conecte-se conosco


Mulher

Conheça a história por trás de 7 superstições famosas

Publicado


source

João Bidu

undefined
Larissa Silva

Conheça a história por trás de 7 superstições famosas

Em algum momento da sua vida você deve ter ouvido que dá azar quebrar um espelho ou passar debaixo de uma escada. Também existe a crença que não pode deixar o chinelo virado, não é? Essas histórias são superstições que são passadas de geração em geração, porém são tão antigas que a origem delas são pouco conhecidas. É por isso que selecionamos as superstições mais famosas para relatar a história por trás de cada!

Conheça a história por trás de 7 superstições famosas

Quebrar espelho traz má sorte

Na Antiguidade, havia uma prática que era muito utilizada para adivinhação, conhecida por Catoptromancia. Nesse método de adivinhação são utilizados espelhos e, por isso, quando um quebrava era sinal que infortúnios estavam próximos. Como nada dura para sempre (muito menos a má sorte), os romanos acreditavam que após sete anos essa onda de infortúnios acabaria por completo. 

Não é bom passar debaixo da escada

Quando uma escada está aberta, ela forma um triângulo. Esse formato é considerado símbolo da Santíssima Trindade. Por essa razão, ao passar debaixo de uma escada, você estará passando pelo centro da Santíssima Trindade. Acredita-se que a atitude seja ruim, e até mesmo um pecado, porque transmite a ideia de afronta ao Pai, Filho e Espírito Santo. 

Orelha queimando ou vermelha é sinal de que há alguém falando mal de você

Relacionar a orelha vermelha com a maldade de alguém começou na Idade Média, por meio de um mito. Na época, sentir as orelhas queimando era um sinal que não apenas alguém estava falando algo ruim sobre você, mas que seu corpo estava sendo afetado por um feitiço. Para identificar o responsável, as pessoas lambiam a ponta do dedo e colocavam na bochecha. Em seguida, repetiam o nome de cada pessoa que podia ser responsável pelo feitiço. Se a orelha parava de queimar, significava que o nome do culpado tinha sido pronunciado.

Jogar um pouco de sal sobre o ombro esquerdo traz boa sorte

No episódio chamado “Todo Mundo Odeia Superstição” da série estadunidense Todo Mundo Odeia o Chris ( Everybody Hates Chris ), a Rochelle, mãe de Chris, derruba sal na mesa, então, para bloquear a má sorte, ela pega um pouco de sal e joga sobre o ombro. A superstição sobre derrubar sal tem a ver com o período em que não havia geladeiras. A carne e outros alimentos eram preservados com a utilização do sal, por isso o mineral era muito caro. Para evitar o desperdício do bem valioso, foi criada essa história que derrubar sal dá azar. Já a superstição de jogar sal sobre o ombro tem origem na cultura dos turcos. O povo acreditava que as situações negativas eram causadas por um ser que mora no nosso ombro, especificamente no esquerdo. Jogar um pouco de sal sobre o ombro, então, é uma forma de cegar esse ser para não ocorrer nenhuma desgraça.

Deixar o chinelo virado para baixo pode causar a morte da mãe

A superstição surgiu como uma maneira de evitar sujeira. Tudo começou nos anos 60, quando havia muitas casas que não tinham pisos no chão. O chinelo era muito usado para impedir que os pés ficassem sujos por causa do chão sem proteção. Contudo, deixar o chinelo virado para baixo sujava o calçado que, consequentemente, acarretava a mesma situação para os pés. Para evitar esse problema, criaram a história de que deixar o chinelo virado pode causar a morte da mãe para ensinar as crianças a maneira certa de guardar os calçados.

Dá azar ver a noiva antes do casamento

Acredita-se que essa superstição tem a ver com o período em que a grande maioria dos casamentos não era por amor, mas por causa de acordos comerciais entre as famílias. Como o casal só se conhecia após o casamento, a família da noiva a escondia para evitar a terrível situação de o noivo ver a companheira antes do matrimônio, não gostar dela e fugir – prejudicando assim todos os acordos comerciais.

LEIA TAMBÉM:

Horas mágicas: conheça os momentos poderosos do dia

Fases da Lua: Saiba como aproveitar cada uma delas

Descubra quem você é de acordo com o Zodíaco Árabe!

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 14 de maio de 2021

Publicado


source
Mandala
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia auxilia nas decisões que merecem ser tomadas


ÁRIES 

Conte com mais capacidade de promover o entendimento. Marte segue em harmonia com Urano e favorece as libertações. Continue também a eliminar o que já não faz mais sentido e não condiz com sua consciência. Bom período para limpezas, desintoxicações, terapias, cuidados com o corpo, práticas de cura e tudo o que possa colaborar para a renovação das energias. A Lua ingressa no intimista signo de Câncer no período da tarde, favorecendo também o cuidado com as emoções, o lar e as relações de afeto.


TOURO  

Importantes acontecimentos vem para trazer compreensões e vislumbres de tudo o que deve ser transformado e deixado para trás. Marte e Urano continuam inspirando uma verdadeira revolução em sua vida. Aproveite essa energia que o impele para novos aprendizados e libertações. Você pode assimilar novas tecnologias para ampliar seus rendimentos. A Lua ingressa em Câncer no período da noite, favorecendo um clima mais intimista. Você pode também cuidar de si com carinho e dar mais atenção a quem ama. 

GÊMEOS 

A Lua segue fora de curso em seu signo: bom pra desacelerar a mente e dar continuidade aos projetos, com pensamentos mais objetivos. Hoje não é um bom dia para grandes decisões, melhor aguardar um pouco. No período da noite a Lua ingressa em Câncer e se combina com Júpiter. Aí sim, conte com mais inspiração. Aproveite para aprender algo novo, renovar a fé, expressar ideias e sentimentos. Dá gosto passar mais tempo com familiares e pessoas queridas, contar histórias e relembrar o passado. 

CÂNCER

Hoje a Lua segue fora de curso, é melhor dar continuidade ao que já foi iniciado, ao invés de investir em lançamentos. O cuidado deve ser com a preguiça, as exigências, os desejos infantis. É melhor cultivar gratidão e não exagerar nas reclamações. A Lua em seu signo no período da noite, você fica mais sensível, intimista e caseiro. Período para oferecer e receber carinho, para estar em contato com pessoas queridas, com tudo o que lhe é mais caro e importante. Boas conversas continuam favorecidas.

LEÃO  

Cuidado com atitudes imprudentes, impulsivas e rebeldes. A agressividade deve ser controlada para não trazer prejuízos. Com a harmonia de Marte e Urano, você pode agir com mais autonomia. Mas procure também cultivar uma atitude mais receptiva, com mais tolerância e sensibilidade. Continue a investir em diálogos esclarecedores, leituras, estudos e qualquer atividade ligada à comunicação. No período da noite a Lua ingressa em Câncer: dá mais vontade de desfrutar bons momentos com a família. 

VIRGEM 

Você viu?

É importante perceber quais discussões são realmente produtivas. Hoje a Lua segue fora de curso, indicando um período de indefinições. Melhor pesquisar bem antes de bater o martelo em decisões importantes. Procure ver o que pode ser preservado e o que deve ser deixado para trás, em nome do amor por si mesmo e por suas relações afetivas e familiares. Mesmo assim, Mercúrio segue em Gêmeos e se combina com Saturno para favorecer o entendimento, favorecendo diálogos produtivos e contatos profissionais.

LIBRA 

Vivemos um período de profundas mudanças, quando as sombras ficam mais evidentes, as máscaras caem e joguinhos de manipulação já não fazem mais sentido. Quem se recusa a olhar para si mesmo, em algum momento pode viver uma crise. Aproveite para investir em iniciativas que promovam transformação e renovação. Conte com mais força de vontade e mais poder para eliminar o que já não faz sentido em sua vida. Siga sua intuição e sua consciência. O caminho pode ser por amor e não pela dor.

ESCORPIÃO 

Você vê a si mesmo através dos relacionamentos, como num espelho. Com Sol e Urano no signo oposto, desequilíbrios e controle nas parcerias ficam mais evidentes para que sejam corrigidos. É importante ouvir mais, ceder, dar atenção para as pessoas que ama. Mais importante ainda é amar a si mesmo. Vale também fazer algo do seu agrado. Mas durante o dia a Lua segue fora de curso: atenção para evitar grandes gastos, você pode errar no julgamento e se arrepender depois. Prefira os programas mais simples.

SAGITÁRIO 

A preferência vai para os assuntos com os quais já tem mais familiaridade, para o contato com as pessoas mais íntimas e queridas. Saturno combina forças com Mercúrio: fica mais fácil compreender o que deve ser feito para que possa avançar. Bom momento também para buscar maiores compreensões acerca de si mesmo, de seu comportamento e de suas emoções. A Lua ingressa em Câncer no período da noite, você pode tornar seu cantinho um lugar mais confortável, agradável e acolhedor. Preencha-o com seu amor e dedicação. 

CAPRICÓRNIO

Continue a investir em terapias, estudos e tudo o que possa ampliar a consciência acerca de si mesmo. Plutão continua em seu signo, indicando que os últimos anos têm sido transformadores! Você pode avançar com mais profundidade. Com a combinação de Saturno e Mercúrio, a troca de informações, os estudos e novos aprendizados são muito bem vindos. Mas cuidado com críticas e carências. Marte e Urano pedem respeito à liberdade e à individualidade. Lembre-se de que amor e prosperidade devem ser cultivados conscientemente.

AQUÁRIO 

Você pode promover mudanças práticas, novos aprendizados podem expandir seus rendimentos. É importante reconhecer as mudanças que deve efetuar com consciência. Introduzir as mudanças aos poucos, com critério, planejamento e sabedoria. Marte e Urano seguem harmonia, inspirando novidades na sua economia. Entre na onda das adaptações tecnológicas! Procure também estar cada vez mais aberto e generoso, pronto para dar e receber amor. Desta forma consegue promover a harmonia nas relações. 

PEIXES 

Bons contatos continuam favorecidos. Aproveite o período para esclarecer dúvidas, desfazer tensões e questões confusas. É importante cultivar gratidão e valorizar o que já possui, ao invés de desejar o que não está ao seu alcance. Cuidado com queixas e insatisfações, elas podem atrair escassez.  Aproveite para ser oferecer atenção e compreender melhor os sentimentos das pessoas queridas. No período da noite a Lua ingressa em Câncer: você pode dedicar mais tempo para os cuidados com a casa e com os seus. 

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não chegam

Publicado


source

Alto Astral

A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não chegam
Reprodução: Alto Astral

A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não chegam

Quando a menstruação atrasa, o primeiro pensamento que vem a cabeça de uma mulher é, muitas vezes, gravidez. Mas, antes de acionar o modo desespero, é preciso considerar outras possibilidades, porque, ao contrário do que muitos pensam, diversos fatores podem atrasar o fluxo menstrual.

Segundo Eloisa Pinho, ginecologista e obstetra da Clínica GRU, vale lembrar que “ao longo da vida, o organismo da mulher passa por uma série de alterações hormonais, como durante a adolescência e a menopausa”. E isso, de acordo com a médica, pode levar a variações no ciclo menstrual, incluindo o tão temido atraso.

Porém, é preciso estar atenta: a menstruação atrasada também pode ser sinal de condições mais sérias. Abaixo, confira alguns dos fatores que podem causar esse problema durante o período menstrual.

Prática intensa de exercícios físicos

Diversas atletas profissionais tendem a sofrer com atraso da menstruação. “Isso porque a atividade física, quando realizada em excesso e intensivamente, pode levar a alterações hormonais, atrapalhando, assim, o ciclo menstrual normal”, afirma Pinho.

Estresse e ansiedade

Ainda de acordo com Eloisa Pinho, a irregularidade da menstruação também pode ocorrer em períodos de estresse . “Durante momentos estressantes, liberamos uma série de hormônios, como o cortisol, que podem causar alterações no ciclo hormonal regular da mulher, desorientando o organismo”, explica a médica.

Tatiana Megale, doutora pela Escola Paulista de Medicina, relata que algumas mulheres ficam tão estressadas e ansiosas, por medo de uma possível gravidez, que a menstruação acaba sendo atrasada justamente pela reação. “É normal esse atraso acontecer nesses casos, sim”, pondera Megale.

Como resultado, o ciclo menstrual pode ser interrompido e a menstruação ocorrer mais tarde ou até mesmo não acontecer.

Síndrome do Ovário Policístico

Atingindo cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva, a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) tem como um de seus principais sintomas o atraso da menstruação. “A SOP é uma desordem endócrina caracterizada pelo surgimento de cistos que interferem no processo de ovulação, impedindo que os óvulos sejam liberados e a menstruação ocorra”, explica Pinho.

Você viu?

Além disso, a obstetra afirma que outras doenças do aparelho reprodutor, como endometriose e tumores, também podem afetar a regularidade da menstruação.

Uso de métodos contraceptivos

Segundo Pinho, alguns métodos contraceptivos, como a pílula anticoncepcional e o DIU hormonal, podem fazer com que as menstruações cessem por completo; até porque interferem diretamente nos níveis hormonais, provocando enormes alterações no organismo.

Má alimentação

Uma alimentação inadequada e distúrbios alimentares também podem fazer com que a menstruação atrase. “Isso acontece porque o organismo precisa de nutrientes específicos e uma grande quantidade de energia para produzir corretamente os hormônios necessários para ovulação”, esclarece Pinho.

Caso isso não ocorra, devido a uma alimentação precária, o organismo não terá forças suficientes para realizar seu trabalho, causando, assim, o atraso.

Alterações na tireoide

Os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, também figuram entre as causas desse atraso, visto que os hormônios da tireoide influenciam diretamente o funcionamento adequado dos ovários. Quando em desequilíbrio, podem favorecer a irregularidade do ciclo menstrual.

Por fim, Pinho lembra que uma pequena variação na regularidade do ciclo menstrual é perfeitamente normal. Logo, um atraso de alguns dias não deve ser motivo de preocupação. Contudo, se a menstruação não desce há mais de três meses, é fundamental consultar seu médico ou médica. “Apenas um profissional será capaz de realizar uma avaliação e diagnosticar a causa exata do problema, indicando assim o melhor tratamento para cada caso”, finaliza.

Consultoria: Eloisa Pinho, ginecologista e obstetra pós-graduada em ultrassonografia ginecológica e obstétrica pela CETRUS; Tatiana Megale, ginecologista e obstetra com doutorado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp).

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana