conecte-se conosco


Mulher

Conheça as vencedoras do prêmio  Mulheres na Ciência 2021

Publicado


source
Prêmio mulheres cientistas
Reprodução/Divulgação

Prêmio mulheres cientistas



No último ano, a ciência teve um papel protagonista no contexto da pandemia da COVID-19 e as mulheres estiveram na linha de frente . A área ganhou ainda mais reconhecimento e vem desempenhando papel-chave na solução de diferentes desafios do mundo. 

Há 16 anos a L’Oréal Brasil, em parceria com a UNESCO no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), promovem o programa “Para Mulheres na Ciência”, com o objetivo de transformar o cenário científico, contribuindo para o equilíbrio de gêneros na área.



Modelos estatísticos para acompanhar a pandemia do novo coronavírus, estudo das mudanças climáticas, restauração do bioma e conexão entre a saúde do meio ambiente, dos animais e dos seres humanos, são alguns objetivos dos trabalhos vencedores da edição 2021.  

Para apoiar jovens mulheres cientistas a darem prosseguimento aos seus estudos, o programa “Para Mulheres na Ciência” contempla sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática com uma bolsa-auxílio de R$50 mil.

É o caso da Lílian Silva Catenacci, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em seu trabalho de campo, ela já percorreu diversas regiões do Brasil para fazer pesquisas com a abordagem da saúde única. Sua premissa é simples e certeira: pensar a saúde humana, animal e do ambiente de forma conectada. “Não dá para separar uma coisa da outra”, declara Lilian. 

Também premiada na categoria Ciências da Vida, a bióloga e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Letícia Couto Garcia, estuda como restaurar o bioma do Pantanal, levando em consideração sua importância ambiental e econômica. Equilibrar as demandas da sociedade e a conservação dos ecossistemas é a especialidade da cientista, que trabalha com a restauração do Pantanal e seu entorno.

“O Pantanal é, por definição, bem adaptado ao fogo. Mas, nos últimos anos, observamos uma intensificação perigosa das queimadas. Cerca de 43% das áreas que queimaram no Pantanal em 2020 não queimavam há 20 anos”, explica Letícia, mencionando resultado de estudo recentemente publicado com seus colaboradores.

Vigilância de vírus como dengue, zika, chikungunya e febre amarela é o mote da laureada Marta Giovanetti, também na categoria Ciências da Vida. De acordo com Marta, para aprimorar a atenção à saúde pública, é fundamental entender a dinâmica de disseminação dos vírus causadores dessas doenças. Uma ferramenta preciosa nessa tarefa é a vigilância genômica, foco da pesquisa da virologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Leia Também

“A vigilância genômica e o monitoramento de agentes patogênicos circulantes são fundamentais também para a predição de futuros surtos e epidemias ainda em estágio inicial e, dessa forma, podem auxiliar também no controle de doenças infecciosas emergentes”, ressalta Marta.

Leia Também

A ecóloga Thaísa Sala Michelan, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi reconhecida na categoria Ciências da Vida pelo estudo das plantas aquáticas da Amazônia, em especial aquelas presentes no estado do Pará.

Desde 2017, ela estuda a biodiversidade local e, agora, prepara-se para o desafio de percorrer riachos, brejos e lagos do estado para identificar as espécies presentes em cada região e entender como as atividades humanas, como a agricultura e a pecuária, impactam a ocorrência dessas plantas, que são fundamentais para o ambiente que ocupam. “As plantas aquáticas dão estrutura e abrigo para diferentes espécies. Por exemplo, servem de berçário para alevinos (filhotes de peixes), inclusive alguns que usamos na nossa alimentação”, explica.

Já na categoria Ciências Químicas, Ana Cecília Albergaria-Barbosa, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), investiga a presença de poluentes na Antártica. Antes da pandemia da Covid-19, ela viajou por cerca de dois meses à Antártica para coletar amostras de sedimentos e materiais que ficam suspensos na água.

De volta ao seu laboratório em Salvador, ela vai analisar as amostras em busca de três tipos diferentes de poluentes: hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, poluentes orgânicos persistentes e contaminantes emergentes. “Todas essas substâncias podem chegar até a Antártica por alguns caminhos diferentes”, explica Ana Cecília. “Uma possibilidade é chegar por via atmosférica. Compostos voláteis usados em regiões tropicais, de clima quente, atingem camadas bem altas da atmosfera, viajam pelo planeta e, depois, se depositam em lugares mais frios, como a Antártica.

Outra forma pela qual os poluentes se espalham é por meio de animais marinhos, como baleias e aves, que migram de regiões tropicais para os polos. E, no caso dos hidrocarbonetos, a poluição pode acontecer de forma local, com o uso de combustíveis fósseis em navios que vão à Antártica e estações de pesquisa que usam diesel para gerar energia”, completa.

Vencedora na categoria Ciências Matemáticas, Fernanda De Bastiani, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), concentrou parte de suas pesquisas de matemática e estatística em torno da emergência de saúde pública enfrentada pelo mundo e, em particular, pelo seu estado.

Seu objetivo é ajudar na compreensão da variabilidade espacial da Covid-19 em Pernambuco, observando em cada localidade o número de casos, número de mortes, taxa de incidência e outras variáveis. “Por exemplo, podemos avaliar a taxa de letalidade da doença e tentar associar isso a índices socioeconômicos. Ou podemos descobrir que os municípios mais populosos não necessariamente têm maior incidência de Covid-19, e aí vamos investigar por que algumas regiões têm mais casos do que outras”, especula.

No Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas-SP, a física Ingrid David Barcelos ganhou reconhecimento na categoria Ciências Físicas pela pesquisa da pedra-sabão. Seu interesse é o estudo da luz dentro de estruturas muito pequenas, de apenas alguns nanômetros (um nanômetro equivale um milionésimo de milímetro).

Apesar do tamanho reduzido, as possibilidades são gigantes: a partir desse conhecimento será possível desenvolver novas tecnologias para, no futuro, melhorar a eficiência de dispositivos optoeletrônicos como chips de computadores e celulares, além de aplicações em telecomunicação. “As propriedades dos materiais – por exemplo, a forma como conduzem calor ou eletricidade – podem mudar drasticamente na nanoescala”, explica a cientista. 

Como pesquisadora negra, Ingrid conta que por vezes se sentiu intimidada por estar em um ambiente majoritariamente branco e masculino, mas teve a sorte de ser acompanhada por colegas cientistas mulheres: “seguramos na mão uma da outra e fomos trilhando juntas esse caminho”. Por conta de tudo que viveu, incluindo piadas preconceituosas da parte de quem não acreditava que a ciência era o seu lugar, Ingrid sabe da importância da representatividade feminina e negra no ambiente acadêmico. 

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Simpatias para fazer o ex voltar: aprenda rituais poderosos

Publicado


source
Simpatias para fazer o ex voltar: aprenda rituais poderosos
Redação João Bidu

Simpatias para fazer o ex voltar: aprenda rituais poderosos

As simpatias podem ser uma alternativa para quem precisa de um ‘empurrãozinho’ para fazer as coisas mudarem. Se seu relacionamento acabou e você ainda acha que vale uma nova chance, confira como fazer algumas simpatias para fazer o ex voltar e dar um novo ar para a relação!

QUER SABER O QUE VAI ROLAR NO DIA? CONFIRA O  HORÓSCOPO DE HOJE  NO SITE DO JOÃO BIDU! O ASTRÓLOGO REVELA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO.

10 simpatias para fazer o ex voltar correndo para você

1. Seu ex voltar para você

Numa noite de sexta-feira, escreva com uma caneta de qualquer cor o nome do seu ex-namorado ou ex-marido em uma folha de papel branco. Em seguida, enterre esse papel num vaso de planta que tiver em casa, direcionando os seus pensamentos para essa pessoa com quem deseja se reconciliar. Desse dia em diante, regue a planta sempre com muito carinho.

2. Para o seu amor não esquecê-la

Usando linha vermelha, costure uma calcinha sua em uma cueca dele, borrifando sobre elas o seu perfume preferido. Guarde em sua gaveta de peças íntimas, onde ninguém mexa. Sempre que acontecer um fato feliz entre você e seu amado, lave as peças costuradas e faça um último enxágue com água misturada a uma pitada de açúcar. Coloque as peças para secar ao sol e guarde no mesmo local onde estavam antes.

3. Fazer o ex voltar

Para voltar com seu ex-namorado, repita: “Credo santo, credo forte, credo da vida, credo da morte, (diga o nome da pessoa), comigo você não pode. Esteja preso embaixo do meu pé esquerdo (repita mais três vezes o nome do seu amor), 1, 2, 3”. Bata o pé três vezes no chão e reze um Pai-Nosso.

4. Reconquistar o ex

Coloque um papelzinho com o nome do seu amado escrito e três colheres (sopa) de açúcar em um copo novo. Acrescente água até a metade do copo. Coloque em um lugar mais alto do que a sua cabeça e acenda uma vela branca, em um pires, ao lado do copo. Tenha cuidado para não deixar a vela cair. Ofereça ao seu anjo da guarda e ao anjo do seu ex-namorado, rezando uma Ave-Maria. No dia seguinte, jogue tudo no lixo, inclusive o copo e o pires. 

5. Ter de volta o seu amor

Acorde cedo, encoste um copo novo de vidro em sua boca e diga, três vezes, dentro dele o nome do seu ex-namorado. Guarde o copo de boca pra baixo durante cinco dias. Lave o copo no sexto dia e guarde novamente. Quando a pessoa amada vier falar com você, sirva uma bebida para ela no copo. Não deixe de rezar um Pai-Nosso para Santo Antônio todas as noites até conseguir o que deseja.

6. Reconquistar amor antigo

Desenhe em uma folha de papel o número de corações correspondentes à sua idade (por exemplo, se você tem 18 anos, faça 18 corações). Em seguida, acenda uma vela sobre um pires, pedindo para que o seu anjo da guarda traga o seu ex-amor de volta. Espere a vela chegar ao fim e jogue os restos no lixo. O pires pode ser reutilizado, depois de lavado. Guarde o desenho na sua gaveta de calcinhas, até conseguir realizar o seu desejo. Depois, jogue no lixo.

7. Reconquistar paixão

Leia Também

No dia em que você se encontrar com ele, ao chegar em casa, coloque em um litro de água fervente sete folhas de malva, sete pétalas de girassol, sete pétalas de rosas vermelhas, sete gotas de mel e um pouco de açúcar. Deixe a mistura descansar por alguns minutos e coe. Enquanto espera a água esfriar, faça uma prece para Santo Antônio, dizendo: “Que esse amor volte para mim, assim como o vento sempre volta a soprar”. Depois, despeje a água no seu corpo, do pescoço para baixo, principalmente na região do ventre. Pegue os restos do banho, coloque em um saquinho e deixe debaixo do seu travesseiro com a foto do seu amor por três dias. Depois jogue o saquinho no lixo e guarde a foto.

8. Para voltar com antigo amor

Acenda uma vela vermelha, sobre um pires, ao lado de uma imagem de Santo Antônio. Espere queimar até a metade e diga: “Santo Antônio casamenteiro, faz-me reconquistar meu amado, pois me sinto só. Seu poder é grande e sei que posso contar com a Vossa ajuda. Assim seja!”. No dia seguinte, acenda a metade restante da vela, repita a oração e deixe queimar até o fim. Jogue os restos da vela no lixo. Lave e volte a usar o pires como de costume. 

9. Voltar com antiga paixão

Em uma noite de Lua Cheia, fique na janela de sua casa com algum objeto que tenha marcado a união de vocês e diga: “esta luz que brilha fará uma trilha que me levará até você”. Guarde o objeto em um local onde ninguém mexa e faça uma oração de sua devoção.

10. Reconciliação no amor

Para voltar com seu ex-namorado, repita: “Credo santo, credo forte, credo da vida, credo da morte, (diga o nome da pessoa), comigo você não pode. Esteja preso embaixo do meu pé esquerdo (repita mais três vezes o nome do seu amor), 1, 2, 3”. Bata o pé três vezes no chão e reze um Pai-Nosso.

Quais dessas simpatias para fazer o ex voltar você já realizou? Comente!

LEIA TAMBÉM:

  • Simpatias para esquentar o seu amor nos dias frios
  • Tarot e amor-próprio: o que as cartas nos ensinam sobre autovalor?

    Oráculo do amor: acabe com as dúvidas do coração

    noEmbed

    Fonte: IG Mulher

    Continue lendo

    Mulher

    Mapa do Amor: entenda como os astros interferem na sua vida amorosa e sexual

    Publicado


    source
    Mapa do Amor: entenda como os astros interferem na sua vida amorosa e sexual
    Redação João Bidu

    Mapa do Amor: entenda como os astros interferem na sua vida amorosa e sexual

    Quem é que nunca passou por perrengues na vida amorosa? Ao longo da vida é normal ter decepções, não conseguir conquistar aquela pessoa especial ou até mesmo ter problemas no relacionamento e na vida sexual.

    Essas situações devem ser levadas como aprendizados pra gente buscar o melhor para nossa vida pessoal. Com o Mapa Astral do Amor você consegue desvendar o que os astros revelam para você e entender como eles interferem nas áreas sentimental, amorosa e sexual.

    Assim como outros Mapas Astrais, ele se baseia na data e horário no local que nasceu. Mas o que o difere é o fato dele focar nas questões sentimentais, amorosas e sexuais, ou seja, um poderoso instrumento de autoconhecimento , direcionado para essas áreas e questões.

    QUER SABER O QUE VAI ROLAR NO DIA? CONFIRA O  HORÓSCOPO DE HOJE  NO SITE DO JOÃO BIDU! O ASTRÓLOGO REVELA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO.

    Todos os seres vivos, quando nascem, têm uma “assinatura astral”, na qual estabelecem uma relação direta sobre cada um dos aspectos da sua vida, inclusive no campo do amor. Sabe aquelas situações que insistem em acontecer? Mesmo você fazendo de tudo para evitar, elas simplesmente acontecem? Ou ainda quando está tudo bem dentro do seu relacionamento e, sem menos esperar, acontece uma reviravolta e deixa tudo de pernas para o ar? Isso pode ser explicado pela Astrologia e por sua assinatura astral.

    Para uma mente saudável é de extrema importância que consigamos aprender a lidar com problemas sentimentais e amorosos, e o Mapa Astral do Amor é justamente pensado em desvendar o que os astros reservam pra você, como uma ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

    Os astros são uma das forças mais poderosas da natureza, que interferem em cada ser vivo. Portanto, se conseguirmos estar em sincronicidade com essa força celestial, será mais fácil atingirmos nossa merecida felicidade.

    E por falar em felicidade na esfera sentimental, o sexo é um excelente termômetro neste sentido. O Mapa do Amor traz informações essenciais sobre o signo que compõe sua casa astral relativa ao amor e sexo, e a partir dele você poderá entender o que gosta e como dar prazer ao seu par.

    Leia Também

    Este Mapa é ideal para:

    • Compreender seu comportamento nas relações interpessoais
    • Trabalhar a autoestima
    • Entender como os astros influenciam na sua vida sentimental
    • Eliminar as dúvidas nos seus relacionamentos
    • Ter autoconhecimento na área afetiva e sexual
    • Compreender as próprias emoções e as reações diante das emoções alheias

    Se interessou? Que tal adquirir o seu prórpio Mapa Astral do Amor? É só clicar  aqui !

    LEIA TAMBÉM:

  • Oráculo do amor: acabe com as dúvidas do coração
  • Tarot e amor-próprio: o que as cartas nos ensinam sobre autovalor?

    Simpatias para esquentar o seu amor nos dias frios

    Fonte: IG Mulher

    Continue lendo

    Política MT

    Policial

    Mato Grosso

    Esportes

    Entretenimento

    Mais Lidas da Semana