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Conheça o EQC 4×4², veículo elétrico off-road da Mercedes-Benz

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Mercedes-Benz EQC 4x4²
Divulgação

O novo SUV off-road EQC 4×4² é o futuro veículo robusto com tecnologia totalmente eletrificada da linha Mercedes-Benz


A Mercedes-Benz está cada vez mais empenhada em investir em veículos elétricos de luxo em vários segmentos de mercado. Agora, a montadora alemã apresentou um modelo-conceito de aventura: o novo SUV off-road EQC 4×4², futuro veículo robusto com tecnologia totalmente eletrificada.


“O nosso objetivo é combinar modernidade e sustentabilidade com apelo emocional. O EQC 4×4² visa trazer mobilidade sustentável para atividades de lazer agradável”, afirma a empresa. “Este conceito destina-se a um estudo de dirigibilidade da e-mobilidade da Mercedes-Benz que busca a liderança também neste segmento de veículo”.

O modelo 4×4² foi desenvolvido pela montadora a partir do também SUV elétrico EQC 400 4MATIC já existente e que foi modificado para atender às características de um legítimo off-road. Ele é duas vezes mais alto que o EQC de produção. Ambos são originários do modelo convencional GLC.


Para dirigir no modo fora-de estrada, o conceito da Mercedes-Benz tem freio direcional para realizar curvas com alto torque adequando-se ao terreno. Os seus pneus no tamanho 285/50 R 20 proporcionam melhores padrões de segurança em situações radicais de uso na terra, no barro e na areia, além de dirigibilidade em áreas alagadiças. Tem 29,3 cm de altura em relação ao solo e é capaz de rodar combinando potência de 21,3 a 20,2 kWh a cada 100 quilômetros, com zero emissão de CO2.

Outro destaque do EQC 4×4² é a sua proposta sonora, trazendo sons da própria paisagem para dentro do carro, de acordo com a Mercedes-Benz. Parâmetros como a posição do pedal do acelerador, velocidade ou taxa de recuperação de energia do carro são processados por algoritmos e transmitidos em tempo real pelos alto-falantes no interior do veículo.

A aparência visual é impressionante complementada pelo carro filmado na cor cinza metálico fosco e pelos faróis e rodas na tonalidade preta, como mostra a sequência de imagens.

Por enquanto o SUV revelado é concentual e não está à venda. No entanto, o modelo deverá entrar em produção num futuro breve para acompanhar a nova tendência de veículos aventureiros elétricos que serão lançados até 2021 como o GM Hummer EV e o novato SUV R1S da startup Reviam.

Fonte: IG CARROS

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KFC lança serviço de food trucks autônomos na China

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carro autônomo
Reprodução/Twitter

Carros autônomos produzidos pela chinesa Neolix estão vendendo comida para a rede de restaurantes KFC


Embora os carros 100% autônomos ainda estejam distantes de dominarem as vias públicas, os primeiros veículos sem motorista já começam a ser empregados em atividades comerciais, fora do ambiente de testes. Um exemplo são os food trucks que a Yum Brands, empresa que é dona da marca de restaurantes KFC, começou a empregar na cidade de Xangai (China).


Em outubro, a revista Forbes havia anunciado um acordo entre a Yum Brands e a startup chinesa de carros autônomos Neolix para oferecer esse serviço de food trucks sem motorista. A adoção da novidade, que acabou viralizando após ser compartilhada por usuários da rede social Twitter , foi impulsionada no país asiático por conta da pandemia do novo coronavírus, que acelerou a busca de soluções que reduzam ou dispensem o contato entre pessoas.

Todo o processo de compra é automatizado. O pedido é feito no próprio carro, mas o pagamento é efetuado no smartphone do cliente. Confirmada a compra, a porta é liberada para a retirada da encomenda. Para evitar que o veículo tenha que se locomover até uma estação de recarga, as baterias do carro podem ser facilmente substituídas.


Chamado de X3 pela Neolix, foi projetado inicialmente para operar como um veículo de transporte de mercadorias, para a entrega de alimentos ou até como uma vending machine com rodas.

O próprio fabricante destaca que o X3 é equipado com uma carroceria do tipo modular, que permite trocar facilmente o tipo de baú instalado. Algo que tem se mostrado comum em propostas de carros autônomos e que permite que o carrinho seja empregado, com poucas modificações, como veículo de vigilância ou até na desinfecção de ruas, como acabou utilizado pelo governo chinês nos meses iniciais da pandemia.

Fonte: IG CARROS

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Comum, adtitivado ou premium: saiba quando é melhor usar cada combustível

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combustível
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Eficiência energética está na ordem do dia, mas ainda existem alguns modelos com consumo acima do ideal


Parou no posto e não sabe qual será a vantagem de abastecer o seu carro com o etanol aditivado? Ou não sabe se vale a pena usar a gasolina premium? A reportagem do IG Carros buscou a Raízen, que distribuiu combustíveis sob a marca Shell no Brasil, para tirar as dúvidas relativas ao tema.


A gasolina comum pode ser utilizada em qualquer carro ou moto e obrigatoriamente conta com 27% de etanol em sua composição e um índice de 92 octanas RON. De acordo com Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, o combustível vegetal funciona como um antidetonante, permitindo que a gasolina entre em combustão no momento ideal, ajudando a melhorar o desempenho do veículo. Outra vantagem está na questão ambiental, com a redução na produção de monóxido de carbono.

Já a gasolina aditivada é a gasolina comum que recebeu aditivos que ajudam a remover os resíduos da linha de combustível e dos componentes do sistema de alimentação do motor. Diferente do que se acredita, o uso da gasolina aditivada não traz impacto em termos de aumento de potência no motor. Esse ganho em desempenho acontece por conta do uso constante, ao permitir que o propulsor preserve as características originais por mais tempo.

Esse ganho real acontece ao utilizar as chamadas gasolinas premium , que tem no mínimo 97 octanas RON e um percentual de etanol de 25%. Mesmo assim, essa melhora no desempenho é notada em carros e motos esportivos. “Motores de baixa cilindrada ou flex podem ser abastecidos com combustível de alta octanagem. O diferencial de performance, porém, é mais perceptível em veículos com motores de alto desempenho”, avisa Pose.

Etanol

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Pode parecer difícil identificar qual gasolina é adulterada, mas há dicas de como, além dos cuidados se a moto já foi afetada


O etanol hidratado encontrado nos postos de combustíveis tem cerca de 4,5% de água em sua composição e octanagem 110 RON. Mas como tem um poder calorífero 30% menor que o da gasolina, o motor precisa de mais combustível para que a combustão aconteça, aumentando o consumo de combustível. Na comparação com a derivado do petróleo, é um combustível mais “limpo”, emitindo menos C0² e ajudando a reduzir a formação de resíduos.

Algumas distribuidoras de combustíveis oferecem ainda o etanol aditivado. De acordo com Pose, a função do etanol aditivado é basicamente a mesma da gasolina aditivada. “A sujeira acumulada nas válvulas de admissão e nos bicos injetores não é exclusivamente culpa do combustível. O lubrificante que circula no motor é um dos principais responsáveis por esses resíduos. Por isso, o mais indicado para motoristas de veículos flex que preferem etanol é abastecer com a versão aditivada”, destaca.

Fonte: IG CARROS

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