt , que possui a maior rede de eletropostos do Brasil e oferece uma solução completa de recarga para veículos elétricos , com instalação, operação e manutenção dos equipamentos, além de ferramentas de gestão para os proprietários de redes privadas. Neste momento as recargas serão gratuitas e os carregadores elétricos da Vibra nos postos Petrobras estarão integrados com o app do programa de relacionamento da rede Petrobras, o Premmia e cada recarga dará 10 vezes mais pontos no programa.

Em nota, a Vibra anunciou que no futuro o aplicativo do Premmia irá permitir o pagamento da recarga e a programação de quando será necessário realizar outra recarga, baseado no trajeto que o motorista deseja fazer.

Fonte: IG CARROS

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Ford inicia exportação de tecnologias desenvolvidas no Brasil

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Centro de desenvolvimento da Ford é incorporado para desenvolver tecnologias mundiais
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Centro de desenvolvimento da Ford é incorporado para desenvolver tecnologias mundiais

O Centro de Desenvolvimento da Ford do Brasil anuncia a sua consolidação como exportadora de projetos para filiais da marca, no mundo. Com 1500 funcionários na sede, que fica em Camaçari (Bahia), os principais focos são a mobilidade, eletrificação, conectividade automotiva e automação de veículos. A previsão é a geração de uma receita de R$ 500 milhões em 2022.

O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil é um dos nove da empresa no mundo e está entre os maiores e mais completos do Hemisfério Sul. Nos últimos meses, as demandas por serviço cresceram em volume e complexidade e, atualmente, 85% do trabalho é focado em projetos globais.

Entre os projetos, a fabricante destaca a criação de elementos visuais para a divisão de carros de luxo americana, Lincoln. Além disso, o time brasileiro foca na implementação de tecnologias eletrificadas em modelos para o mercado global, bem como o desenvolvimento das futuras gerações do sistema de multimídia da Ford.

Os projetos de eletrificação e automação, desenvolvidos no Brasil, poderão ser oferecidos no mercado nacional
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Os projetos de eletrificação e automação, desenvolvidos no Brasil, poderão ser oferecidos no mercado nacional

O time brasileiro também é responsável pela criação e pelo aprimoramento de um terço das funcionalidades embarcadas nos veículos Ford ao redor do mundo, a exemplo do “One Pedal Drive” do Mustang Mach-E – que permite dirigir usando apenas o acelerador, sem acionar o pedal do freio – e da “Zone Lighting”, que controla as luzes externas da F-150 , inclusive da Lightning, sua versão elétrica.

No desenvolvimento dos veículos autônomos , os brasileiros trabalham para adequar a carroceria para posicionamento de sensores, radares e câmeras e seus sistemas de limpeza, com a devida padronização. Quanto à conectividade, desenvolvem softwares, com destaque para a conclusão do sistema de conectividade e monitoramento para a Ford Transit .

A Ford Brasil também investe em pesquisa, com mais de 70 patentes globais conquistadas. Em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Bahia, são, ao todo, mais de 200 profissionais distribuídos em 17 estados brasileiros. Atuam em 120 projetos, a maioria voltada à conectividade, inteligência artificial e big data .

Mas a Ford ainda não confirmou a chegada de nenhum modelo eletrificado no Brasil. A reportagem de iG Carros questionou sobre o Mustang Mach-E  e a picape F-150 Lighting , mas a fabricante nos disse apenas que a chegada de ambos está em estudo e que ainda não há nada definido sobre o início das vendas no país.

Fonte: IG CARROS

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